Do que eu falo quando eu falo de corrida

Do que eu falo quando eu falo de corrida Haruki Murakami

Resenhas - Do que eu falo quando eu falo de corrida

Edu Supertramp 30/03/2023

"A dor é inevitável. O sofrimento é opcional?
Um livro leve e gostoso, onde o autor detalha seu lado corredor enquanto escritor de romances. A importância da corrida em diferentes momentos da vida e também em diferentes áreas daquilo que o cerca.

Para quem é corredor, uma fácil identificação dos relatos enquanto corre gera ainda mais prazer na leitura.

Entender o que se passa na cabeça de um corredor é difícil, mas explicar o que pensamos durante todo o período é ainda mais enigmático.

? Não importa quão mundana uma atividade possa parecer, mantenha-a por tempo suficiente para que se torne um ato contemplativo, até mesmo meditativo?.

Reflexão: quais as mudanças e os impactos da corrida no seu estilo de vida e no meio social? A corrida te ajuda nas tarefas do trabalho? Como isso acontece?

manu 14/03/2022

mt bom
primeiro livro dele que eu leio, gostei bastante do jeito que ele escreve e o jeito que ele pensa. recomendo muito

Bruna 20/06/2023

Uma leitura pra quem quer começar a correr, pra quem ja corre, pra quem não mais corre e, também, pra quem não quer começar a correr. Esse único Não-Romance de Haruki Murakami traz uma visão honesta, divertida e dinâmica do que se experimenta durante maratonas e triatlos, e do que se experimenta fora desses.

Eu nunca parei pra pensar em alguns pequenos detalhes do processo de competições assim, como, por exemplo: a rapidez necessária na hora de vestir a roupa de pedalar depois de ter nadado por mais de 1 Km; ou como a maratona precisa ser divertida (de outro modo, por que motivo milhares de pessoas correriam quarenta e dois quilômetros?); ou, também, que, conforme você compete nesses eventos, passa a se familiarizar com certos rostos que tbm costumam competir.

Haruki faz um trabalho excepcional relatando sua relação com a corrida, a ponto de você ter vontade de parar de ler, botar um tênis e sair pra correr. É incrível. Imaginar a sensação de pregar um número nas costas e escutar a respiração dos outros corredores conforme seguem pela pista, e pensar: Vai começar. Com certeza, para mim, que tenho vontade de adotar a corrida para a minha vida, esse livro fez com que a visão da corrida como um hobby tedioso, cansativo, e zero prazeroso pra quem pratica, fosse completamente descartada pela minha mente.

Enfim, é um ótimo livro, bem leve e rápido de se ler. Procurando alguma marcação que gostei, escolhi: ?Na década de 1980 eu costumava correr todas as manhãs em Tóquio e muitas vezes cruzava com uma jovem atraente. Passamos correndo um pelo outro durante vários anos e viramos conhecidos de vista, trocando um sorriso a título de cumprimento toda vez que nos cruzávamos. Nunca conversei com ela e é claro que nem sequer sei seu nome. Mas ver seu rosto toda manhã quando eu corria era um dos pequenos prazeres da vida. Sem prazeres como esse, é muito difícil sair da cama e correr todos os dias.?

Ana.Forteski 15/04/2022

Do que eu falo quando eu falo de corrida - Haruki Murakami
Eu li esse livro somente porque a escola pediu (mandou), porque se fosse pelo título, eu nunca leria por livre e espontânea vontade. Mas, gostei bastante.
Nunca tinha lido uma biografia, e achei bastante interessante, confesso que tinha um certo preconceito com esse tipo de livro. Só queria ressaltar que durante a leitura eu quase tive um treco quando ele falava que os músculos estavam duros, ou quando ele disse que continuou correndo mesmo com cãimbra, meus deuses.

Diogo.Antunes 23/04/2022

Tirando a capa, o livro é mto bom
Não sou muito fã de biografias, mas o escritor conseguiu me deixar confortável com a leitura, foi bem leve e bem interessante
Só deixo aqui o meu ódio pela capa, q me causou muitas dores de cabeça ?

julia 30/05/2022

não gostei mas não vou dar uma nota menor porque esse tipo de livro simplesmente não é pra mim, só li porque a escola pediu. achei enrolado e repetitivo

Felipe.Moraes 02/09/2023

Divertido e fluído.
É o segundo livro do autor que eu leio, o primeiro foi Primeira Pessoa do Singular, este tem uma proposta diferente, sem o Realismo Mágico, é autobiográfico, apresenta reflexões que se cruzam entre o ato de correr e de escrever um romance. Achei um livro divertido, fluído e interessante, principalmente por eu correr também, então em vário momentos me contrapuz a pensar.

nunohds 12/06/2022

PERSEVERANÇA E DETERMINAÇÃO
O que leva uma pessoa correr 10km por dia? O que leva uma pessoa a sofrer, sentir dores, lutar e manter essa rotina toda manhã? Segundo Murakami a resposta pra tudo isso é se sentir VIVO!. É incrível como a determinação e a paixão do autor pelo ato de correr nos comove, a determinação e o foco por um objetivo que parece ser tão irrelevante mas é basicamente como o Homo Sapiens conseguiu sobreviver e evoluir durante a historia da vida na terra. Se trata de acordar de manhã mesmo num frio horrível, sentindo a dor do frio penetrando sua musculatura, câimbras, lesões, tudo isso por apenas um motivo, lutar consigo mesmo, superar seus objetivos e sentir a força da vitalidade correndo em suas veias. Amar os pequenos detalhes, ouvir o canto dos pássaros, ver a garota atraente que corre no mesmo horário que você todos os dias, ouvir o som do rio que passa próximo a pista de corrida. Isso que da sentido ao objetivo, amar as coisas ínfimas que um exercício físico pode nos proporcionar. Esse livro foi de grande importância pra mim pra me ajudar com o processo de cuidar do meu corpo e da minha saúde em geral, a determinação e o foco para sentir-se vivo e apto a superar nossas próprias limitações. Sempre será difícil acordar cedo e ir pra academia, correr, lutar, mas esse nem é o objetivo, a meta sempre foi e sempre será aprender algo novo, cumprir nossas metas, usufruir dos benefícios que todo esse trabalho nos da. Pra mim é sempre difícil resumir uma leitura, mesmo logo após lendo o livro mas o grande conselho que aprendi com esse livro é que determinação é o ponto vital pra vida, mesmo que não seja necessariamente pra correr, mas tudo na vida exige esforço e se você não acordar e ir direto ao ponto você não sobreviverá muito bem no jogo da vida. Não tem coisa melhor do que completar um desafio, sentir a endorfina correndo pela suas veias, a sensação de dever cumprido e a felicidade de se superar a cada momento. Esse é o segredo, persistir e lutar todos os dias, a corrida ensinou isso a Murakami e o fez um dos maiores escritores da nossa geração.

Isabella1726 13/06/2022

determinação??
Leitura obrigatória da minha escola, (detesto ler de maneira obrigada).

Não é muito minha praia o tipo do livro, mas eu adorei a mensagem que ele passa!
Se fosse resumir o livro em uma palavra seria determinação!!

É um livro bom, mas confesso que foi uma leitura maçante e arrastada, e não me prendeu quase nada.

samucacn 20/08/2022

Em 1982, Haruki Murakami decidiu vender seu bar de jazz em Tóquio para se dedicar à escrita. Nesse mesmo período, começou a correr para se manter em forma. Um ano mais tarde, ele completou, sozinho, o trajeto entre Atenas e a cidade de Maratona, na Grécia, e viu que estava no caminho certo para se tornar um corredor de longas distâncias. Os anos se passaram, e os romances de Murakami ganharam o mundo. Traduzido em 38 idiomas, ele é um dos autores mais importantes da atualidade. É também um maratonista experimentado e um triatleta. Agora, ele reflete sobre a influência que o esporte teve em sua vida e, sobretudo, em seu texto. Este é um livro bem-humorado e sensível, filosófico e revelador, tanto para os fãs deste grande e reservado escritor quanto para as inúmeras pessoas que encontram satisfação semelhante nas corridas.

Icaro 25/09/2022

Excelente
Comecei a ler e voltei a correr imediatamente todos os dias. Isso que eu chamo de influenciador de verdade!

João 07/08/2023

Do que falamos quando falamos de corrida?
Trata-se de uma releitura da obra. Foi bom ler esse livro em momentos tão diferentes, a primeira vez foi há quase exatos 03 anos. Minhas percepções sobre o autor mudaram nessa leitura, embora a inspiração de me manter constante treinando e produzindo sejam as mesmas.

Dessa vez o considerei um pouco rabujento ao encarar sua progressão no tempo de idade e de treino, talvez seja por meu local de reclamação, um qualquer de 24 anos. Por outro lado, ver novamente suas transições entre corrida, profissão e novas modalidades continuaram a me inspirar para essa forma de encarar a vida. Assim como os seus romances constumam me submergir em sentimentos.

"Uma a uma, enfrento as tarefas diante de mim e as termino do melhor jeito que posso. Concentrando-me sempre na passada seguinte, mas ao mesmo tempo adotando uma visão de longo alcance, esquadrinhando o cenário o mais longe possível. Sou, afinal, de contas, um corredor de longas distâncias".

Camila 27/10/2022

Ótimos trechos que servem pra a vida
Ao falar sobre sua relação com a corrida e a escrita, Murakami vai construindo relatos sobre o processo que acompanha essas atividades, como ele lida com organização e superação. Achei bem interessante como ele traz metáforas que servem tanto para a corrida, quanto para a vida. Mas assim, esse livro não passa muito disso mesmo, ele é simples, mas isso tem seu valor também.

Paulo.Sakumoto 14/11/2022

O processo criativo aflora quando corremos. Crescemos assim como pessoas.
Sou corredor, maratonista e ciclista e quando vi pela primeira vez o título do romance senti-me atraído. Que surpresa, Haruki Murakami é um corredor também, mas seria mais um livro enfadonho sobre técnicas ou glórias pessoais no esporte? Não, não, ele jamais se rebaixaria a esse lugar-comum. E de fato, trata-se de uma espécie de autobiografia, na qual ele descreve seu início como escritor e como a corrida coincidentemente foi a forma propícia por mantê-lo são para os desafios e incertezas do porvir.

O processo de produção literária, seus pontos de vista sobre escritores, todas as dificuldades que envolvem a profissão, a qual ele considera bastante insalubre, mostram um Haruki de carne e osso, mas consciente de seus talentos e limitações. Eis que o esporte, especificamente as corridas de longas distâncias, transformam seu jeito, seu olhar, seu método, sua produção, pois dão o equilíbrio para viver e continuar a escrever com sua ótica tão peculiar e talentosa.

Quando perguntam-no sobre o que ele pensa enquanto corre, ele diz algo do tipo: "Quando está frio penso que está frio, quando está quente penso no calor que está fazendo, quando estou feliz penso na alegria, outras vezes não há nada a se pensar..." Não foram as palavras literais do livro, mas foi mais ou menos isso, e sei perfeitamente o que ele quis dizer. As corridas de longa distância são formas de tempo/espaço que nos permitem evoluir seja física, psicologicamente, criativamente, etc. As corridas passaram a ser parte do que ele é como pessoa, forjando seu caráter, trazendo paz e silêncio para reflexões superficiais e profundas, bem como equilíbrio, maturidade e conformidade com a finitude.

Sem dúvida é uma leitura que extrapola o simples ato esportivo de correr ou competir no triathlon. Porém, quem escolheu esses tipos de esporte para a vida, mais do que se identificará com tudo o que Murakami escreve e se deliciará com sua forma peculiar de viver, trabalhar e enxergar o mundo.

Richard O. Silva 30/12/2022

" Pelo menos ele não caminhou"
Relatando de forma leve, honesta e autobiográfica, Murakami descreve de forma autobiográfica, as suas frustrações, alegrias e reflexões em torno do esporte que moldou a sua vida e sua personalidade ao longo dos últimos 25 anos em paralelo confronta com sua profissão de romancista, livro importante para que pratica corrida de rua.