Terapia zen

Terapia zen Mark Epstein

Resenhas - Terapia zen

Deborah.Genovese 04/12/2023

Bom mas frustrante
Vendo a capa e a ideia do livro, pensei, "genial, vou adorar!". Lendo os primeiros capítulos, sobre seus pacientes, pensava, "ainda bem que comprei esse, fiz a escolha certa, suas reflexões, conclusões e citações são sempre ótimas!". Se o livro fosse até aí, seriam 5 estrelas na avaliação... SE.

Lá pela metade, até escrevi aqui no diário de leitura que estava ficando ruim e eu tinha esperanças que fosse melhorar. Não melhorou. Acho que o autor se perdeu e começou a fazer uma biografia ao invés de continuar no tema proposto (seus pacientes.) Por isso digo, é bom, mas foi frustrante, faz parte.

Monyque 25/07/2023

Você sabe interpretar a si mesmo?

Quantas vezes buscamos a felicidade e liberdade em coisas e pessoas e nos esquecemos de olhar no nosso interior, dentro de nós mesmos?

Essa foi a principal lição que tirei desse livro. A experiência relatada da união de psicoterapia com ensinamentos budistas e ver na prática como o autor utilizou seus conhecimentos nos atendimentos com os pacientes, me fez olhar mais pra dentro e encontrar as respostas que tanto buscava fora.

Amei minha primeira experiência de leitura como parceira da @editoravestigio e estou ansiosa para as próximas.

Recomendo muito a leitura e vou amar conversar com vocês sobre ela.

“A meditação é uma ferramenta que nos ajuda a explorar aspectos ocultos de nossa experiência individual, não é algo que qualquer pessoa possa fazer por nós.”

Fernanda.Despirto 26/12/2022

Comprei esse livro não esperando absolutamente nada.
Que surpresa deliciosa ele foi ?
Eu, discípula da terapia, amei a junção do budismo com a psicanálise.

Flôr 30/11/2022

Psicologia e Meditação?! Temos!
Em um mundo no qual tem sido glamoroso ??????? ???????? ter um terapeuta para chamar de seu, pode parecer exagero dizer que ainda mantemos a ideia de ir a terapia somente quando "doidos ou muito doentes"... Mas ainda mantemos!

Se você nunca ouviu a frase:
"Pra que psicóloga? Não tô doente!",
infelizmente esse livro não é pra você.

Em Terapia Zen o Dr. Mark Epstein uniu todo seu conhecimento existencial - incluindo sua trajetória como aprendiz do Buda - à sua formação em psiquiatria, para propôr uma clínica "zen" ??? ???? ???????? ?????????????.

Nessa clínica zen a meditação é o recurso e as emoções ainda podem parecer ameaçadoras, mas já não precisam ser suprimidas. O tratar passa a ser substituído pelo cuidar e surge como modo de alinhar o ?? que apresentamos ao mundo, ao que reside dentro de nós ?

Epstein se baseia na teoria psicanalista (bebendo em grandes nomes como Freud, Winnicott, Bion, Melanie Klein e Adam Phillips), mas propõe encontros repletos de "tonalidades afetivas" - ao se aproximar do vazio budista.

Tal disponibilidade pra integrar saberes, eu só havia visto com o Prof. Zeljko Loparic.

Tudo isso é feito em um tom descontraído!
É possível que você vá precisar de uma 2a leitura pra se dar conta da profundidade dos conceitos que apreendeu tão facilmente.

Na primeira parte do livro Mark descreve como chegou a necessidade de integrar terapia e budismo. Já na segunda, realiza estudos de casos descrevendo os acompanhamentos realizados ao longo de 01 ano.

As descrições das sessões são o coração do livro, aproximam o cotidiano clínico do público leigo e nos impossibilitam de sair dessa leitura acreditando que só se vai a terapia quando há algo muuuito errado.

"(...) a terapia, nos ajuda a ficar em paz com nossa história pessoal ao mesmo tempo que nos anima a não sermos demasiadamente definidos por ela. Manter essa dupla realidade é o que permite que o ??? transpareça."

@livrosdeanna 19/10/2022

Livros de Anna
Terapia Zen- Dr. Mark Epstein
?Quando a psicologia e o budismo se encontram no divã.?
O livro começa com uma introdução falando de Buda e como ele encontrou sua iluminação, achei muito legal e interessante, muitas coisas que eu não sabia.
O livro vai falar da relação do autor com o Budismo (ele já encontrou Dalai Lama). E depois o autor vai colocar o budismo em seus atendimentos. Durante um ano o autor vai relatar suas consultas, e se teve algo interessante relacionado ao budismo nessas sessões de psicoterapia.
Achei muito legal ele falar como usou o budismo para ajudar pessoas a encontrarem paz interior, levando em conta que cada pessoa tinha um problema diferente, mas que podiam ser resolvidos de maneira parecida.
O livro trouxe várias reflexões sobre minha própria vida, e como posso melhorar e aprender com as adversidades.
Ele ensina também sobre meditação, e a importância de fazer. Fala também sobre a atenção plena, a importância de Ester presente no aqui e no agora.
?A meditação não tem a ver com quanto tempo conseguem prestar atenção na respiração; e reconhecer quando sua mente divaga (o que vai acontecer) e trazer a atenção de volta para a respiração quando notarem que divagou, mesmo que em um minuto depois ela volte a se afastar.?
Um livro fantástico, que com certeza mudou minha vida, e amo livros que me fazem mudar e refletir e esse com certeza foi um desses.
Queria sempre que todo mundo pudesse ler livros assim.
?Sim, é importante dar sentido às experiências pessoais de alguém, encarar todos os aspectos dolorosos da sua história, nomear abusos, traumas e negligência, e reconhecer a vergonha, a raiva, os desejos adictivos e a baixa autoestima decorrentes e que identidade da pessoa aglutinou em torno de si. Mas também é importante saber que não é preciso ser definido por essas coisas.?

Cris 29/09/2022

Espiritualidade, Terapia e Budismo

“Para mim, o budismo deu sentido à terapia. Acabei percebendo que a psicoterapia ocidental tem potencial para ser um veículo de despertar, exatamente como a meditação pode ser.” Págs. 55-56

O autor Mark Epstein é um psiquiatra budista norte- americano, e neste livro ele nos traz histórias retiradas de seu consultório médico, ao longo de um ano, no período antes da Pandemia de COVID-19.

Ele já tinha muitos anos de caminhada na espiritualidade budista, e alguns livros publicados, quando começou a perceber que poderia usar muito da sabedoria oriental para auxiliar seus pacientes durante as consultas.

Desta forma, o autor nos traz anonimamente histórias incríveis e dolorosas de diferentes tipos de pessoas, com diversas histórias, que passaram por seu consultório durante o período de um ano. Nestas histórias, nós vemos como o psiquiatra pode juntar o melhor de sua profissão, aliada à espiritualidade para ajudar e tratar seus pacientes. Temos histórias de homens e mulheres, em várias fases da vida, e com diferentes crenças passando por um processo de desenvolvimento pessoal e cura.

O livro foi escrito em uma linguagem muito acessível, o autor nos traz muitos exemplos de sua própria vida em várias situações ao longo dos anos, que nos fazem perceber e entender os conceitos que ele quer nos passar. É aquele tipo de escrita que parece que estamos ouvindo e dialogando com o autor. É um livro que pode agradar tanto aos praticantes de meditação quanto aos pacientes e profissionais da área de Psicologia.

Eu confesso que gostei mais dos relatos dos atendimentos no consultório. Ver como o autor consegue usar a sua inteligência e sensibilidade para falar as palavras certas que as pessoas precisavam ouvir foi realmente admirável. A parte que eu menos gostei do livro foram algumas passagens mais explicativas sobre alguns conceitos do budismo, que eu achei meio repetitivas em alguns momentos.

Eu nunca tinha lido nada da perspectiva budista e fiquei bastante motivada pela cultura oriental e pelos relatos do autor no que se refere à espiritualidade. Impossível você fechar este livro sem ter vontade de parar um pouquinho pra meditar! Eu, particularmente, estou tentando colocar este hábito na minha vida, e este livro foi o empurrãozinho que faltava.

“Assim como ele, o Buda percebia que a maioria de nós é insegura, que nos agarramos a pessoas e prazeres como garantia, enquanto, ao mesmo tempo, nos julgamos por nossos erros.” pág. 97

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Bruna 25/09/2022

Conecte-se com o momento presente!
Neste livro o renomado psiquiatra Dr. Mark Epstein nos revela que terapia e meditação podem trabalhar juntas, com o objetivo de entrar em contato com o seu eu.

O livro é dividido em três partes, onde em um primeiro momento nos explica a origem, seu interesse e formação budista.
Mas o âmago do livro se encontra na segunda parte, onde o autor brilhantemente descreve o período de um ano das sessões de psicoterapia (utilizando nomes fictícios), em que utilizou técnicas budistas no processo terapêutico com seus pacientes. O autor vai narrando e fazendo links com a teoria, trazendo grandes nomes também da psicanálise, como Freud e Winnicott (coração fica quentinho).

O autor que ressalta a importância da meditação, inclusive através da técnica mindfulness (atenção plena), onde o paciente realiza a prática de se conectar com o ?aqui e agora?. Sendo assim, as preocupações com o passado e as exigências para com o futuro dão espaço para a consciência do momento PRESENTE, onde terá mais percepção de suas emoções, sentimentos, ao ambiente? e consequentemente mais sabedoria para lidar com as coisas boas e ruins que acontecem no seu dia a dia.

A leitura fluiu muito, tive diversos insights e marquei muitos trechos (quase a página toda em alguns momentos).
A escrita do autor é profunda, envolvente e super acessível, nos levando a muitas reflexões.

Recomendo a leitura para aqueles que se interessam no assunto a respeito de psicologia, psicanálise, autoconhecimento e meditação.

Aline.Guimaraes 15/09/2022

Respire, inspire
???? ??????? nos conta, por meio da narrativa de um ano de suas sessões de psicoterapia com seus pacientes como sua visão mais espiritualizada combinada com seu conhecimento de psiquiatria foi engrandecedor.
Antes mesmo de se formar como psiquiatra, o autor já tinha praticado muitas horas de meditação e já estava imerso no universo budista, embora acreditasse que sua visão espiritualizada não devesse interferir em suas sessões de psicoterapia. Com os anos de experiência foi percebendo que em conjunto, budismo e psicologia poderiam ajudar seus pacientes, para que se tornassem mais gentis consigo próprios e mais atentos a seus próprios sentimentos e interações com o mundo.
O livro é dividido em três partes em que além da narrativa das sessões de terapia ele também conta um pouco de sua história e finaliza fazendo um apanhado geral de como este ano de psicoterapia foi importante. Embora o foco deste livro não seja apresentar conceitos e nem explicar o ??????? ou a ??????á????, você vai encontrar muitas reflexões e conceitos chaves nesta obra, que considero repleta de informações úteis para entender os dois temas.

Para além desta parte informativa, o que achei muitíssimo interessante no livro foi justamente a narrativa das sessões de terapia, pois é possível se identificar com muitos dos dilemas dos pacientes. Vi a mim mesma em algumas destas sessões, mas também vi algumas pessoas com as quais convivo representadas ali ? e ri bastante. Há alguns relatos engraçados, outros dolorosos, alguns estarrecedores, mas todos cheios de conteúdo para refletir.

Vanessa.Liandro 12/09/2022

Reflexivo e maravilhoso!
Você já fez ou faz terapia? Já teve alguma experiência com a prática do Budismo? Sendo a resposta sim ou não eu te convido a conhecer Terapia Zen do Dr. Mark Epstein. Nessa obra vamos entender como ele une a abordagem terapêutica ocidental com a filosofia budista. O livro se divide em três partes: Penetrando na mística, Um ano de terapia e A passagem para a unicidade.
Na primeira parte, iremos conhecer sua trajetória tanto na carreira acadêmica em Havard quanto ao se aprofundar no Budismo e na meditação. Epstein teve o prazer de conhecer o líder espiritual Dalai-lama! Que honra e privilégio! Em sua caminhada por esse mundo budista é possível apreciar suas dúvidas quanto ao seu objeto de estudo, sua prática futura na terapia e tudo que conseguiu absorver de suas experiências nesse contato.
Na segunda parte do livro o autor nos traz sessões com seus pacientes nas quais ele busca levar o budismo como forma de tratá-los. Cada paciente chega com suas incertezas e problemas (veremos aqui pessoas que sofreram abusos, ansiedade, relacionamentos conturbados, luto, distúrbios alimentares, autoestima baixa etc.). Me identifiquei com algumas das situações abordadas pelo Mark e com isso senti que o que conversava com aquele paciente também era direcionado a mim. O mais incrível foi sentir uma paz que não sentia a muito tempo. Ele dividiu essa segunda parte em estações do ano: Inverno (apego), Primavera (Mindfulness), Verão (Insight) e Outono (Agressão).
Na terceira e última parte da obra Epstein faz uma reflexão sobre sua prática nesse um ano de terapia. Será que sua abordagem trouxe efeitos positivos para seus pacientes? Sua relação com eles traz o que é necessário fazê-los entenderem ou enfrentarem seus problemas? Essas são respostas que vocês só encontrarão ao apreciarem essa obra.
Já fazia um bom tempo que não lia autoconhecimento e foi uma grata surpresa me ver mergulhada nessa experiência. Eu não apenas li, eu senti de fato que existem outros caminhos para amenizar nossas dores e traumas. O autor é sensível com cada um dos seus pacientes, não os faz se esconderem da dor ou fugir dela, mas enfrentar o que precisa ser encarado de frente.

Bia 17/07/2022

Livro extraordinário!
O livro mostra como a psicanálise ocidental e a tradição oriental do budismo podem trabalhar juntas para a gente entender melhor nossos gatilhos e viver uma vida mais plena e consciente.