Arendt: Entre o amor e o mal: uma biografia

Arendt: Entre o amor e o mal: uma biografia Ann Heberlein

Resenhas -

Tau 15/01/2024

As poucas páginas que este livro possui não são capazes de expressar a qualidade que o livro carrega.

Não conhecia Hannah Arendt antes da leitura, sequer havia escutado seu nome. Fui influenciada por Leandro Karnal a conhecer sua vida pessoal e profissional, sem possuir dimensão de tamanha influência de Arendt para a atual compreensão do individuo e suas responsabilidades.
Ann Heberlein, ao contar os amores e angustias sofridas por Arendt, descreve como o ser humano pode ser fortemente influenciado por um terror que não vê se aproximar; Como uma paixão juvenil pode influenciar suas decisões para o resto da vida; Como o Holocausto não pode ser perdoado, mas renegociado; Como os direitos não são universais , uma vez que apatriados não são considerados cidadãos; E finalmente, refletir se estamos aptos para compreender o mundo, suas qualidades e seus defeitos.
Hannah é inquestionavelmente umas das mulheres mais incríveis que já tive a oportunidade de conhecer através dos livros. Seu censo crítico e humor ácido revelam muito mais do que uma grande teórica política, ressaltam uma mulher, um ser humano que assim como todos possui um medo e uma certeza, a morte;

Nathy 01/09/2023

Hannah Atemporal
Muito interessante a forma como essa biografia foi escrita. Ela não detalha todos os acontecimentos da vida de Hannah Arendt, mas sim aqueles que são mais relevantes na construção da obra de Hannah.
Sobre Hannah, só posso dizer que apesar de incompreendida em algumas ocasiões, suas ideias, em maioria, são atemporais.