Just by Looking at Him

Just by Looking at Him Ryan O'Connell

Resenhas - Just by Looking at Him: A Novel (English Edition)

Bonnie Moon Berry 31/01/2024

Eu conhecia o trabalho do Ryan pela série da Netflix "Special" que sobre sua própria autobiografia e desde lá eu já achava a escrita dele genial. Nesse livro aqui, claramente inspirada em vários momentos pessoais do próprio autor, ele abordou temas muito mais identificáveis, delicados mas com um humor muito leve e despojado.
Desde o começo vi muita gente avisando que tinha muitas cenas de sexo, mas não foi algo que me incomodou, muito ao contrário achei que se encaixou muito bem na história. A parte que eu mais desgostei foram as várias referências a cultura pop, não que seja algo que me incomode muito, mas como a maioria das referências são sobre celebridades mais nichadas do US eu acabei não pegando várias.

thamires 25/01/2024

Não sei por onde começar mas seria um ótimo livro, se fosse bem desenvolvido. A história é sobre um homem gay que tem paralisia cerebral, porém, 90% do livro é só sobre sexo sem nenhuma necessidade. No final do livro ele começa a ficar melhor, mas sinceramente não vale a pena.

Mariana 16/01/2024

Absolutamente tosco
Em um universo onde eu me encontro sendo alguém otimista que sempre procura o lado bom das coisas (ou seja, em um universo um pouco bizarro e distante), talvez eu dissesse que esse livro simplesmente não foi para mim.

porém, não vivo nesse universo e sou uma hater ate o fundo da minha alma. e eu realmente odiei esse livro. nunca vi ninguém falando nada ruim sobre a obra e por isso coloquei na minha lista de 24 livros para ler esse ano (erro erro!! grande erro!!). gostaria de voltar no tempo e socar meu olho para evitar essa decisão estúpida.

o que eu não consigo entender é COMO que ninguém falou sobre como esse livro é absolutamente horrível.

veja bem, eu não precisava pesquisar na internet para saber que o autor é millennial, eu só precisava ler as cinco primeiras páginas (mas sim, eu pesquisei, e sim, ele é). o que não é algo ruim por si só (mas as vezes é), o problema é como ele retrata exatamente tudo que tem de pior na geração de maneira engraçadinha - que acaba sendo só insuportável.

pode ser porque eu não sou um homem gay e nem moro em Los Angeles (ou seja, não sou o público alvo aqui), mas para mim pessoalmente as referências foram forçadas e ridículas, o protagonista é só chato que cai nos mesmo vícios de sempre e não faz nada durante as 300 páginas e as piadinhas e comentários sobre a Anne Frank (????) não me fizeram rir (e sim, querer me jogar da janela).

do fundo do meu coração, eu imploro para que você fuja para as montanhas e comece uma vida monótona mas estranhamente satisfatória antes de ler esse livro. de um tiro no próprio pé. soque sua mãe. tanto faz. só não leia.

é horrível, tenta ser engraçado e falha miseravelmente, tenta ser accurate e relatable mas não é (NAO É!), os personagens são chatos e a escrita é extremamente vergonhosa e absurda.

se eu não precisasse ler essa merda para completar meu desafio desse ano, teria abandonado perto dos 15% (quando a escrita deixou de ser chata e virou insuportável). mas li tudo li cada página para poder vir aqui falar mal (hater

ragnaei 27/12/2023

Esse livro meio que mudou minha vida e eu gostaria de apagar ele da memória pra eu poder ler ele de novo pela primeira vez. apesar de não dar 5 estrelas pra ele, foi meu livro favorito do ano. o protagonista é 🤬 #$%!& e hipócrita e sabe disso. é muito real, engraçado e fiquei envolvida do começo ao fim. acho que só alguns capítulos a partir do cap 50 (acredito) que saíram do ritmo, mas logo mais volta. foi uma leitura ao mesmo tempo gostosa e desconfortável. eu amei ler pelo ponto de vista de um personagem tao self-aware (auto consciente??) mas ao mesmo tempo que se vê tão preso a padrões de comportamento que ele não consegue fugir. eu amei, sério

flora 24/09/2023

Diferente de tudo que eu já li.
O livro conta a história do Elliott, um homem gay, com paralisia cerebral, alcoólatra e que está em um relacionamento desgastado. No início do livro é possível ver como ele está infeliz, mesmo que aparentemente a vida dele seja muito boa e privilegiada considerando as circunstâncias. É aí que ele decide partir em uma jornada pela procura do controle da própria vida, a procura de ser o personagem principal da sua própria história. E ao longo desse caminho, ele toma muitas decisões ruins, uma atrás da outra. No final do livro ele percebe que todas as partes da vida dele que pareciam erradas levavam ao mesmo lugar: a condição dele. Eu diria que esse é um livro que fala sobre relacionamentos (e o papel de cada pessoa neles), relações no ambiente de trabalho, privilégios, alcoolismo, vícios em geral, monogamia, e principalmente sobre viver com paralisia cerebral. Uma história que tinha de tudo para ser triste, mas acaba sendo engraçada e cheia de referências da cultura pop... a impressão de ler é que o Elliott fala com o leitor como se ele fosse um amigo próximo, o que eu acho que acaba criando uma proximidade muito maior entre o leitor e a experiência da leitura. Um livro que faz você pensar em coisas que muito provavelmente não tinha pensado antes. Só não dei 5 estrelas por pensar que poderia ter mais páginas, achei que o ritmo perto do final deu uma acelerada um tanto desnecessária. Fora isso, perfeito.

Gui 15/07/2023

Refrescante, bonito e intenso
Vamos lá, acho meio brega quando lemos algo e definimos como "eu precisava disso". Porém... Eu precisava disso!

Fui pego completamente de surpresa, pois peguei o livro pela capa apenas e quando me encontrei na história já era tarde pra voltar atrás. Alcoolismo, drogas, abusos trabalhistas, vida e suas mil complicações... É isso que o livro esfrega em você.

Com muito humor, afeto, dores bem descritas e escolhas ruins que fazemos todos os dias, ler esse livro me deixou mais consciente de mim mesmo e do potencial que tenho para cuidar mais de mim... Foi surreal

hobbitusille 27/04/2023

Being gay and having a body is exhausting
Apesar do livro sair um pouco da minha zona de conforto e tratar de tropes que eu particularmente não gosto (eu já sabia desse risco e não tive problema quando elas apareceram), o livro traz pautas e pontos de vistas diferentes do que estamos acostumados e com certeza é uma baita representatividade.

achei o final um pouco corrido, mas tudo bem. a narrativa em primeira pessoa me fez sentir como se eu estivesse ouvindo uma fofoca de algum amigo próximo. o único ponto onde a narrativa pecou, para mim, foi no uso exagerado de referências pop ou gírias. mas nada que me atrapalhasse.

é um livro engraçado, apesar dos temas pesados.

Beatriz 25/08/2022

O livro é sobre um cara com paralisia cerebral , gay , num relacionamento estável de anos mas que justamente por ser estável se tornou chato e não satisfaz mais o que ele quer pra ele ( mas aí dilemas porque o cara é legal , ele ama o cara , mas não sente mais atração ) , alcoólatra e roteirista de uma série de tv . Honestamente esse foi o livro mais engraçado que eu li na vida , as piadas são muito boas e reais e as referências atuais ( ele querendo só admirar a bunda do cara e todo mundo perguntando se ele tá bem , interrompendo o momento dele , e ele apontando que a paralisia cerebral é a Regina George dele ) , e ao mesmo tempo foi meio que profundo ? Tipo 78% do livro é ele falando sobre sexo ou fazendo sexo mas caraca foi uau lindo e muito bom
Mazzotter 26/08/2022minha estante
bela analise profunda

belle 28/08/2022minha estante
MDS SIM EU TINHA CRISE DE RISO LENDO É PERFEITO

belle 17/07/2022

mto bom
nesse livro basicamente o protagonista tem um emprego q da mto dinheiro, um namorado perfeito, muitas coisas que teoricamente fariam vc se sentir completo, sabota a vida dele na esperança de se entender. tinha tudo pra ser um livro triste e pesado, mas o autor é MUITO ENGRAÇADO, então os temas que são retratados, como o amor próprio, como o protagonista que tem uma deficiência se enxerga e como a sociedade trata ele, sobre inseguranças, vícios e os buracos que tentamos preencher, temas pesados, mas com o humor do autor torna tudo mais leve e viciante de ler. acho q o final poderia ser melhor, mas eu super releria (não tenho nenhum senso crítico então sou suspeita pra falar, mas agora q acabei de ler eu gostei