Do que eu falo quando eu falo de corrida

Do que eu falo quando eu falo de corrida Haruki Murakami

Resenhas - Do que eu falo quando eu falo de corrida

Helena 12/10/2022

Maravilhoso! A história de um escritor corredor juntou as coisas que mais gosto: livros e corrida. Vale muito a pena para os não corredores também, pode ser uma bela inspiração para começar.

Iris Cristina 02/12/2022

Gostei de conhecer o lado corredor de Haruki Murakami! Eu queria ter a coragem e a força de vontade dele de mesmo morrendo continuar correndo em uma ultra maratona!

Cássio 26/12/2022

Quem me dera poder correr uma "major" todo ano!
Termino a leitura sentindo-me conectado a ele, compartilhando emoções por fazermos parte do mesmo grupo de pessoas - que como ele diz, têm sanidade questionável - aqueles que gostam de correr.

Assim como em "Correr", do Dráuzio Varella, a leitura parece cíclica, repetitiva, tal como alguém que corre num circuito fechado e vai começando a se sentir impaciente com a regularidade com a qual passa pelas mesmas árvores, pela mesma curva, pelo mesmo latão de lixo mal cheiroso. O que não é um problema, na verdade só reafirma o efeito de repetição na rotina de treinos de um corredor. O destaque se dá, contudo, devido à posição que o autor ocupa, como intelectual reconhecido internacionalmente. Na leitura, temos contato com experiências que vão além dos treinos cotidianos de um corredor mediano. Ficamos nos imaginando calçando os mesmos tênis que ele, observando as paisagens da Grécia, do Havaí, Boston e NY... Se sonhamos com, um dia, ter dinheiro pra correr uma prova internacional, para ele isso parece ser algo trivial.

Os capítulos parecem ter a mesma conexão entre si que os pensamentos passando pela mente de alguém enquanto corre, ora lineares, ora divergentes. Me peguei percebendo que, assim como o autor, talvez eu deva registrar com mais cuidado minhas memórias como corredor, pois aos poucos posso ir perdendo a riqueza dos detalhes das minhas primeiras provas de longa distância ou outras conquistas pessoais cujo valor diz respeito somente a mim.

Vitor Hugo Batista 26/12/2022

É incrível como Murakami possui um dom em narrar acontecimentos e descrever experiências com detalhes de tanta riqueza. O livro segue uma proposta de compartilhar algumas vivências do autor em seu esporte que pratica há mais de trinta anos, mesclando reflexões durante as meditações de concentração e comentários sobre os problemas da vida de um escritor.

A obra possui nove capítulos, separados de forma temporal e marcados por acontecimentos escolhidos pelo autor. Imagino eu que deve ter sido difícil escolher nove experiências em um período de tempo tão grande quanto são trinta anos de corrida. Bem como o autor diz, foram poucos os dias que permaneceu sem praticar a corrida, um exercício que faz parte de sua rotina (que aparenta ser extremamente regrada e planejada).

Encontrei algumas resenhas de leitores que tiveram dificuldade com o livro, acredito que por ser uma obra biográfica e que trata de um tema tão específico quanto é a prática de um esporte. Mas percebo que o objetivo da escrita dos textos trata do esporte como um complemento da contemplação do exercício. O autor dedica-se a descrever os detalhes dos exercícios de forma com que o leitor se coloque em seu lugar, analise o ambiente e perceba as circunstâncias de cada propósito do corredor.

Suponho que Murakami tenha muito mais a escrever sobre suas experiências de corredor, já que é um livro curto para relatar suas histórias e sensações. Mas acredito que sua prática tenha um papel crucial durante a produção das ficções que escreve. Vale a leitura!

27/12/2022

Um livro bem diferente do Murakami. Não se trata de um romance, mas sim de uma série de ensaios ou relatos autobiográficos, contando sua vida como corredor e romancista, e como uma coisa influencia na outra. Muito bacana, especialmente pra quem é fã do autor. Me deu até vontade de voltar a correr!

Aline 07/01/2023

Do que eu falo quando eu falo de corrida
Uma ótima leitura para leitores corredores, realmente é essa a sensação descrita que temos enquanto corremos. São muitas aventuras e emoções em cada passo, em cada esforço, em cada dor, em cada observação e em cada pensamento. É o movimento para a manutenção não somente do nosso físico mas do mental também. Quando falamos de corrida, falamos de viver, falamos de conexão com o mundo e conosco mesmo. E o que tem isso tudo a ver com Literatura? Isso Murakami correlaciona de forma tão singela que nos faz sentir o quão importante é viver e sentir aquilo que desejamos. Escrever e correr são paixões que elevam, que conectam e fazem da vida um momento inesquecível, com sabores e disabores, vitórias e fracassos, desafios e recordações. Afinal vida é movimento, emoção e interação. "Bora" ler, correr e viver!

Alexandre 30/01/2023

O Murakami corredor e romancista
Nesse livro Murakami faz um interessante relato de momentos importantes de sua vida, do início de sua carreira como romancista e da influência que a corrida teve em sua vida e obra. Aqui Murakami também fala de suas falhas e incertezas, e se mostra um sujeito bastante honesto e humilde. Essa curta obra leva o leitor a refletir sobre resiliência, filosofias de vida, envelhecimento e sobre o próprio esporte da corrida e suas similaridades com o papel de romancista.

Karen 31/01/2023

Um bom relato
O livro é organizado em forma de passagens de um diário. Foge do estilo Murakami, mas traz reflexões interessantes sobre a corrida e como a prática influenciou e moldou seu pensamento ao longo dos anos. Murakami se expõe aqui mais do que no livro "Abandonar um gato", fala de maneira sincera de suas percepções sobre si próprio. A leitura foi rápida, mas alguns trechos foram profundos.

Willian 15/04/2023

Murakami e sua versatilidade
Pra quem acompanha o autor é bacana de ver toda sua paixão não só pela literatura mas também pela corrida. Ele detalhe bem toda sua preparação e as suas dificuldades, no fim das contas quem gosta de esportes e tem curiosidade sobre esse tema, o livro é um prato cheio para isso.

Gabi 23/04/2023

O livro trata do autor como romancista e corredor, em como começar a correr foi benéfico pra ele, tanto numa questão física quanto mental.
Dito isso, eu gostei de ler o livro, já que acompanhava a rotina dele, seus pensamentos e também as reflexões consequentes deles, sendo assim uma leitura até prazerosa (pra quem esperava bem menos do livro).

pfbibiana 09/06/2023

Também falo de privilégio quando falo de corrida
Eu adoro esse tipo de literatura que mescla exercícios físicos com uma postura de vida. Afinal, eu acredito que isso seja uma prática que deva ser feita de forma agradável ao longo da vida.

No entanto, sempre tem uma vozinha lá no fundo que também diz que existem espaços e posições no mundo mais privilegiadas que outras. E, correr em especial, mas também praticar triatlo me lembram que não são possíveis de serem realizados em qualquer espaço urbano, muito menos com qualquer custo financeiro.

De qualquer modo, adorei a leitura. É inspirador para a prática de esportes que nos façam bem e combinem com a nossa personalidade...

Glenda14 11/06/2023

Do que eu falo quando eu falo de corrida
Que livro bom!! Leve, inspirador, bem escrito e sobre corridas (que surpresa).

Se esse livro não despertou um sentimento motivador em mim, certamente me deixou reflexiva.

Cada experiência do autor e cada frase pareceu ser cuidadosamente escrita pra mexer comigo.

Apesar de não entender nada sobre corridas, foi uma leitura muito proveitosa.

chorumela 11/06/2023

Nunca li murakami, acho q o livro é muito mais pra seus fãs que pra corredores. mas o nirvana atingido numa ultra maratona la pelo meio do livro vale a leitura

Tici 10/07/2023

De um amante da corrida a outro
Eu A M E I esse livro. foi o primeiro livro que li do haruki, apesar de ter vários na minha lista de desejos. resolvi ler este logo porque foi o primeiro livro que vi sobre corrida, comecei a correr há 2 meses e me identifiquei com muitas coisas que ele falou sobre o esporte. nunca gostei de esportes de equipe, como volei, handebol, futebol e também não consegui encontrar conexão com dança e lutas (por mais que gostasse de lutas pra desestressar kkkkk). quando criança, criei um bloqueio com esportes no geral por causa de bullying e etc nas aulas de educação física, nunca era ?boa o suficiente?. acabei por pensar que odiava esportes no geral e que não nasci pra isso. mas recentemente descobri a corrida e, sinceramente, acho que me encontrei. foi INCRÍVEL a leitura desse livro, acho que o que faltou foi mais detalhes sobre as experiências do autor! maratonas, ultramaratonas, rodagens, triatlos? tudo um sonho mesmo. me despertou mais ainda o interesse por corrida e consequentemente pela natação é ciclismo. mas, acho que se você não tem interesse nesses esportes, a leitura pode ser bem chata e sem sentido pra você. enfim, criei uma admiração muito grande por murakami! ??