Tristão e Isolda

Tristão e Isolda Helena Gomes

Resenhas - Tristão e Isolda

gabo 31/07/2021

É bom, ele tem uma leitura fluída, terminei em dois dias, mas acredito que seja capaz de ser lido em apenas um. A história prende e esse livro foi capaz de me tirar da ressaca literária.
Os personagens são bem trabalhados, cada um tem seu destaque em sua área. A única coisa que realmente me incomodou foi o sexismo, machismo e pedofilia voltado a Isolda em diversos aspectos do livro. Obviamente, a história se passa há muitos anos e o pensamento já não é o mesmo, mas não deixa de ser um incômodo.

lenaaaa 18/06/2021

bom!
Achei que seria ruim( tenho mania de achar isso quando é livro da escola ) mas eu gostei bastante e foi um livro muito fácil de ler.

Carol 27/05/2021

Me surpreendeu
Uma história clássica que foi contada muitas vezes de diversas maneiras. Até a metade do livro tudo parecia bem chato e sem sentido algum. Porém, a curiosidade vence e valeu a pena continuar até o fim. A história me surpreende positivamente, foi bem bonito e verdadeiro no final das contas.

Mari 13/04/2021

Até que gostei da história. Gostei que sempre estava acontecendo alguma coisa e não foi muito enrolada. Mas eu não estou muito aconstumada com esse tipo de leitura e como ela é escrita, então foi um pouco mais difícil de entender algumas partes e alguns acontecimentos.

Giulia 30/03/2021

Tristão e Isolda...
Um dos meus primeiros contatos com os clássicos, uma leitura muito proveitosa e emocionante do início ao fim.

Super recomendo!

Pedro.Patrique 01/09/2020

Para um livro infanto-juvenil, creio estar mais que surpreso. Ultimamente tenho lido textos e estórias densas de personagens de complexidade em excesso. Esse livro trouxe um alívio à essa rotina de leitura, sem deixar a desejar, com pontas soltas ou personalidades rasas. Tristão desfaz a ideia de cavaleiro extremamente bem-resolvido com seus conflitos internos. Isolda, por outro lado, desconstrói a imagem da princesa frágil e passiva aos eventos que a rodeiam. Esses traços aproximam o leitor ao deixar nossos queridos protagonistas mais próximos da realidade.
Assim, creio que não seja uma adaptação comum; ela leva à discussões pertinentes sobre feminismo, sobre deveres durante a monarquia e ganância, trazendo o melhor das histórias de cavaleiro: magia, combates de tirar o fôlego, traições, guerras e uma história de amor.
Obviamente, não espere um George R. R. Martin aqui. O intuito não é esse. Mesmo assim, recomendo Tristão e Isolda para aqueles leitores ávidos por uma fantasia que relaxa a mente.

Ivana Damasceno 14/07/2020

Meu primeiro romance
Li esse livro a anos, meu primeiro romance. É encantador, delicado e apaixonante.

Ysa 22/06/2020

Maravilhoso!!!
Eu me apaixonei por esse livro. Romântico e intenso, uma história que faz a gente ler a primeira página e não consegue mais parar.

Kevin.Souza 10/06/2020

Foi meu primeiro livro. E a releituradessa historia, após 7 anos, me cativou da mesma forma incrível como se fosse a primeira vez. É lindo como os acontecimentos e os personagens se conectam fazendo com que o leitor nao pare de ler nunca!!!

roberto 27/03/2020

Meu Deus.
Meu Deus... Meu Deus do céu... Meu pai amado...

Helô 18/03/2020

O primeiro romance a gente nunca esquece
Foi o primeiro romance que eu li, cheio de amor e paixão, me traz boas lembranças e emoções... O fim me levou a lágrimas.... Vale a pena ler...

Desirre2 14/03/2019

Um dos livros que mais me tirou do sério quando as peripécias aconteciam, e que quando percebi, queria tudo de novo.

Marcela 18/10/2018

Uma lenda de amor medieval estilo YA
A primeira vez que tive contato com a história de Tristão e Isolda foi durante a minha pré-adolescência, quando assisti ao filme de 2006, estrelado por James Franco. Lembro que desde aquela época, eu já havia ficado fascinada pelo conto do amor impossível que resultou numa guerra entre reinos. A história dos amantes proibidos pertence a uma tradição de lendas celtas, cujas origens se perdem no tempo, tendo sida contada verbalmente durante séculos e sofrido diversas modificações até finalmente ser escrita. Uma das versões mais famosas dessa lenda foi escrita durante o século XII pelo trovador Béroul Thomas, tendo como principal característica a linguagem rebuscada e demorada, que dão a impressão que os acontecimentos se arrastavam, e o olhar típico do homem medieval. Já na adaptação da autora brasileira Helena Gomes, de 2010, o que vemos é totalmente o oposto.

Apesar de ser baseada nos diversos escritos originais, a versão de Helena Gomes aposta numa linguagem mais dinâmica e jovial, que é capaz de atingir o mesmo público YA consumidor de romances dramáticos como 'A Culpa é das Estrelas', 'Se Eu Ficar' e 'Tudo e Todas as Coisas'. Narrado em terceira pessoa, o livro se propõe a manter a tradição de contar uma história de outras pessoas, tendo por consequência também a imparcialidade em relação aos acontecimentos perante o leitor, que deve tecer suas próprias considerações.

O relato se passa numa Bretanha medieval, num período de constante guerra com a Irlanda. Tristão é um príncipe bretão de 18 anos que vive como plebeu, desempenhando papel de menestrel nas terras de seu tio Mark, para não levantar suspeitas de que é o legítimo herdeiro das terras de seu pai, que fora assassinado por um traidor associado ao reino da Irlanda. O rapaz, forte e corajoso, é conhecido também como o maior guerreiro da Cornualha, alcunha esta que o leva a três momentos cruciais que determinarão o seu destino. Após uma série de eventos típicos de uma jornada de aventura (que vão desde enfrentar gigantes e dragões, a ser dado como morto, ocultar sua identidade e retornar para o seu lar), Tristão é incumbido de levar a linda princesa irlandesa Isolda para casar com seu tio Mark e assim selar a paz entre a Irlanda e a Bretanha. No entanto, o que era para ser um acordo comum entre reinos acaba por se tornar um desafio épico devido à paixão existente entre Tristão e Isolda, intensificada por uma poção do amor que não pode ser dissolvida.

Apesar de ser uma história que se passa num período medieval, onde são famosos os contos de romance e aventura, a presença de elementos como um amor impossível, gigantes, dragões, fadas e poções fazem a narrativa ter um apelo consistente também como obra de romance com fantasia. A narrativa é ágil e objetiva, buscando mostrar mais as consequências das ações dos personagens que o desenvolvimento do amor juvenil em si. No entanto, consegue apresentar também o sofrimento dos protagonistas. O livro traz ainda ilustrações delicadas, que nos fazem conectar mais com o universo da narrativa. Sem dúvidas, uma leitura indispensável para fãs de romance histórico.

Nih 10/10/2018

Resenha Tristão e Isolda
A adaptação de Helena gomes do livro Tristão e isolda com as ilustrações de Renato Alarcão, da editora Berlendis e Vertecchia Editores os meus clássicos, vem de uma lenda do século 9 que há varias versões e foi contada de diversas formas, a lendária história conta-se sobre o trágico amor entre o cavaleiro Tristão de Cornualha e a princesa irlandesa Isolda o qual necessita vencer complexas adversidades político-sociais para ficarem juntos. Não se sabe de onde vem essa história apesar de que ela esteja presente entre os mais variados povos antigos.
Tristão sendo de origem real,mas não praticando isso, pois o trono foi tomado de seu pai e sua mãe morreu quando o concebeu, ele foi treinado como um cavaleiro, então ele vai até Cornualha onde mora o irmão de sua mãe para mudar essa situação, porem chegando la um gigante da Irlanda ameaçando atacar as terras, Tristão se sente obrigado a lutar com ele,mas antes de matar o gigante, Tristão é atingido por uma espada com veneno e quem cura ele é Isolda a mulher por quem ele vai se apaixonar.
Porém essa história continua quando ele luta com um dragão pela a mão dela, porém ele luta pelo seu tio Mark, Isolda também sentindo algo por Tristão se indigna com a situação e resolve casar se com Mark, porém no barco na volta do seu destino, Tristão e isolda tomam por engano uma poção do amor, aumentando mais o que eles sentem um pelo outro.
Esse casal passa por muitas coisas até conseguirem ficar juntos,sofrimento, acusação de adultério, são procurados de morte,separados pela distância e até mesmo por doenças. Porém amor deles prevalece, sempre superando qualquer barreira.
Um livro que compensa ser lido, pois além de ser uma lenda do século 9, sendo uma oportunidade de ler uma antiguidade, é um livro com aventura, luta, magia, romance, guerra, ação e suspense. Um livro q contêm um pouquinho de cada gênero, não é atoa que faz fama desde o século 9.
Ana Clara Freire 28/10/2018minha estante
Muito bom! :)