Do que eu falo quando eu falo de corrida

Do que eu falo quando eu falo de corrida Haruki Murakami

Resenhas - Do que eu falo quando eu falo de corrida

Rebeca de Castro 08/02/2022

terminar essa leitura foi como recuperar o fôlego depois de uma das minhas curtas corridas nas quais me pergunto ?por que eu tô fazendo isso?? Espero que com o passar dos anos e com a pratica, eu consiga aprender tanto quanto Murakami descreve nesse livro. Ele não é só pra quem corre, literalmente.

Diego.Roberto 04/08/2022

Uma analogia de como a corrida complementa a vida
Curti muito o livro. Conhecer Murakami por esse livro foi uma experiência incrível. Saber que parou uma vida "Bohemia" e parou com o cigarro e simplesmente decidiu ir pra rua correr, foi sensacional. Ler os relatos de suas experiências, seus sentimentos, sua relação com o ato de correr me deixou fascinado. Me identifiquei 100% com Murakami e sua personalidade e reflexões sobre a corrida( logo após se tornou triatlo). Um dos meus livros preferidos. Foi o livro que mais sublinhei citações.

Danilo 18/06/2022

Diário
Diário de corridas do autor, reflexões interessantes. Correlaciona o ato de escrever à prática da corrida. Não deve agradar quem não possui o hábito de correr.

Ana Cláudia 19/03/2023

Quando 2023 começou, coloquei uma meta de ler um livro por semana. Achei que podia ser legal, e como ja consegui me formar e estou somente trabalhando, tenho mais tempo livre pra isso.
Mas, no meio do caminho, comecei (ou continuei com um pouco mais de afinco) a me dedicar aos exercícios físicos, e passei por um período em que não terminei nenhum dos vários livros que comecei. Isso dito, fico feliz que consegui terminar esse livro, foi uma escolha muito certeira.
Murakami relata aqui sobre suas experiências com corrida e com triatlo, gosto muito de nadar e comecei a correr, me identifiquei bastante com algumas partes, achei realmente interessante :)

? A qualidade de sua experiência está baseada não em padrões como tempo ou colocação, mas em finalmente acordar para uma consciência da fluidez que há dentro da própria ação.?

?Me concentrei não na inspiração, mas em expirar dentro da água. E escutei o bom e velho som do ar sendo expelido e formando bolhas. Estou bem agora, dizia para mim mesmo conforme atravessava firmemente as ondas.?

?Ver uma grande massa de água como aquela todos os dias é provavelmente uma coisa importante para seres humanos. Para seres humanos talvez seja generalizar um pouco - mas é realmente importante para uma pessoa: eu. Se fico por um tempo sem ver água, sinto como se algo estivesse lentamente escoando para fora de mim.?

Orlando.Rodrigues 14/01/2022

Experiência incrível
Foi a primeira obra que li do autor e, por isso seu estilo de escrita foi uma surpresa muito bem vinda. O livro pra mim foi quase uma lição de vida e uma reconciliação comigo mesmo, talvez pela semelhança em diversos aspectos com o autor e seu jeito de pensar, me permitiu rever com outros olhos determinados momentos que vivi e atitudes que tomei.

Livia1405 11/02/2022

Perfeito
Nunca na minha vida eu fui capaz de transmitir tão bem p que eu sinto correndo ou em relação a corrida. Me bateu várias vezes um aperto no peito por estar parada e um sentimento de finalmente aceitar algumas coisas que fogem ao nosso controle.

Ana Paula 26/12/2022

Muito bom!
Umas das primeiras leituras desse autor, e foi surpreendente. Gosto muito de corrida de rua, sou corredora amadora e me identifiquei em vários momentos com o autor! Leitura super recomendada.

Denise.Camilo 30/12/2022

Quando falo de corrida
Haruki Murakami nas páginas do seu livro consegue fazer com que o mais sedentário dos homens sinta-se impelido a praticar corrida.
A cada capítulo do livro acompanhamos o escritor por treinamentos intesos e por maratonas ao redor do mundo.
Além do Haruki Murakami maratonista conhecemos um pouco do escritor, que ao longo dos anos nos presenteu com belas histórias.

Marion 20/05/2020

Corro, logo existo
A dor é inevitável. Sofrer é opcional. Dessa forma Murakami conta suas histórias de dores e amores por corrida.

cristinarafaela 08/07/2020

Eu que nunca gostei de corridas..
Eu que nunca gostei de corridas, consegui criar uma simpatia e entendimento graças ao autor, que narra seus treinamentos, maratonas e triatlos, de uma maneira pessoal e muito leve. Eu não vou conseguir, mesmo que ainda detestando correr, olhar para um corredor da mesma maneira.

Camila 09/08/2020

Corrida, escrita e envelhecimento
Murakami nos conta como se tornou um escritor, como se fosse um insight de algo que não era e passou a ser. O labor e método de trabalho, como afetou seu corpo e sua saúde. A rotina incorporada de um escritor e de um atleta iniciante, até se tornar profissional em ambos. O livro é como um diário, que acompanhou o Murakami jovem em suas primeiras corridas e primeiros livros. O envelhecimento que chega e tira sua performance física, mas altera dia rotina e amplia a sensibilidade para a escrita.
Para ler em um dia.

Pamella 01/09/2020

Relato pessoal
No começo do livro, o autor já informa que se trata de um relato pessoal. Como leitora e pessoa que gosta de correr, imaginei que teria que ler esse livro algum dia, mas estava errada. É uma leitura absolutamente dispensável.
Luciana.Pereira 04/09/2020minha estante
Tive a mesma decepção ?

@somegood.books 31/12/2022

Bons conselhos pra corrida e pra vida
Ao longo desse livro, Murakami reforça os pilares da sua corrida, que se repetem em seu ofício como escritor e em sua vida: Talento, concentração e perseverança.

Talento a ser descoberto e lapidado com paciência, ao longo de anos e anos. Concentração, para mergulhar no próprio mundo e colocar toda a energia no que é crucial no momento. Perseverança para repetir tudo isso, todos os dias.

Essas são lições que ouvimos quase todos os dias e raramente aplicamos, mas ao longo da leitura, quando percebemos o quanto alguém como #Murakami se agarrou a elas em suas inúmeras vitórias e frustrações, nos faz acreditar no quanto elas são essenciais.

Somos humanos imperfeitos vivendo em um mundo imperfeito e, talvez por isso, é totalmente improvável que algum de nós tenha o prazer de viver uma trajetória perfeita. Mas seja ela linear ou não, toda trajetória nos faz crescer e aprender. É preciso ter coragem.

Se você quer a mudança, simplesmente comece. Acredite em você, se prepare, se permita tentar e per-se-ve-re. Leia obras como essas, comemore cada pequena alegria e siga sempre em frente. A disciplina é o ingrediente que transforma sonho em realidade, que faz a mudança acontecer e ela só precisa de nós para mostrar sua força.

Aproveite o novo ano, o recomeço que ele nos permite, confie no seu talento, concentre-se no seu objetivo e persevere. Sempre vale a pena. ?

inasantos 24/06/2023

Para uma apaixonada por corrida e livros, ler de forma gostosa e fluida o quanto podemos relacionar esses dois conceitos e, principalmente, com qualquer outra área da vida, é maravilhoso.
Um relato pessoal fofo, reflexivo e cheio de ensinamentos!