Bloom Kevin Panetta...

Resenhas - Bloom

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 02/09/2022

Bloom: o verão em que o amor cresceu
“Bloom: o verão em que o amor cresceu”, escrito por Kevin Panetta, ilustrado por Savanna Ganucheau e publicado pela Editora Conrad, é uma graphic novel que encanta por conta da beleza na narrativa. Fãs de Heartstopper, adaptado pela Netflix, vão amar essa HQ.

Ari, um adolescente disposto a seguir sonho: dividir um apartamento com os amigos da banda e claro, se dedicar à música, seu grande desejo. Para isso, terá que deixar seu emprego na padaria de seus pais, a única renda da família.

Tudo seguia seu rumo até que surge Hector, um garoto que acabou de se mudar para a mesma cidade do qual Ari, para cuidar das pendências da recém falecida avó.

Hector, diferente de Ari, dedica parte do seu tempo em aprimorar suas habilidades em confeitaria, sua paixão, que aplica em afinco na padaria dos pais de Ari, onde começa a trabalhar.

Embora seja apenas uma forma de sair em busca de seu sonho, Ari acredita que Hector vai ajudar seus pais na padaria enquanto ele vai atrás de seus amigos de banda.

No entanto, tudo muda ao sentir a real importância de Hector em sua vida. E assim o amor acontece na vida de Ari e Hector.
O amor é assim: não decide data nem local. Chega, se instala e li faz morada.

A graphic novel está linda por conta de suas ilustrações e apesar de sua narrativa fluida não é infantilizada, mas sim, madura por natureza. Traz ainda um plus no desfecho: a receita do famoso pãozinho fermentado da família Kyrkos, o produto mais vendido da padaria na cidade de Ari.

“Bloom: o verão em que o amor cresceu”, que tem tradução de Vitor Martins e letras de Lilian Mitsunaga, é um livro com temática LGBTQIA+ gostoso de ler, que preenche o coração, que fará qualquer leitor se identificar com a verdadeira essência do amor, em todas suas formas. A graphic novel ressalta que o amor não tem regras. Ame sem precedentes.

Fica a dica: fãs da série Heartstopper, adaptado pela Netflix, vão amar essa HQ.
Bloom é uma HQ altamente recomendada!

site: https://irmaoslivreiros.com.br/bloom-o-verao-em-que-o-amor-cresceu/

Gessyka.Loyola 07/08/2023

Decisões
Essa grafic novel além de fofa e emocionante, é uma reflexão.
Você sabe o que está fazendo da vida? Está feliz?
Essas e outras questões são enfrentadas por Ari que sonha em sair da cidade, largar o negócio da família e se dedicar a sua banda. Mas, talvez não seja isso que o futuro reserva pra ele.

@_leandropaixao 10/07/2022

E por um tempo você voltou a ser como era?
É uma HQ bem fofinha, confesso que fiquei meio confuso até entender quem eram os amigos do Ari e quem eram os amigos do Héctor, depois que entendi foi tranquilo? por favor não façam como eu, não criem expectativas em cima de Heartstopper, isso pode decepcionar um pouco, de modo geral é bom, mas não é perfeito.
Flavio Lima 01/08/2022minha estante
A questão é que é para o público que gostou, e não uma cópia de Heartstopper. Inclusive se passa em momentos mais amadurecidos dos jovens, pós ensino médio, onde a sexualidade dos personagens ou preconceito não são parte da história.

Okayalaniss 18/08/2022

Às vezes nos perdemos no caminho
"Talvez não tente ser quem você acha que deveria ser.
Seja aquilo que você ama." p.318

Ficamos tanto tempo uma coisa na cabeça que é difícil perceber que aquilo nem faz mais sentido pra gente...

Mona_Lucky 30/07/2023

Adorei!Achei que em algumas partes faltou um pouco de explicações e sinto que poderia ter se transformado em uma série de livros tipo heartstopper se não fosse tão sucinto, porém não deixa de ser muito bom, e com certeza uma leitura viciante, concluindo...Amei!??

Daniel1179 19/08/2023

Bloom
Tava achando o Ari um pouco insuportável. A história teria muito potencial, mas fica só nesse "teria", sem virar, afinal, um "tem". Tudo é raso demais, rápido demais. Senti falta de um aprofundamento. Heartstopper e Bloom podem até ter similaridades, mas propostas e execuções divergentes nunca faltam. Gostei, mas nada além de uma leitura leve e boazinha. Não entendi todo o hate à obra.

estantedogabs 29/06/2022

Adorei a história e a edição está linda. O Ari me irritou bastante em algumas partes, mas consigo entender algumas coisas ali. Um amor de HQ, leria outras.

Victor.Murilo 11/01/2023

Bloom
Que delícia de quadrinho que e Bloom, ele transmite os sons, cheiros e sabor dessa história da descoberta do amor e do que realmente de faz feliz.

VI.1 29/01/2024

Muito interessante que o foco principal se deu na evolução dos personagens, a busca por seus sonhos e a importância do apoio da familia e dos amigos. é uma história leve, fácil de ler. os personagens estão na sua fase jovens adultos então, estamos na presenças de algumas atitudes infantis, brincadeiras e sentimentos repreendidos.

Cássio Cipriano 27/12/2023

Interessante, mas poderia ter um desenvolvimento melhor.
"Bloom: o verão em que o amor cresceu" é uma HQ fofa e aconchegante, com traços e cores que lembram Heartstopper, mas que apresenta uma narrativa, conflitos e uma ambientação bem diferentes da série de sucesso de Alice Oseman. Apesar de ter gostado, senti que a narrativa poderia ser um pouco maior ou até ter mais de um volume, já que é uma HQ de volume único. Assim, teria espaço para desenvolver melhor os conflitos e o envolvimento entre os protagonistas, que acontece em ritmo acelerado e, quando o leitor se dá conta, já acabou a história.

Na trama, o protagonista Ari enfrenta conflitos comuns da adolescência, como indecisão, vontade de viver novas experiências e sair da cidade onde cresceu. Por conta disso, ele tem alguns conflitos com os pais, que estão enfrentando problemas financeiros e, com o casamento da única filha, que os ajudava na padaria, eles insistem para que Ari assuma mais responsabilidades nos negócios da família, mas o garoto só quer ir embora da cidade e tocar na banda que tem com seus amigos.

Por ser um volume único, não senti que houve espaço para desenvolver bem os conflitos do Ari. Não parece que ele enfrenta problemas reais, é simplesmente um garoto imaturo, que vive em uma zona de conforto e se desentende com os pais frequentemente, tem amigos que são meio cuzões e, beleza, ele é só um adolescente, mas eu senti que, pela falta de desenvolvimento, alguns conflitos eram maiores do que pareciam, discussões começavam do nada e se resolviam rapidamente. Enfim, gostei da HQ, mas se fosse maior e tivesse apresentado um desenvolvimento melhor, eu teria gostado ainda mais.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

iampablo 01/08/2023

Uma leitura cheia de sorrisos no rosto
A hq narra a história da família de Ari, donos de uma padaria enfrentando tempos difíceis, lutando para sobreviver e evitar o fechamento. Ari, que costumava amar cozinhar com o pai na infância, agora se sente relutante em trabalhar exaustivamente nos fornos quentes. Após concluir o ensino médio, ele está indeciso sobre seu futuro, considerando até seguir o sonho de fazer música com sua banda. No entanto, a responsabilidade com os pais o obriga a ajudar na padaria pelo tempo necessário.
A fim de encontrar uma saída, Ari coloca um anúncio em busca de um substituto e encontra Hector, um jovem que adora cozinhar e está se recuperando após a morte da avó. À medida que Hector traz nova vida para a padaria, uma amizade inesperada se desenvolve entre ele e Ari. No entanto, o comportamento impulsivo de Ari pode ameaçar essa relação especial.

Embora os personagens de Ari e Hector sejam adoráveis, senti que eles poderiam ter sido mais aprofundados ao longo do livro. Ari, em particular, mostrou ser malcriado e imprudente, mas seu arco narrativo parecia um pouco limitado. O romance entre Hector e Ari foi maravilhoso, mas seria interessante ver mais diálogos entre eles, já que muitos conflitos surgiram de falta de comunicação, principalmente por parte de Ari.
Os personagens secundários, embora um pouco chatos, desempenham um papel importante ao criar a sensação de que Ari e Hector estão vivendo um verão especial em sua própria bolha, mas precisam enfrentar decepções em amizades e lidar com questões existenciais.

O único ponto que me incomodou foi o final apressado, mas considerando que é o primeiro volume, espero que o segundo livro traga mais explicações. No geral, é uma história adorável que traz um sorriso ao rosto do leitor e aborda temas relevantes para os jovens, como autodescoberta, luto, paixões e a importância da amizade. Boa leitura!

Lucas990 01/10/2022

Muita coisa acontece em pouco tempo, o livro tem um pouco mais de 300 páginas que são cheias de altos e baixos, por isso os conflitos e as resoluções acontecem muito rápido, não dá muito tempo de se aprofundar na história e sofrer ou amar com os personagens.
Tirando isso, é um livro bem fofinho e tranquilo de ler. É meio bobo mas vale a pena.

Kaue Garcia 28/06/2022

Apaixonado
Uma HQ linda LGBTQIA+ que mistura romance e culinaria, o que mais a gente precisa para ser feliz?! Os desenhos são lindos e as receitas, da vontade de fazer tudo! A história lembra heartstopper mas ao invés de um colégio temos uma padaria como plano de fundo ??? Leiam por favor

Mari 09/08/2022

RESENHA: Bloom
Autor: Kevin Panetta
Nota: ??????? 3,8 / 5

? : Para mim, Bloom foi um daqueles livros leves e gostosinhos de ler! Com um romance fofo e ambientação numa padaria familiar, mas que também mostra o autoconhecimento dos personagens.

Bloom conta a história de Ari, um adolescente que não tem certeza do que quer fazer e está enfrentando alguns problemas com a família, por conta de seu desejo de se mudar de cidade com sua banda e seus amigos (nem tão legais). Ari não gosta de trabalhar na padaria da família e para conseguir sair de casa e se mudar com a banda, ele abre vaga de emprego para tentar achar alguém que possa substituí-lo. E aí ele conhece Hector, que adora cozinhar.

O casal principal possui cenas lindas juntos, e para mim, o ponto alto da história é com certeza a amizade dos dois sendo desenvolvida. Foi algo sutil e aos poucos, que durou mais da metade do livro, mas ver ambos cozinhando juntos na padaria, fazendo ela voltar a vender bem e saindo juntos, foi muito agradável. Também adorei os pais do Ari e por isso, as vezes senti que ele era um pouco mal agradecido e mimado. De contrapartida, eu achei o Hector um cara tão golden retriever que queria guardar num pote!

Claro que no final, Ari tem um bom desenvolvimento, repara seu relacionamento com seus pais e volta a gostar de estar na padaria, como era quando criança. Ele ganha mais do que se tivesse ido embora de casa com seus amigos.

Falando das ilustrações agora pois elas são INCRÍVEIS! Foi com certeza algo que me prendeu na história. Os detalhes nas cenas onde mostravam as comidas como pães e croissant?s me deixavam apaixonada e com vontade de fazer tudo em casa!

Teve também coisas que não gostei, como por exemplo: mais da metade do livro foi apenas desenvolvendo a amizade deles, e as últimas páginas foram só de romance, então senti que foi rápido demais e que apesar da amizade ter sido bem desenvolvida, o romance não foi. Se tivesse um pouco mais de páginas desenvolvendo isso, seria com certeza perfeito!

No geral eu adorei e recomendo Bloom! Se você quer ler algo lgbt soft rapidinho e ficar apaixonado pela amizade dos personagens e ilustrações, leia Bloom!

Obrigada por ter chegado até aqui! ?