Uma Carta de Humor

Uma Carta de Humor Pedro Farinha

Resenhas - Uma Carta de Humor

Julia Gusmao 11/02/2023

Eu comecei o livro jurando que ia ser uma comédia e encontrei um melodrama que não me cativou. Por mais que eu tenha identificado muitas coisas semelhantes à realidade que vivi, achei os personagens do livro muito elitistas pro meu gosto e o tratamento do personagem principal em relação à protagonista (e a mulheres no geral também) BEEEEM problemático - recomendaria terapia pra ele. Também me incomodou que em vários momentos há menções a coisas e situações que parece que vai discutir/dar um posicionamento e nada se faz quanto a isso e eu não sei se eu preferia que não mencionasse ou que assumisse o posicionamento político - em todos os sentidos da palavra - do autor (quer eu concorde com eles ou não, porque nem isso ficou entendível). Mas é isso, talvez eu só não fosse o público mesmo para esse livro, cheguei de paraquedas com uma expectativa não atingida e não entendi a proposta - ou ela não fazia sentido para o tipo de coisa que me interessa.
Pedro.Farinha 12/02/2023minha estante
Muito obrigado, Julia! É interessante acompanhar as diferentes visões sobre a obra. Ótima resenha

Julia Gusmao 12/02/2023minha estante
Obg por ter escrito. É importante pra mim como leitora, ler coisas diferentes pra saber o que funciona pra mim

Julia Gusmao 09/02/2024minha estante
Vi um post do autor comentando que o personagem tem asperger e, como o livro é contado pelo ponto de vista do personagem, fiz a associação de boa parte dos motivos que me incomodaram tanto no livro e fez sentido. Pude buscar mais informações sobre o tema e mudar minha perspectiva sobre o livro. Realmente, sob esse aspecto de entrar na cabeça do personagem e contar sob o ponto de vista dele, ficou muito bem feito, e ai é possível compreender e se incomodar com o personagem por não ter uma pessoa pra dar suporte e indicar que o caminho que ta seguindo é bem destrutivo.

Pedro.Farinha 09/02/2024minha estante
Oi, Julia! A intenção era isso ficar subentendido. Em um momento o narrador fala: ?na minha mente autista?. Outra pista era o acesso à maconha medicinal do governo no Brasil.
Obrigado!

Elaine - @narealidadedasletras 15/05/2022

Precisamos falar sobre esse livro.
Pela sinopse já gostei de cara e ao passo que fui lendo fiquei muito surpresa com tudo que li.

Vamos acompanhar a trajetória do amor de nosso narrador desde a infância até os dias atuais pela sua Helena; amor esse que acaba se tornando uma verdadeira obsessão e o autor acaba nos deixando envolvidos durante sua narrativa de forma significativa.

Esse foi o meu segundo contato com a escrita do Pedro e posso afirmar que ele teve uma evolução edificante, traços de personalidade são o ponto forte dessa novela, a ambientação também é rica em detalhes nos fazendo adentrar ainda mais na história.
O livro tem poucas páginas, no entanto, tem um peso grande ao leitor por abordar assuntos bem importantes pra se debater. O final me impactou com algumas referências e só digo leiam.

E a grande reflexão é: Até que ponto fatores externos podem moldar nossa vida, nossas escolhas e nosso futuro?Um amor quando é verdadeiro ele pode prevalecer ao tempo e ditar nossas escolhas?

??Contém Gatilhos

??Uso de drogas
??D3pr3ss@0
??0bs3ss@0

?Lembrando que o livro se encontra disponível no formato digital na plataforma da Amazon para compra e gratuito no kindle Unlimited.
Pedro.Farinha 15/05/2022minha estante
Muito obrigado, Elaine! Feliz que gostou! Adorei a resenha!

Elaine - @narealidadedasletras 15/05/2022minha estante
Obrigada por compartilhar sua história e mais uma vez parabéns pelo trabalho.

leticia1242 06/05/2023

Meu deus
Fui apresentada ao livro como uma comédia romântica, mas assim, conforme fui lendo ficava mais claro que era a história de um maluco obecado, tudo sobre o personagem principal é meio preocupante, e meio específico também, espero que não seja um autobiografia kkkk, mas assim, gostei, leitura rápida e fluída, recomendo.
Pedro.Farinha 06/05/2023minha estante
Obrigado, Letícia!

Micaelly.Santos 11/07/2023minha estante
eu to lendo e rezando pra não ser autobiográfico kkkkk

lililu 24/03/2024

Que livro em
Nossa esse livro é coisa de maluco, o cara é um obcecado pela a menina e não vive a própria vida.
Passei mal lendo esse livro e xinguei toda hora.
Pedro.Farinha 25/03/2024minha estante
Muito obrigado! Feliz que gostou do livro e se divertiu!!

lililu 25/03/2024minha estante
Eu achei o protagonista malucão com a Helena, mas foi divertido ver como ele pensava e agia

mrs. hamilton 25/02/2023

Não sei se entendi kkkk
Não sei se entendi mto bem, mas acho que li num momento ruim...não consigo prestar atenção em leituras que preciso realmente ler (diferente dos áudios livros). mas vou reler futuramente! sobre o que eu achei: não me prendeu muito essa história acerca da burguesia do brasil. fiquei meio "hm, ta". e do nada o narrador virou comunista e fiquei ".. eita". é a minha primeira novela, não tô acostumada com livros menores do que 100 páginas ?. mas eu, de verdade, espero que o personagem principal (que inclusive não sei o nome kkkk) e a helena não fiquem juntos. sério, eles não combinam nadinha (na minha cabeça o final ficou em aberto, o que é genial).
Pedro.Farinha 26/02/2023minha estante
Obrigado, achei peculiar você dizer que o narrador não combina com a Helena kk

mrs. hamilton 26/02/2023minha estante
ahh, pedro kkkkk o narrador só se aproximava de mulher que ele não combinava ?

cacauz 06/10/2023

Estranhamente bom
Acho que nunca li nada com o personagem tão obsessivo, fiquei num misto de pena e vontade de correr pra bem longe dele kkkkkkk. A escrita é ótima, a história flui muito, não dá vontade de parar de ler. Acho que não entendi tanto algumas coisas, mas acho que isso é uma coisa boa, eu não quero entender tudo que se passa com esse personagem não kkkkkkk

Mais uma coisa: o personagem não tem um nome... e eu tô rezando pra isso não ser uma história autobiográfica (autor me diga que foi só uma ótima jogada de marketing!!!)
Pedro.Farinha 07/10/2023minha estante
Oi, Cláudia. É apenas uma carta de humor, com alguns elementos confidenCIAis. Amei sua resenha. Muito obrigado pela leitura.

Aline 14/04/2024

Aaaah Helena
Como não se encantar com a doce Helena?
Cada descrição é como uma prova de amor e cada fase da vida é a volta para a realidade.
Pedro.Farinha 14/04/2024minha estante
Muito obrigado, Aline! Sua resenha é um grande incentivo para o meu trabalho. Adorei!

Micaelly.Santos 11/07/2023

Bem escrito, porém que brisa, que noia, que loucura, que badalo. kkkkkk o personagem era ngm mais ngm menos que o Joe da série you.
Pedro.Farinha 11/07/2023minha estante
Obrigado, Micaelly!!

Isa.pires 18/03/2023

Uma carta de humor
A história me impressionou bastante por se assemelhar muito com a história de duas pessoas da minha vida mesmo, parecia ter sido escrito sobre elas e caramba a época que eu li bateu certinho
Pedro.Farinha 18/03/2023minha estante
Obrigado, Isabela!

@biaentreleituras 01/06/2022

Uma carta de Humor é o meu segundo contato com a escrita de Pedro Farinha e é uma leitura impactante, acompanhamos um amor doentio que torna Alexandre um homem problemático. Com apenas dez anos de idade o amor platônico invade sua vida e muda completamente o menino, ele nunca mais será o mesmo e viverá exclusivamente para esse amor, para a sua Helena.

Pedro Farinha escreve com precisão de detalhes e nos conta a história de forma tão real que é difícil acreditar que seja apenas ficção. E isso foi uma das coisas que eu mais gostei, o fato do autor tornar a leitura tão intensa e nos presentear com uma narrativa madura. Vemos o menino se tornar adolescente e em seguida chegar à fase adulta, e sempre com Helena preenchendo seus pensamentos.

A obsessão que ele sente por Helena piora com o passar dos anos e isso o destrói, Alexandre tem o psicológico abalado, é uma pessoa frágil, embora tente aparentar o contrário. Precisava de ajuda, mas procurou no lugar errado, se jogou nas drogas e nas bebidas, estava cada vez mais no fundo do poço e só conseguia pensar em Helena. Alucinações, sonhos, raiva, confusão. É angustiante acompanhar a história de Alexandre, ver como a sua vida foi sendo destruída pouco a pouco por um amor não correspondido.

São menos de 100 página, é uma leitura rápida, mas extremamente intensa. Impossível ler e não sentir o peso dessa história. Uma Carta de Humor é uma leitura que recomendo demais, dá para ler em poucas horas, mas as reflexões ficaram por muito tempo!

*Resenha completa no blog

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/
Pedro.Farinha 01/06/2022minha estante
A resenha do blog está incrível, Beatriz! Sua escrita é muito rica. Muito obrigado

Duda 11/10/2022

Malucamente legal
Esse livro é totalmente maluco kkk
No começo pensem que era um livro de estética romantista, depois que o personagem principal era psicopata, depois que todo a vida dele era delírio das diversas drogas...
Os códigos, as postagens e esse amor extremamente estranho dele.... Tudo é cativante e me prendeu durante a leitura. Mas esse livro tem tudo, menos normalidade kkkk. Adorei
Pedro.Farinha 11/10/2022minha estante
Muito obrigado, Duda! Amei sua resenha e experiência!

Nah 28/11/2022

Uma boa leitura!
Achei esse livro na Amazon e resolvi ler. Grata a surpresa, o livro é leve e ao mesmo tempo retrata assuntos interessantes, uma loucura gostosa.
O Pedro escreve de forma leve, é como se você estivesse conversando com um amigo e ele te contasse as novidades da vida.
Pedro.Farinha 29/11/2022minha estante
Muito obrigado, Nah!

Livia 28/11/2022

Leitura envolvente.
Uma Carta de Humor é o meu primeiro contato com a escrita da Paulo Farinha. Comecei a ler simplesmente porque gostei do nome do livro e jamais imaginei que o livro me envolveria tanto, ao ponto de parar de lê-lo somente quando terminasse (pena que li em formato digital).

Em Uma Carta de Humor, Pedro Farinha nos apresenta um protagonista - Alexandre - carregado de sonhos, angústia, confusão, problemas de auto aceitação, persistente, inteligência acima da média, família abastada e um amor obsessivo por Helena.

O livro é narrado em primeira pessoa o que leva o leitor a viver com Alexandre todos os sentimentos por Helena desde o primeiro momento em que seus olhos a vê e não saber se é só uma história ou algo real. Descreve como Alexandre foi ao longo da infância, adolescência e início da vida adulta vivendo sua vida em torno de um amor que de amor passa ser obsessão. Faz amizades, escolhas erradas, tem relacionamentos por conveniência pautado em uma única pessoa, que não é ele.

Embora o livros tenha menos de 100 páginas é carregado de reflexões e questionamentos sobre escolhas, posicionamento religioso, sexo, drogas, fragilidade psicológica, sentimentos, aceitação, começo e recomeço.

Leitura marcada por uma escrita segura, forte e que vale muito a pena ser lida.
Pedro.Farinha 29/11/2022minha estante
Muito obrigado, Livia! Feliz que gostou! Adorei a resenha!

eskws 07/02/2023

Um bom humor?
Um livro com sentimentos transbordando entre suas páginas e palavras de amor e até de tristeza que me divertiram e me deixaram triste também, uma estória boa e com um ponto de vista nova para mim, acho que nunca tinha lido pelo ponto de vista do menino tão novo até o amadurecer dele. Gostei muito e recomendo.
Pedro.Farinha 08/02/2023minha estante
Obrigado pela resenha, Emmanuelly! Adorei

francisco 11/02/2023

Helena
Amor puro que chega a te sensibilizar e levar às lagrimas facinho. nunca pensei que seria tão bem representado por um personagem, em intensidade, em vivência. há um amor vivo em nossos corações: é preciso ser realista consigo e vivê-lo. afinal, é ele que nos move.
Pedro.Farinha 11/02/2023minha estante
Muito obrigado, Francisco! Feliz que você gostou do livro e conseguiu se identificar com o narrador! Adorei sua resenha