Um de nós foi feliz

Um de nós foi feliz Paulo Stucchi

Resenhas - Um de nós foi feliz

27/12/2023

História complexa, com várias nuances de sentimentos despertados no decorrer da leitura, desde a relação familiar até às questões históricas, tudo muito forte.

Francisco 25/02/2023

Pelas Famílias, amores e sonhos destruidos pela 2ª guerra
A história é muito rica. Stucchi é mais um autor nacional que merece maior atenção.

Temos aqui a história de Suzana e seu pai, Jonas. Do luto, dos sonhos não realizados, das marcas deixadas em duas famílias destruídas pela ascensão ao poder dos nazistas.

A história principal trata da procura por uma resposta que pudesse acalmar o coração da nossa personagem principal. Suzana teve uma infância difícil, seus pais a tratavam com indiferença, ela sentia falta de um amor que nunca chegava, ela percebia - mesmo sem entender - o sofrimento por trás de um casamento que estava em ruínas, e tudo piorou quando o pai abandonou a sua familia e volta para a Alemanha.

Em paralelo a isso, a história de seu pai, Jonas, se desenvolve em meio a segunda guerra mundial. A perseguição a sua família por não terem se rendido ao alistamento para a juventude hitlerista e a proximidade com grupos contrário ao nazismo.
Através de Jonas vemos a história de um amor deixado para trás, da rebeldia e covardia diante de um perigo iminente, de um relacionamento construído em conveniência e não por amor, e a dor de viver uma vida que não era a que ele queria.

Confesso que senti falta de algo a mais no final da história. E por este motivo nao consegui dar 4 estrelas.

Dito isso, adorei as informações históricas colocadas no livro, as que envolveram a estadia de Jonas no Brasil eu já havia visto em outro romance, mas com certeza será interessante para leitores que ainda não tiveram esse contato. Ver a ascensão e o declínio da Alemanha através dos olhos de um alemão camarada tbm foi bastante enriquecedor. Ponto positivo para o autor.