A Conquista do Pão

A Conquista do Pão Piotr Kropotkin

Resenhas - A Conquista do Pão

RielReis 29/07/2023

A Conquista do Pão
Esse livro mostrou-me que não só é possível construir uma sociedade anarquista (porque anarquismo há método) como também mostrou-me a importância de socializar os meios de produção e os bens de consumo (sendo nenhum dos dois pessoais, ou seja, os anarquistas não querem socializar sua casa, seu carro ou seus discos do Djavu). Sim, é possível uma sociedade onde todas pessoas possam trabalhar menos horas e ter o que comer, o que vestir e onde morar. É disso que se trata A Conquista do Pão!

Gomezzzz0 29/11/2022

Se nós desejamos a revolução social, é certamente, em primeiro lugar, para assegurar o pão a todos, para metamorfosear esta sociedade execrável, onde cada dia vemos trabalhadores robustos andarem com as mãos abanando por não terem um patrão que os queira explorar; mulheres e crianças vaguearem de noite sem abrigo; famílias inteiras reduzidas a pão seco, crianças, homens e mulheres morrerem por falta de cuidados, se não de alimento. É para pôr termo a estas iniquidades que nos revoltamos.

Japa 15/05/2022

Bem bom
Repassando as leituras da minha antiga conta pra essa.

Pra ver a resenha desse livro completa:

*ID antigo: @7073934*

yongguksoft 15/04/2022

"Eis a tendência eminentemente comunista que se mostra em toda parte sob todos os aspectos possíveis ? mesmo no seio das nossas sociedades que pregam o individualismo."

Lorenzo 27/02/2022

Anarquismo Científico
Introdutório a um dos primeiros livros científicos pertencentes ao movimento anarquista (Ajuda Mútua), Kropotkin, sem linguagem formal e difícil, consegue descrever o crescimento do capitalismo industrial, e a vida do proletário, que se resume simplesmente na Conquista do Pão.

"Trabalhando cinco ou quatro horas por dia até à idade de 45 ou 50 anos, dissemos, o homem poderia facilmente produzir 'tudo' o que é necessário para garantir cabalmente o bem-estar. Mas o dia do homem habituado ao trabalho e ligado a uma máquina não é de cinco horas; é de dez horas, trezentos dias por ano e por toda a sua vida. Assim gasta-se a saúde e esgota-se a inteligência."

Hugo.Lousada 11/11/2021

Discordo de certas coisas, mas o livro é bom sim
Não tenho motio suficiente pra dar uma nota menor que essa.

É um livro gostoso de ler, fácil de entender. Curti bastante.

Não concordo com tuuudo que ele diz, tem algumas coisas a respeito da formação da sociedade anarquista que eu não concordo e acho utópico demais.

De maneira geral, a leitura é importante pra quem gosta de sociologia. O autor é extremamente versado em História e Geografia, o que faz com que o livro tenha uma visão ampla sobre certos assuntos.

MRZA98 28/07/2020

Minha primeira leitura de Kropotkin. Apesar do lapso de tempo, alguns dos pontos tratados em seu livro ainda se fazem relevantes atualmente. Considero um clássico do pensamento anarco-comunista.