A falta

A falta Xico Sá




Resenhas - A falta


10 encontrados | exibindo 1 a 10


maryelli0 13/06/2023

Intenso
Fazia um tempo que eu não lia um livro tão forte, tão tocante.

"A falta" narra os pensamentos de um goleiro durante os 90 minutos de um jogo de futebol. Quando peguei o livro, imaginei que seria um livro sobre o mundo futebolístico, mas me enganei. É muito mais do que isso.

"O mais solitário dos jogadores."

O que um goleiro fim de carreira pensa durante um jogo?

Xico Sá com uma destreza magnífica, trata temas pesados (assédio sexual, trauma, marginalização, entre outros)

Mesmo sendo um livro que se passa no mundo do futebol, o livro não é exatamente sobre isso, é mais focado na crise existencial do personagem.

Uma leitura rápida, critiva e profunda. Vale muito a pena a leitura.
comentários(0)comente



Ari 27/12/2022

Criativo
Excelente a proposta do Xico de descrever um jogo, minuto a minuto, com tudo que se passa na cabeça do grande goleiro prestes a encerrar a carreira. Criativo e com linguagem bem própria do autor!
comentários(0)comente



Inácio 21/01/2023

Maturidade e talento
O que pensa um goleiro entre um lance de perigo e outro? E se esse goleiro estiver em fim de carreira? E se ele tiver levado um metafórico chute na bunda?

Xico Sá constrói com cuidado e competência cada um dos personagens em breves capítulos, numa narrativa que se dá ao longo de 90 minutos em que a ação de um jogo se alterna com o fluxo de pensamento e os comentários dos radialistas.

A maturidade vai lapidando a prosa de Xico e, junto com seu talento de contador de histórias, construindo um escritor cada vez mais ousado, capaz de um livro tão leve quanto denso.
comentários(0)comente



Emerson Dylan 12/05/2024

A falta de tudo
Nada soa minimamente orgânico no livro de Xico Sá. O goleiro cult, crescido na favela e filho de um goleiro soviético, reflete sobre a vida debaixo da trave em meio a um jogo improvável. Dialoga consigo mesmo confundindo seu próprio pronome (melancoliza no "eu", se xinga no "tu"). Cita música do Xutos & Pontapés e filme com Paz Veiga de forma gratuita, só pra mostrar como é cult, apesar de ser goleiro. Se vê como Sísifo a todo instante. O narrador e o comentarista esportivo do jogo aparecem a cada cinco minutos com diálogos que só não conseguem ser mais forçados que as crônicas dos periódicos escritas pelo próprio Xico Sá.
O livro tem boas frases e brinca com algunas coisas divertidas (eu adoro a existência do Estádio do Zerão e super entendo a ideia de usar a dicotomia dos hemisférios para criar uma obra). Mas tudo no livro acaba sendo desproporcional, desorgânico, quando não, muitas vezes, bobo.
Particularmente, não sou fã das crônicas de Xico Sá, mas encarei seu curto romance de peito aberto. Triste decepção. "A falta" me pareceu mais um livro feito para ser publicado, como se fosse um cumprimento de contrato no prazo. Assim, mais pareceu uma crônica estendida, cheia de referências que o autor curte, mas que soam extremamente vazias na proposta da obra. Não consigo pensar que o próprio autor consiga ler seu livro sem pensar que "faltou algo aqui. eu deveria ter ido por outro caminho..."
Adoro, leio e coleciono todos os lançamentos da editora Tusquets. Este, disparado, foi o pior livro do selo até agora. Só não passo pra frente porque faz parte da coleção. Mas há tempos uma obra não me deixava tão furioso por sua ruindade.
comentários(0)comente



Gerson91 25/08/2022

A falta
Gosto do Xico Sá e seus textos jocosos. Um livro bem agradável para quem aprecia futebol, mas não é premissa. Gostei.
comentários(0)comente



Marcelha.Leone 02/07/2023

Encantada com esse livro, cheguei até ele através de uma indicação da jornalista Adriana Couto já há um certo tempo. Aguardando para lido. A Falta narra a trajetória de Yuri Cantagalo, um goleiro no fim de carreira, com todas as suas angústias, e no tempo regulamentar de um jogo, ou seja 2 tempos de 45 minutos totalizando 90 minutos. Me encantou a profundidade como algumas questões foram lançadas, mas principalmente a forma despretensiosa. Isso sem falar nas no primor das referências que o livro faz. Não havia lido nada do autor e depois de A Falta já selecionei outra obra. Indico
comentários(0)comente



Vanderson.Gomes 01/10/2023

Grata surpresa.
O livro se desenrola numa trama completamente diferente do que imaginamos, o fundo é o futebol, mas os fantasmas que assombram o ser humano em dois momentos cruciais da vida, abandono e fim de carreira, nos remetem a pensamentos sensíveis a toda pessoa. Ótima leitura.
comentários(0)comente



Angelica.Shihara 16/10/2023

Um goleiro de futebol que narra seus pensamentos durante a sua última partida de futebol como profissional.
Durante o jogo ele vai se lembrando de fatos de sua vida ainda criança junto de sua mãe e a incógnita de quem era seu pai. Ele expõe seus pensamentos e sentimentos com relação ao término do seu relacionamento com Sevilhana e conta sobre seus traumas vividos durante sua vida como jogador de futebol.
comentários(0)comente



Diego 03/02/2024

Reflexões de um goleiro em fim de carreira
"A Falta" é um livro que acompanha o fluxo de pensamento do goleiro Iuri Cantagalo. Um jogador de 40 anos prestes a aposentar as luvas. Já passou por grandes clubes europeus, e atualmente está em fim de carreira, defendendo a meta do Náutico, em um jogo da Copa do Brasil, em Macapá, contra o Trem. O jogo é morno e sem emoções. Isso dá tempo para que o goleiro reflita sobre uma série de problemas pessoais. Ele é letrado, por conta disso suas reflexões são cheias de citações e referências a clássicos da literatura, bem como a ícones do futebol, principalmente goleiros. O pouco que se fala do jogo são as inserções pontuais do locutor WW e do comentarista Tirésias.
comentários(0)comente



Queila 16/02/2024

Neste livro, a vida de um goleiro, Yuri Cantagalo, é narrada sob o ponto de vista do próprio goleiro durante a sua última partida de futebol.
A angústia do que será sua vida depois de pendurar a chuteiras é um contraponto à sua vida como astro do futebol.
comentários(0)comente



10 encontrados | exibindo 1 a 10