Lendas Africanas

Cristina C. C. Vieira

Resenhas - Lendas Africanas

Al Broiser 07/01/2024

Fantástico!
Antes de qualquer opinião sobre o livro, deixo aqui o aviso que fui um dos apoiadores do projeto.

Talvez um dos projetos mais incríveis que acompanhei no mundo literário nos últimos anos, a quantidade de gente incrível trabalhando nele, e a qualidade do que foi entregue é surreal.

O livro tem uma capa lindíssima com cores vivas e que nos transporta ao continente africano, principalmente nos padrões e desenhos de suas páginas.
As histórias são incríveis, eu particularmente não conhecia a maioria delas, e fui bastante impactado pela forma como as histórias são diferentes do habitual. Os temas são bastante diversos, mas em essência elas nos passam amor, ancestralidade, reverência à natureza como temas centrais.

Para aqueles que gostam de usos práticos, o livro ainda serve como um arquivo, não só de histórias africanas, mas também para consultas de algumas divindades do Candomblé e da Umbanda.

Levei um tempo considerável para terminar o livro, algumas histórias nos levam a profundos pensamentos sobre a vida e a nossa relação com ela, o que me levou a fazer grandes pausas na leitura.
Mas para uma pessoa que queira ler sem interrupções é um livro curto e de leitura fácil apesar de nomes complicados para nós não tão habituados com a cultura africana.

Das poucas críticas que posso fazer ao livro é a de algumas histórias se repetirem... Não literalmente, mas as vezes a mesma historia é contada por um povo diferente.

No final das contas esse é daqueles livros que é um orgulho de ter apoiado e que sempre irei retornar para consultas no futuro.

Emilio.Curcelli 03/09/2022

Excelente antologia para quem quer conhecer um pouco mais das lendas Africanas. Histórias belas escritas por múltiplos autores nacionais. Parabéns à organizadora, aos autores e editora.

oieamare 30/06/2022

Aaaaaaaa ?
Esse livro conta com diversos contos sobre diferentes histórias e práticas da cultura Africana. É uma imersão gostosa e prazerosa em cada leitura e nos deixa com o coração leve em diversos momentos.
Também nos faz pensar sobre os processos antigos, e tão presentes, de escravidão, anulação de culturas e preconceito.

Recomendo a todos que querem uma leitura leve e fluida. Cada autor tem um jeito único de escrever, mas cada história se completa uma com a outra e nos mostra a beleza desse lugar, por vezes, tão esquecido.
Amei essa sincronia - não sei se foi planejada, mas foi bem legal.

As Lendas Africanas são únicas e especiais, e nos ensinam muito sobre amor, cuidado, respeito e sinceridade. Amei essa leitura!