A Promessa do Livreiro

A Promessa do Livreiro John Dunning

Resenhas - A promessa do livreiro

Julinho 02/02/2022

É um livro muito interessante, que aborda questões relacionadas ao mundo literário, como a corrupção no mercado dos livros raros. Mesmo quem é bibliófilo, provavelmente não tem ideia do dinheiro que está envolvido no comércio de "primeiras edições" de livros clássicos e como os livreiros buscam esses livros por toda a parte (e foi muito legal aprender).
Por meio de Archer, também é discutido o quão difícil é a jornada de um escritor até o sucesso, e como muitas vezes o talento não é o suficiente para "acontecer" num mundo de livros medíocres.
As referências literárias são uma delícia (ainda que toda a trama envolvendo Richard Burton tenha sido meio desinteressante.
No final, a resolução da trama policial me surpreendeu, pela humanidade e falta de manequeismos.

Mariana 21/03/2021

Depois de muita enrolação, finalmente concluí a leitura. Sou apaixonada em ler romances policiais, um mistério, e a primeira metade do livro é incrível, uma sequência de acontecimentos que te deixa sem fôlego e com uma centena de dúvidas. Mas, após isso, o livro se torna tão descritivo que a leitura fica enfadonha, o enredo dá tantas voltas, cenas, personagens "inúteis" que é cansativo.
Mas no fim, é sim um bom livro

Claire Scorzi 07/11/2010

Um mundo de livros e de crimes
Outra aventura empolgante de Cliff Janeway, o livreiro detetive (ou detetive livreiro). Embora a narrativa traga alguns senões que soam como pontas soltas - afinal, aonde foram parar os outros livros do avô Warren? - Dunning mantém as marcas do estilo encontrado em "Edições perigosas": narrativa em 1ª pessoa em tom determinado, ora sarcástico, ora crítico, dezenas de menções a autores e a livros, uma trama sinuosa, com ramificações inesperadas, e, como sempre, nos dando vontade de conhecer Janeway pessoalmente: um protagonista que, ao falar de mulheres, consegue ser heterossexual sem soar promíscuo e que, descrevendo caracteres femininos, escapa do machismo sem soar 'feminista', argh. Pontaço pra ele.
E ainda fiquei com curiosidade de ler Sir Richard Burton e ler sobre ele.
Se alguém encontrar Janeway por aí - na certa examinando livros raros em alguma livraria obscura - me avise.
Vanessa Santos 13/01/2013minha estante
Me avisem também :D

Cleuzita 21/04/2019minha estante
Estou vendo seu vídeo onde você cita esse livro : )

Claire Scorzi 21/04/2019minha estante

Cleuzita 21/04/2019minha estante
Gratidão :*

Maria Carolina 06/11/2009

Abandonei!
O Livro e muito cansativo,e de dar sono mesmo!!!Eu li ate a pagina 100, demorei pra ler essas 100 paginas.Comprei as cegas o Livro é me decepcionei com ele!!!
Mais vou continuar a ler livros desse autor!!
Vanessa Santos 13/01/2013minha estante
Nossa, eu estou na página 195 e estou achando o livro fantástico :D

Lili Machado 11/05/2018minha estante
Eu também estou nessa. Mas vou continuar a leitura pois ouvi falar muito bem do autor.

Lili Machado 25/05/2018minha estante
Terminei o livro e já vou procurar outros do autor aqui no Skoob. Adorei.