E se a gente tentasse?

E se a gente tentasse? Becky Albertalli
Adam Silvera

Resenhas - E Se a Gente Tentasse?

Vini87 10/06/2022

Becky e Adam deviam escrever muito + livros juntos, só acho.
Muito gostoso revisitar esses personagens depois de alguns anos da leitura de "E se fosse a gente?".

Acho que todo mundo que já terminou um relacionamento fica se perguntando "E se a gente tentasse?", mas provavelmente muitos poucos tentaram e deu certo(leia o livro para saber se com os personagens vai dar), e acho que isso faz com que a gente se conecte mais ainda com o enredo, além do fato de já adorar a escrita dos autores e de já gostar dos personagens.
JulioTargaryen 10/06/2022minha estante
Socorro, não vejo a hora de começar

lilaslivros 10/06/2022minha estante
Esses 2 ficam mais realistas? Eu larguei o e se fosse a gente pq achei muito romance da Disney que se apaixona a primeira vista, não consegui ler por isso, mas se fosse tipo uma critica e dps eles percebessem q isso não acontece, acho que ia adorar

Vini87 10/06/2022minha estante
Ah, eles cresceram e amadureceram né, então sim, a visão muda.

Tatiane.Nogueira 01/09/2022

Lindo
Maravilhoso a cada página virada eu ficava mais agoniada para saber quem vim levaria esses dois fofos, amei demais a única coisa triste para mim é porque eu não tenho um dylan que é tão fofo quanto o arthur e o ben são uns fofos, super recomendo esse livro.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Let 11/08/2022

Clichê sobre segundas chances que me fez chorar? Temos!
É difícil uma continuação ser tão boa quanto o primeiro livro, mas nesse caso a continuação SUPEROU o livro 1 ??

Primeiro que as 3 coisas que eu não gostei no livro 1 não existem aqui: referências excessivas a HP (não tem nenhuma no livro 2), capítulos monótonos e descartáveis (o livro 2 tá mto mais fluido) e o drama dos protagonistas (que amadureceram MUITO).

Só isso já me encantou demais, pq dá pra ver claramente a evolução do livro 1 pro 2. Os autores ainda se preocuparam em inserir mais representatividade, com secundários trans, bissexual, uso de pronome neutro, etc. E isso numa escrita super jovem, atual e divertida!

Posso resumir esse livro em: torta de climão e segunda chance ???

É sobre ter que tomar decisões difíceis e entender que é inevitável machucar algumas pessoas no caminho. Esse livro mexeu mto cmg! Eu me identifiquei mto mais com os protagonistas agora (2 anos + velhos) e por isso acabei chorando kkk

Se preparem para declarações de amor super lindas e um coração quentinho no final. Chorei até no epílogo! ? o final é previsível? Sim. Mas é um romance clichê feito pra te emocionar, não pra ter reviravoltas inesperadas. Dito isso, indico DEMAIS!!! Que obra prima!

ANDER CELES 18/09/2022

E se a gente parasse? Não, é sério. Sem mais continuações.
Bom... até que eu gostei do primeiro livro, dois adolescentes, realmente com as piras de adolescentes, então, msm sendo meio bobo, ainda assim tava compatível com a (falta de) maturidade dos personagens.

Aqui temos uma continuação não muito necessária. E sempre digo "não muito" pq tudo pode ter continuação, necessária ou não, quando é algo muito bom. O que não foi o caso aqui.

Primeiro, como um personagem pode ser tão insuportável quanto o Dylan? É sério. Ou o cara tem algum tipo de transtorno ou síndrome real ou o cara é um sem noção completo. Nunca conseguiria ter alguém assim como amigo. As participações dele no primeiro livro já eram chatas, aqui, então...meu Deus!

Aí temos os namorados do Ben e do Arthur. Dois personagens que não precisariam existir. Aqui está o maior problema do livro. Os autores quiseram dizer que os meninos seguiram em frente suas vidas, se arriscando em novos romances. Mas a participação dos namorados dentro da narrativa não fez a menor diferença. Primeiro, que não tinha peso nenhum. Eles não tinham participação ativa na história, eram só parte do cenário, objetos cenográficos. Segundo, que desde o primeiro momento da história vc sabe que o Ben e o Arthur ainda são apaixonados um pelo outro. Vc sabe que eles vão terminar juntos, e que seus namorados não terão importância nenhuma. Então, qual é o elemento surpresa da história?

Se a história não tivesse esses namorados, ela teria corrido muito melhor, pq focaria nos dois protagonistas apenas, com as coisas que realmente importariam.

Enfim, o último terço da história é mais interessante, onde coisas realmente começam a acontecer. Poderia ter seguido nesse toada desde sempre. E com um final tão cafona, kkkk. Mais uma vez, jogando um monte de informação em pouco tempo. Fora alguns personagens que aparecem sem a menor necessidade, só pra ser um fan-service numa história já tão cheia de barriga.

httpcecilia 07/09/2022

E se...?
Não vou mentir, eu tava muito ansiosa para ler esse livro mas depois de "os dois morrem no final" estava um pouco assustada com o histórico de livros do adam.

sou extremamente, a maior fã do Ben e do Arthur. eu amo o Dylan de todo meu coração, pq a gente tem um humor muito parecido.. eu amo todo mundo legal, menos os chatos do livro.

A escrita dos dois é perfeita, desde "e se fosse a gente?" já nota que a escrita tanto da becky como do adam se casa muito bem.

e diferente de "os dois morrem no final" no final desse livro, eu chorei mas chorei de felicidade e todos vocês precisam ler esse livro.

A.M. 04/08/2022

Gostei muito mais desse livro do que o anterior, apesar de o Arthur ainda me irritar em vários momentos por ser tão cabeça dura KKKK
Eu amei o desenvolvimento, e amei o final.
Fiquei toda boba sorrindo.

junirou 24/02/2023

Se pelo menos valesse a tentativa?
Eu quis tanto ler esse livro e terminar amando ele, feliz com o final e os desfechos da história do Ben e do Arthur, mas não foi isso que aconteceu.
"E se a gente tentasse" se mostra um grande desperdício de puro talento da Becky e do Adam, porque a história é a mesma falação e bobagem do primeiro, só que no primeiro a gente gosta porque é algo novo, mas aqui é só mais do mesmo e uma repetição desnecessária, que faz esse livro uma perda de tempo. Ele não deveria existir. Não mesmo. Não acho que só porque o final do outro é meio "agridoce" que a gente precisasse de um final feliz pra esse ou algo do tipo. Eu inclusive vim ler esse porque esperava que fosse muito mais do que só um final feliz. E não foi. Ele é bem menos que isso. É péssimo, é preguiçoso, e me deixou muito cansado da leitura, até cogitei dropar o livro. Porque o final é bem previsível.

GustavoSaboia 24/06/2022

Ótima continuação!
Confesso que quando peguei pra ler, fiquei com medo de esse livro ter a maldição das "continuações que não necessariamente precisavam existir" e ser ruim/chato. Que bom que não aconteceu, o livro é de fato muito bom! A narrativa desse livro continua tão fluida quanto foi no primeiro e ainda é muito bom acompanhar tanto a visão do Arthur quanto a do Ben.

Pra mim o único ponto do livro que eu não gostei 100% foi o fato de tanto o Ben quanto o Arthur estarem em relacionamentos. Era claro desde o começo que alguém ia se machucar ali e os autores fazem a gente também gostar do Mickey e do Mario. Então eu fiquei o livro inteiro sem saber o que eu queria que acontecesse: eles terminassem com os atuais pra ficar juntos ou deixarem pra lá e seguirem a vida com quem estavam atualmente. Foi um livro de romance que pra mim foi mais difícil de shippar.

Apesar disso, foi excelente a leitura, principalmente o epílogo! Definitivamente recomendo

Vitor387 29/04/2023

E Se?
Foi simplesmente incrível acompanhar todas as dúvidas que assolavam os corações do Arthur e do Ben nessa história. ver o quão confusos eles estavam em relação a seus sentimentos e sobre o que sentiam um pelo outro. Dylan como sempre cativante e hilário em todas as cenas que aparecia. achei ótimo toda a forma que foi sendo trabalhada o sentir dos dois personagens principais e vê como eles foram amadurecendo ao decorrer do livro, além de claro, os personagens secundários trazendo visões diferentes sobre os mesmo acontecimentos.

Ben e Arthur tiveram um fechamento lindo e muitíssimo merecido, eu amei a continuação deles e amei mais ainda como tudo terminou.

trechos contendo spoilers abaixo:

"? E ser escritor não é apenas contar histórias para outras pessoas, sabe? ? continua ele. ? Tem também as histórias que conto para mim mesmo. E todas as coisas que posso inventar para me fazer acreditar que estou feliz. Mas cansei de reescrever como me sinto. A verdade é que tenho medo de me machucar mais uma vez. Reescrever meus sentimentos só vai partir meu coração depois, quando perceber que não ganhei o final perfeito. E, Arthur, o final perfeito da minha história é com você."

"E estou pronto para tentar quantas vezes forem necessárias, até nos tornarmos a melhor versão da gente; a versão que a gente sabia que poderia ser.
Uma vez, me perguntei se nós tínhamos uma história de amor ou uma história sobre o amor.
Agora sei a resposta."

Ludmila 23/09/2022

Ben e Arthur, mais uma vez. Pra quem se apaixonou por eles no primeiro livro, vai amar ainda mais descobrir como alguns anos mudaram os dois, e como mais um verão em nova York pode ser inesquecível.
O final é simplesmente espetacular.

Cas 13/06/2022

E se a gente lesse esse livro
Eu tive dois grandes motivos pra ler esse livro: o tradutor é um amigo muito querido e é a continuação de uma história que eu amei muito.
O primeiro motivo superou minhas expectativas. Eu amei mergulhar no trabalho de uma pessoa tão eficiente e talentosa. Amei ler cada trecho e pensar ?uau meu amigo é um gênio!?. Foi a melhor parte da leitura pra mim, sério. Toda minha experiência com esse livro foi marcada por eu lendo e comentando com ele tudo que amei na tradução.
O segundo motivo? olha, eu amo os personagens, amo a história e foi muito gostoso de ler, mas eu sinto que o livro dá uma volta para chegar em um ponto que poderia ter sido alcançado lá no primeiro livro mesmo. Continua sendo incrível, mas fiquei com esse ligeiro incômodo.
De qualquer forma, amei passar mais de 300 páginas rindo com o Dylan. Precisamos de um livro só dele!!
Becky e Adam precisam se reunir mais vezes porque eu amo o trabalho de cada um separadamente e é ainda melhor ver os dois trabalhando juntos :)

DaniloVeronezzi 05/10/2023

E SE A GENTE TENTASSE
O livro é bem legal e gostei mais do que o primeiro. É verdade que o final é previsível, mas acompanhar a trajetória dos personagens foi bacana.

Fiquei surpreso em alguns momentos, houveram situações que eu não cogitei em nenhum momento. Foi uma leitura agradável. Não sei dizer se eu recomendaria esse livro, mas achei que valeu a pena ler.

Vitorin 07/07/2022

Bom mas queria mais?
Li e se a gente tentasse dois anos atrás e na época gostei muito, tinha sido um dos primeiros livros Lgbts que eu li e eu amei o enredo amei tudo, dois anos depois ler a continuação não me deixou tão animado, não tinha mais tanto apego aos personagens e apesar de ter gostado de ver que eles amadureceram, senti que algumas coisas foram num passe de mágica, não acho que seja uma história ruim, só acredito que agora, dois anos depois de ler o 1º livro, meus gostos mudaram um pouco.