A Dama do Cachorrinho e outros contos

A Dama do Cachorrinho e outros contos Anton Pavlovitch Tchekhov

Resenhas - A Dama do Cachorrinho e outros contos

Naiara 22/05/2024

Literatura Russa
Sou apaixonada pela literatura russa e comecei esse livro pra "passar o tempo" e gostei bastante, é uma leitura leve e fácil. São contos pequenos, mas que nos prendem bastante, consigo imaginar os russos lendo naquela epóca e amando. Adoro como os escritores russos conseguem pegar as mais simples situações da vida e colocar em palavras todo o sentimento envolvido, tudo que passa na cabeça de uma pessoa da forma mais filosófica possível.

Reginaldo Pereira 07/01/2024

?Uma História Anônima? vale a leitura!
A escrita de Tchekhov foi o que mais apreciei nesta coletânea de contos: leve, fluída, descritiva, descontraída e muito gostosa de ler. Por outro lado, confesso que a maioria dos contos em si não me chamou tanto a atenção.

O principal deles - e que dá nome ao livro - ?A Dama do Cachorrinho? é uma rápida e bela historia de amor, mas que não merece mais do que 3,5 estrelas.

Outros dois contos valem bastante a leitura: ?Volódia? e ?O Monge Negro?, sendo o primeiro um conto breve sobre o tormento de um adolescente que descobre o amor, e o segundo um conto um pouco mais longo a respeito da loucura que pode (porque não!) dar sentido à vida.

Mas o maior destaque na minha opinião vai para o conto chamado ?Uma História Anônima?, que sozinho trouxe grandeza e brilho à esta obra. Uma bela história sobre a vaidade, as diferenças entre homem x mulher na sociedade russa, a liberdade que nos torna presos à mediocridade e os sentimentos que fazem a vida valer a pena!

Enfim, valeu a pena principalmente por conhecer a escrita de Tchechov e por alguns bons e belos contos que nos fazem refletir.
Fabio 11/01/2024minha estante
Gostei da resenha, Reginaldo!

Reginaldo Pereira 11/01/2024minha estante
Obrigado, Fábio!!! Abraço

Rodolpho.Gonzalez 27/12/2022

Entre Dostoiévski, Tolstoi e Tchekov, o último é o melhor. Não é enfadonho, psicologicamente muito completo. Histórias de realismo mágico, de tragédias, algumas críticas à riqueza. Fiquei bem impressionado mesmo. Podem ler!!