Counterfeit: A Novel (English Edition)

Counterfeit: A Novel (English Edition) Kirstin Chen

Resenhas - Counterfeit: A Novel (English Edition)

Nicolle.Iwazaki 19/01/2024

?I support women's rights but..
?most importantly I support women's wrongs?

Ava é asiática americana em torno dos 30 e poucos anos, formada em direito, casada e com um filho de 2 anos. Sua vida é aparentemente perfeita, mas na realidade o seu marido é ausente, está em um relacionamento abusivo, ele controla o dinheiro dela. Seu filho apesar de ter 2 anos ainda não fala, ele é uma criança difícil, toda vez que eles estão em público ela passa vergonha, e por isso resolveu parar de trabalhar para se dedicar a maternidade. Ava faz de tudo para manter as aparências para a família e amigas, até que ela reencontra a sua colega chinesa Winnie que abandonou a faculdade sem dizer o motivo para ninguém.

Agora, a Winnie é alguém completamente diferente de quem ela conheceu no passado, bonita, bem sucedida e com roupas e acessórios de grife. Nesse reencontro Winnie conta para Ava o que faz da vida: compra bolsa de grife original manda para uma fábrica chinesa especialista em falsificação, vende a bolsa original pelo ebay e vai até a loja levando a falsificada e pede o reembolso. Winnie quer expandir o seu negócio para os EUA e para isso precisa da ajuda de Ava. Inicialmente Ava se recusa e despreza o modo como Winnie ganha sua vida, até que algo acontece para que Ava aceite entrar no esquema.

O livro é narrado pela Ava, mas tem alternância entre narrador de 3 pessoa. Logo no começo já sabemos que o esquema deu errado, pois a Ava está contando a história a uma detetive.

A história é divertida, curta, me fez refletir sobre questões como a diferença da dinâmica familiar entre uma imigrante asiática nos EUA e uma asiática nascida e criada no exterior, sobre o capitalismo, o mercado de falsificação de bolsas de marcas famosas, nas condições desumanas de trabalho para produzirem esses produtos, no quanto as pessoas estão dispostas a pagarem pelas bolsas, a vida de aparências. Entretanto, a escrita eu achei confusa em alguns momentos, não gostei da alternância de narrativa de 1 para 3 pessoa. Acredito que esse livro tenha sido o debut da autora, então por isso que houve esses problemas na escrita. O plot twist deixou a desejar, para mim. Não foi uma grande surpresa. E o livro poderia ter mais 200 páginas para desenvolver umas coisas que ficaram em aberto.

Laura.Roberta 13/11/2023

Lendo pra um clube de leitura com os meus amigos. Pessoalmente, a história não tinha me atraído muito, pois não faz o meu gênero de leituras favorito, porém acabei gostando de ler. A primeira parte foi bem difícil de passar, mas quando chegou o primeiro capítulo da segunda eu, imediatamente, me liguei na história. No final, acabei gostando, sim, do livro, mas não é um dos meus favoritos.

Leitora 06/09/2023

Nossa que livro horrível, a história é muito sem graça, a personagem principal é uma péssima esposa e mãe. A estrutura do livro é horrível, não tem aspas nem travessão e tem que dar graças se a autora pula parágrafos pras falas, coisa ruim.

Anne Balbueno 12/05/2023

Promete mais do que entrega
A premissa é muito boa mas acabou faltando na execução.

Amo histórias com personagens plurais mas essa aqui se perdeu. Na parte II eles poderiam ter tido a chance de explorar toda a história na visão da Winnie, mas também não rolou.

O plot foi legalzinho mas não foi nada muito diferente disso. Uma história que você sente que faltam partes.

Bia 27/10/2022

Eu adorei
Gente, adorei esse livro. Leitura rápida e fluida, eu não tinha ideia do que ia ser o final porque nem deu tempo de pensar muito. Aquele livro pra quando você quer pegar um bom ritmo de leitura.

@biaverona 03/08/2022

COUNTERFEIT
Comecei ler esse livro depois da indicação do clube da Reese Witherspoon

No começo tava achando bem legal, mas depois deu uma esfriadinha. O enredo é bom e as personagens são legais

Manuela.Brisson 13/06/2022

Geniais
Divertido e muito mais que uma história sobre bolsas falsas, a escritora mostra o lado cultural, econômico e social dos EUA. Com um plot twist incrível na segunda parte, estou fissurada na Ava and Winnie!