Lapvona

Lapvona Ottessa Moshfegh

Resenhas - Lapvona: A Novel (English Edition)

mar__ 11/04/2024

A história não tem muito propósito, mas tá tudo bem kkk
todo o cenário medieval foi muito bem construído, demonstrando a deterioração dos moradores da vila diante do abuso dos líderes políticos e religiosos
todos os personagens são odiáveis, mas eles eram pra ser mesmo!!

infelizmente em algumas partes achei que o livro ficou parecendo um conto da disney cheio de lições de moral meio forçadas

no geral, gostei! foi uma leitura rapidinha e valeu a pena

Bárbara 08/03/2024

Às vezes é sobre a jornada
Ao começar a ler Lapvona, não fazia ideia do que se tratava o livro e ao iniciar a leitura, bem, continuei sem saber, mas fui apenas me envolvendo com as histórias e personagens, mesmo sem saber qual seria o rumo da narrativa. Ottessa é capaz de nos deixar mergulhados e querendo saber mais e mais, capturando bem o cenário grotesco da era medieval. Penso que o único pecado de Ottessa aqui e que me trouxe a sensação de que algo estava faltando durante a leitura foi a falta de críticas valorosas às situação às quais os personagens eram expostos, embora com muitas oportunidades para fazer isso, Ottessa não estabelece nenhum significado profundo à nada, mantendo tudo muito superficial, o que torna a leitura sem propósito uma vez que está repleta de dilemas mas sem nenhuma valoração moral.

Camila1856 26/02/2024

Notas sobre Lapvona
A princípio não gostei tanto do final, achei inconclusivo e decepcionante, mas posteriormente pensando sobre, acho que realmente se encaixa com a proposta do livro, que se desenvolve lindamente.

Não sei falar sobre ele do modo como gostaria, então apenas deixo uma indicação muito forte, esse livro é incrível.

Também vai um alerta gatilho.

Furlan3 16/02/2024

Brutal
Lapvona é brutal em todos os sentidos. Um livro cético, onde deus não está presente e há apenas a maldade e do ser humano. É de certa forma triste de ler, e você se pega odiando todos os personagens, entendendo quem eles são, esperando que eles tenham o que merecem.

É um livro dificil marcante, e acho importante deixar avisado que ele tem gatilhos fortes pra estupro, pedofilia e abuso

Ana 26/01/2024

Tinha que virar um filme de terror da A24!
Li algumas resenhas sobre Lapvona ser superficial e sem sentido, escrito só para chocar e enojar o leitor. Não poderia discordar mais! É uma obra, assim como outras da Otessa (My year of rest and relaxation, Eileen), que se propõe a mergulhar na psique de personagens perturbados, e não em entregar um enredo cheio de ação? Acho também que o grotesco no livro foi uma expressão estética bem executada dos horrores que circundam a ambiance medieval. Sou muito fã da autora e acho que Lapvona continuou entregando de forma genial a crueza e profundidade que me impressionam positivamente.

paulapereirar 07/01/2024

O livro em si é mt bom. Ele fala sobre todas as nuancias do comportamento humano e como esse é afetado pela religião, fé e pelas leis dos estados. Porém, ele é mt descritivo e nojento, eu entendo que a autora queria retrar fielmente a idade média (e acho q ela conseguiu) mas eu achei que foi meuo de mais, tiveram partes do livros que eu tinha q parar de ler de tão grotesto que era. Fora isso o livro é ótimo!

gryksy 14/10/2023

Lapvona
Adoraria ter ligado o suficiente pra esse livro pra poder escrever algo interessante.

foi um livro recomendado como algo "super perturbador" ent eu esperava mto mais.

livro longo e demorado pra krl. eh honestamente monótono. acontece desgraça nenhuma por séculos e a autora taca uma poha em um momento aleatório pra causar um choque no leitor.

quase abandonei várias vezes. maldita hr q eu escolhi ser teimoso.

aracastta 13/09/2023

Já dizia Platão
Me senti lendo uma representação do mito da caverna num mundo medieval... É engraçado como ninguém presta nessa história e são todos ignorantes, de diferentes formas mas ignorantes igual.
Se, supondo, a autora quis fazer uma crítica à sociedades ultra rígidas que escutam o padre e dizem sim e baixam a cabeça, mostrando todos os demais absurdos que ocorrem por trás e afins, então é legalzinho. Mas, honestamente não acho que foi isso...
Quanto as cenas mais pesadas, não tinham propósito algum, apenas um, entoa acho que ela quis dar uma de Little Life e escreveu uns absurdos pesados, que podem embrulhar o estômago de alguns, só pra chocar mesmo.

MARCELO632 30/08/2023

Nada dms porém bizarro
é uma história superficial.

Eu não esperava nada e me entregaram alguma coisa, por mais que a história seja rasa o livro me prendeu bastante, literalmente por ficar esperando qual seria a próxima coisa grotesca, bizarra que aconteceria.
A autora aborda de maneira interessante como as pessoas da mesma região encaram a religião , e o sistema feudal. De resto é um livro cheio de cena nojenta, o que acabou me agradando kkk muito diferente do que estou acostumado a ler.

taisallc 05/06/2023

Não vale a pena dar palco para escritores ruins
Infelizmente com o crescimento dos livros sem plot, que são baseados em desencadear algum sentimento ruim no leitor, nas redes sociais tivemos a ?sorte? do lançamento dessa obra literária que se restringe apenas a um ciclo de descrições de situações nojentas e sem sentido.Existem diversos trabalhos escritos ou ate cinematográficos focados nessa transmissão de sentimentos desconfortáveis, que buscam complementar seus plot, feitos de forma muito mais coerente (como shiva baby) porem realmente esse livro deixou a desejar

Fernanda1583 17/04/2023

A história é muito crua no sentido de mostrar os personagens em seus piores momentos, em algum ponto achei a narrativa muito arrastada e algumas histórias desnecessárias mas ao todo é bom e entrega o que promete: uma história macabra.

sarah 15/10/2022

até que ponto costumes religisos podem se tornar uma obsessão incontrolável. descrições nojentas e situações estranhas por toda parte, me pareceu que em lapvona não tinha uma pessoa sã, suas excentricidades e sadismo os tornavam extremamente antipáticos. essa vila é um inferno de lugar para viver, parece castigo. eu senti que a narrativa não estava indo a lugar nenhum, tinham muitas partes grotescas intencionais para chocar, mas só anomalias em todos os momentos não são o único recurso necessário para fazer a coisa toda ser uma boa história. não conhecia os trabalhos da ottessa, mas vou procurar outros livros dela! parte de não ter abandonado esse foi por causa da escrita. ela sabe descrever o pior do ser humano, a crueldade, falsa sensação de superioridade moral e justiça própria

Fernanda 12/09/2022

?You will never have to walk among the monsters.?
Não era o que eu esperava, mas gostei. Achei que fosse uma história sombria cheia de suspense e de coisas macabras mas na verdade não é bem isso.
O enredo não tem nada de inovador, mas na minha opinião os personagens e o ritmo equilibrado carregam a narrativa muito bem, li várias páginas sem nem perceber o tempo passando.
Pode ser que minha expectativa de meses pra esse livro chegar e as férias tenham ajudado na experiência, mas é isso aí. Gosto muito da autora, acho ela sensacional.

As reflexões sobre religião e outros temas do livro eu deixo para os filósofos de plantão, eu só queria ler uma historinha legal.