Os Donos do Espetáculo

Os Donos do Espetáculo André Ribeiro

Resenhas - Os Donos do Espetáculo

Luis 25/02/2010

O jornalismo esportivo em destaque.
André Ribeiro vem se firmando nos últimos anos como um dos grandes historiadores do nosso futebol. Suas biografias sobre Leônidas da Silva e Telê Santana têm lugar de destaque entre as obras que se debruçam sobre o velho esporte bretão.
Em "Os Donos do Espetáculo", o autor volta seu olhar de forma inédita para a imprensa esportiva, enumerando fatos e acompanhando o desenvolvimento dos veículos de comunicação que se especializaram no esporte em geral, e no futebol em particular, desde os tempos pioneiros de Charles Müller até a era digital.
Ribeiro já deixa claro na apresentação da obra, que não se trata de um livro completo. Ele é , antes de mais nada, uma tentativa inicial de se jogar luz sobre os caminhos do jornalismo esportivo brasileiros. Deixa claro que em 327 páginas é literalmente impossível esmiuçar a trajetória de todos aqueles que fizeram essa história. As lacunas (Roberto Assaf, Roberto Porto, José Trajano, Jorge Curi, Orlando Batista, Sérgio Noronha, Márcio Guedes, Luciano do Valle, Lu´si Alfredo, Carlos Valladares; são alguns que pouco aparecem no livro) não tiram o mérito da obra, que, por absoluta falta de espaço teve que se ater a alguns "protagonistas" escolhidos por afinidade ou relevância segundo a ótica do autor : Juca Kfouri, Osmar Santos, Galvão Bueno, João Saldanha, Luiz Mendes, Apolinho, José Carlos Araújo, Silvio Luiz, Milton Neves, Oldemário Toguinhó, Mário Filho, Walter Lacerda entre outros, estão bem presentes na obra.
A rivalidade entre paulistas e cariocas, tão presente no segmento, está bem equilibrada em "Os Donos do Espetáculo" que oferece uma visão homogênea entre as mídias esportivas das duas maiores cidades do país.
Um livro de referência para os fãs do jornalismo esportivo, e , certamente, fonte de inspiração para mergulhos mais aprofundados no assunto.