Um céu de estrelas curiosas

Um céu de estrelas curiosas Jenny Rugeroni

Resenhas - Um céu de estrelas curiosas

P. G. S. ZAGO 16/02/2024

Leitura deliciosa e imersiva
Antes de qualquer outra coisa, preciso destacar a beleza poética desse título que, não só, tem tudo a ver com o romance, mas também possui uma perfeita relação com a essência das protagonistas, mexendo, ainda, com o imaginário do leitor quando traz uma característica tão humana para os astros.

Enquanto ficamos nos perguntando se as estrelas são mesmo curiosas e estão nos observando a distância assim como nós a elas, seguimos a narrativa belíssima da autora e acompanhamos a jornada de três gerações de mulheres de uma mesma família, cada uma dentro do seu contexto temporal e social, mas todas unidas pelo mesmo propósito.

Cristina, a personagem central, divide sua narrativa em duas linhas temporais, o presente, em que compartilha a narração com a filha, Carol, e o passado, através de suas reminiscências e memórias a respeito de um relacionamento que não teve a chance de continuar.

As mudanças temporais e de perspectiva dos narradores é tão sutil e necessária que não atrapalha a compreensão do enredo por parte do leitor. Pelo contrário, ajuda a compreender as nuances desses personagens, cujas histórias se interligam e se conectam trazendo ainda mais realismo à trama.

Abordando temas como desigualdade social, preconceito, machismo, masculinidade tóxica, aborto e dramas familiares intensos com muita sensibilidade, a autora apresenta uma histórica riquíssima e muito reflexiva.

Ao mesmo tempo em que acompanhamos a história de Carol, uma jovem do interior que se mudou para a capital, com o irmão mais velho, em busca de melhores oportunidades e condições de vida e vive uma história de amor com um homem de uma classe social superior à sua, descobrimos a relação de Cristina com a família do noivo da filha e acompanhamos sua angústia ao reviver traumas do passado que podem mudar seu presente e futuro.

Ao final, o leitor é surpreendido, mais de uma vez, com as reviravoltas do enredo e com as conclusões e reflexões dos personagens e oferece uma verdadeira cura para todos os envolvidos, mostrando que, em certo nível, as escolhas que fazemos nos levam na direção que devemos seguir.

Aproveite essa leitura deliciosa e imersiva, acompanhando a jornada desses personagens envolventes e cativantes através de uma narrativa muito construída para manter o leitor fisgado do início ao fim.

Andressa Klemberg 13/12/2023

Sensível e verdadeiro
Uma história com os olhos no céu e os pés no chão. Um livro que perpassa diversos momentos da história de mãe e filha, vindas de realidades tão semelhantes, mas décadas que mudam drasticamente seus destinos. Da pobreza e a falta de oportunidade que marcaram mãe e avó, para a abertura de oportunidade para a filha. Ainda que não seja fácil e precise trabalhar muito para mudar de vida. E é claro, um livro cujo título são as estrelas, não poderia ser diferente, há mistérios de amores e destinos, há esperança e desesperança, daqueles que esperam por alguma mudança, daqueles que já perderam a fé, daqueles que se resignam com a vida.
É uma história bonita, sensível e verdadeira. Daquelas que podemos ver acontecer com famílias próximas ou, talvez, com a nossa mesmo!

Thaisa 23/11/2023

Reflexivo
Essa história me fez refletir bastante sobre como nossas escolhas podem mudar drasticamente nossa vida. Gostei da forma como a autora mostra a história de 3 gerações de mulheres que vivenciaram coisas semelhantes e com decisões tão diferentes. Eu amei o final do livro e torci muito por Cristina. Vanderlei ganhou meu coração.

Ana do Café com Leitura 04/11/2023

Um Céu de Estrelas Curiosas
Uma leitura perfeita em todos os sentidos! Me encantei com a história, com a forma como a autora percorre pelas narrativas de suas personagens, nos conduzindo de forma leve e poética!
Super recomendo essa obra linda de Jenny Rugeroni!

skuser02844 31/10/2023

Enquanto lia identificava na escrita da autora, algo de Machadiano, nas minúcias dos detalhes, da ambientação que faz com que o leitor visualize o cenário, se sinta um observador da história, assim fui ficando presa a leitura e aos personagens. Quando a leitura é boa a gente tem dificuldade de parar; assim fui emendando um capítulo ao outro e devorando Um céu de estrelas curiosas. Amei

Adriana.Jungbluth 30/10/2023

Lindo
Que romance gostoso de ler! É o segundo livro que leio da autora e me surpreendeu ainda mais! Esse é um romance leve, com uma leitura fluída, mas que trata temas relevantes sobre relacionamento. Gostei muito das protagonistas e a forma como cada uma enfrentou as questões do coração. Recomendo!

Ceginara 27/10/2023

Segredos do coração: a história de três gerações de mulheres
Três mulheres de uma mesma família (avó, mãe e filha) precisam lidar com os desafios de suas vidas, marcadas por escolhas, pecados e segredos. Elas descobrem que perdão e amor são capazes de resgatar e transformar as suas histórias, dando-lhes a chance de viver o agora com felicidade e plenitude. Foi uma leitura envolvente e tocante, que me fez torcer pelas personagens e admirar a sua força e determinação.

odramaverso 24/06/2023

Instigante
Esse livro me fez pensar tanto sobre a diferença na cultura do passado em relação a nossa cultura atual. Em como a sociedade era preconceituosa e mesquinha a ponto de impedir que duas pessoas se relacionasse por serem de grupos sociais diferentes. E também pelo fato de falarem e julgarem tanto uma moça que ficava grávida fora de um casamento, como se a culpa fosse única e exclusivamente só dela. Como se ela tivesse usado o dedo para engravidar. E bem, tem uma coisa que me incomodou muito mais do que qualquer coisa. Eu sempre soube que a mãe de Luzia tinha feito algo para prejudicar o bebê e quando ela confessou, não fiquei surpresa. Ainda assim, senti muita raiva. Como pode alguém fazer uma coisa como essa? Nada justifica esse ato repulsivo e eu no lugar da Cristina, não sei se conseguiria perdoar. Nada justifica o fato dela ter arrancado um filho da própria filha.

Gabi.Resende 26/04/2023

Real
Eu não tenho como descrever esse livro com outra palavra.
A Jenny consegue criar uma narrativa impressionante com uma história que parece ter sido contada pela fofoqueira da sua rua.
Os personagens são verdadeiros, reais, como alguém que vc conhece a vida inteira.
Obrigada por me permitir conhecer suas outras vidas, Jenny. São incríveis.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 17/03/2023

Olá queridos amigos leitores! Nessa sexta ensolarada aqui no Sul , vamos de dica de livro nacional para o fim de semana?

Em Um céu de Estrelas Curiosas, acompanhamos através de lembranças a história de Cristina, uma mulher do campo, sem condições financeiras, criada para trabalhar e ter a esperança de um bom casamento.
Porém, ao se entregar a seu primeiro amor ela terá uma notícia que pode mudar toda sua vida.
Ao mesmo tempo, conhecemos Carol sua filha que pretende se casar com o homem que escolheu, mas essa união trará pensamentos muito conflitantes a sua mãe.

?? ????????

Há tanto para comentar sobre esse livro! A primeira coisa que me chamou a atenção no enredo é esse conflito de gerações entre a mãe que nada podia e nada almejava como muitas mulheres pobres de antigamente, e a filha que saiu de casa para estudar, lutou para conseguir seu lugar e o achou, sem esquecer que a sua mãe que mostrou a força e o caminho por onde andar, dando todo seu apoio a menina.

Também vejo um conflito entre Fábio, o noivo de Carol, e seu pai.
Já que o pai não teve a coragem necessária para enfrentar a sociedade, mas o filho teve, mostrando para o mundo seus valores mesmo sendo criado por pais tão diferente dele.

Além disso, a trama fala de perdão, amor de calmaria, e como idealizamos nossos primeiros amores, e que mesmo com o amadurecimento enxergamos as coisas com nossos olhos de adolescente.

Eu simplesmente amei o final que foi dado para o livro, pois da forma que a autora conduziu a narrativa eu não aceitaria nada diferente.

Um Céu de Estrelas Curiosas e outros livros da autora estão disponíveis em formato digital pela Amazon e Kindle Unlimited.

#jennyrugeroni #umceudeestrelascuriosas

Deia tá lendo 27/02/2023

?Um céu de estrelas curiosas

Cristina é apenas uma criança, mas desde pequena auxilia sua mãe no trabalho. A pequena achava o filho dos patrões um menino tão bobo.
O tempo foi passando e as crianças crescendo. Roberto o filho dos patrões já um pouco mais velho começa a olhar diferente a jovem inocente filha da empregada. Eles sabem que um amor entre eles é quase impossível.
Carol é uma jovem mais a frente de seu tempo, saiu do interior junto com o irmão. Na cidade ela conheceu Fábio, um rapaz de boa família, logo seus corações batem em sintonia.
Cristina é mãe de Carol e fica surpresa com o próximo passo na relação da filha, mas o que mais a surpreende é o sobrenome do namorado de Carol.
Será que o presente pode consertar o passado?
?Quotes
"A vida pode ser boa ou ruim em qualquer lugar, dependendo do que a gente faz com ela."
"O passado nada mais era do que um amontoado de folhas secas, coberta de poeira."
?Minha opinião
"Se você tiver um problema olhe as estrelas e logo seu problema será pequeno." Sentiu a profundidade dessa frase? Certamente toda vez que eu olhar as estrelas lembrarei disso.
A escrita da autora é convidativa e o enredo fluído. Mais uma vez passado e presente se encontram.
Uma história sobre amor, perdão e família.
Vale a pena conferir!
Você encontra o e-book na Amazon.

Carola.Schuller 07/11/2022

Uma história sobre a vida e seus distintos caminhos
"Não seria a responsabilidade proporcional ao conhecimento do bem e do mal? "

narrativa acompanhamos a história de vida de Cristina, como criança sofrida vira jovem e precisa tomar decisões que não são as que gostaria, mas as que precisa. Cada decisão de Cristina nos leva a um momento no futuro ou passado, que é influenciado pela decisão.

Através dessa história singela percebemos como nossa vida é um emaranhado de situações interligadas. Como a educação que recebemos de nossos pais, reflete suas experiências de vida e o que aprenderam com os próprios progenitores.

A história de Cristina era exatamente o tipo de romance que eu sentia falta, uma narrativa que fala sobre as diferentes formas de amar, sobre o que aprendemos ser amor, certo ou errado, conveniente. Ao mesmo tempo que nos leva a desejar mudanças, nos faz gratos pelo que já vivemos. Essa história ensina que nossos problemas só tem o poder sobre nós, que nós mesmos damos a eles, porque assim como as estrelas, visto de perto pode parecer gigantesco, mas de longe, o problema é pequeno.

Natalia da Costa 29/09/2022

Magnífico
Um livro sensível que mexeu com minha alma de uma forma... Jenny conseguiu contar uma história que poderia ser a de tantos sem desperdiçar palavras, fazendo uma dança perfeita entre lugares, tempos, acontecimentos, pensamentos e sentimentos. Mais do que imersa no cenário e na atmosfera, estive preenchida de vidas inteiras durante a leitura.
Uma construção narrativa difícil, mas que a autora fez com maestria.

Liz 26/07/2022

Um céu de estrelas curiosas
O livro conta a história de Cristina e sua família, moradores de uma região rural do estado de São Paulo. Cristina é casada com Vanderlei, companheiro desde sua infância e tem dois filhos, Paulinho e Carol, que moram na cidade de Campinas.

O enredo passeia pelas memórias de Cristina, passando por sua infância pobre, vivendo apenas com a mãe, pois seu pai havia falecido. Ela vive um grande amor pelo filho de seus patrões, Roberto. Após 30 anos, Cristina ainda vive a mágoa da paixão não vivida e sofre em silêncio por achar que não é verdadeira com o marido.

“A ferida, que havia sangrado por tanto tempo, hoje não passava de uma cicatriz em sua alma.”

Para surpresa de Cristina, sua filha Carol anuncia o casamento com um jovem chamado Fábio, ainda não conhecido da família. Até que Cristina descobre a relação de Fábio com
seu amor de juventude.

Em paralelo, vivenciamos a história de Carol, seus amores antigos e sua dificuldade em lidar com a futura sogra. O narrador nos permite compartilhar dos pensamentos e desejos de cada personagem, nos aproximando cada vez mais de sua personalidade.

“ A mente humana é um labirinto, nem sempre o que pensava era regido pela lógica”.

O destino leva Cristina e Carol a compartilharem uma sina em comum. Será que Cristina conseguirá vencer os fantasmas do passado e se reconciliar com sua própria história?

O livro é muito bom de ler, uma história linda e cheia de sensibilidade, com personagens ricos e vivos.

Totta 11/06/2022

Leve
Eu adorei esse livro. A história bem contada traz uma narrativa leve, que ao mesmo tempo prende, nos fazendo prosseguir na leitura para que possamos descobrir o desfecho dos personagens. A autora nos mostrou vários períodos de tempo da história com maestria, deixando tudo encaixado e sem nenhuma ponta solta.
Super recomendo!