Cristal Polonês

Cristal Polonês Letícia Wierzchowski

Resenhas - Cristal Polonês

MAR_beca 27/04/2024

Limbo, angústia e ansiedade
O Cristal Polonês não é exatamente o meu tipo de livro, já que aborda vários temas difíceis como a pobreza e a morte vista aos olhos de uma criança que, por conta da criação, acha que precisa ser perfeita.
No geral, a leitura para mim foi uma experiência interessante, creio que a "graça" do livro está mais em tentar engolir os acontecimentos à seco do que realmente acompanhar o desenrolar da história.
Mas claro, a história não deixa à desejar, me surpreendeu em vários pontos.
Eis a questão: você já sabe o que vai acontecer, e fica ansioso esperando que aquilo não aconteça. Mas é claro que acontece. Quando a Tedda descreve tudo, de uma forma tão neutra e com uma pureza maculada, você gela, se torce e mesmo que tente ficar sem reação você sente sua testa franzir. O limbo vem mais tarde, a pior parte, na minha opinião. É aquele sentimento de "o que vêm depois? O que vamos fazer a partir daqui?", mas não existe depois, mesmo que ele venha. E existe um limbo muito grande entre a-hora-do-acontecido, a-hora-em-que-todos-souberam, a-hora-em-que-a-ficha-caiu e seja-lá-o-que-vier-depois. É tudo um misto de "eu não sei como vai ser agora, mas eu também não sei se quero saber."

Fernanda 18/02/2024

Não sei se recomendo..
Livro triste, frio, fiquei todo tempo com vontade de acolher as crianças. Até a metade do livro achei chatinho, depois ficou uma leitura mais fluida, porém mais sofrido.

mayazoca0 11/01/2024

"Bem longe dali, um menininho vive dentro do seu lago."

Cristal Polonês é, de longe, um dos melhores livros q eu já li. leticia acertou mt na escrita e na maneira de abordar os assuntos, fiquei apaixonada ??

Diana68 11/12/2023

Simples e lindo
Uma história que envolve simplicidade, emoção e infância. Uma leitura gostosa e forte. Com uma riqueza na escrita e sensibilidade no olhar.

Anaaaaaao 13/09/2023

Tristeza
O livro é breve então pede uma resenha breve. E muito bem escrito e gosto como retrata a simplescisade da família e seus defeitos mas ainda sim parece uma família acolhedora a seu modo de forma com q em muitos aspectos lembra a família de todos. E que mesmo anunciando no início a tragédia ele te pega é simplesmente impossível ler e não se senbilizar e é escrito de tal forma que fiquei quase em dúvida se era um relato bibliográfico ou não.

Paulo7b 25/08/2023

RESENHA DO LIVRO CRISTAL POLONÊS
O livro cristal polonês, conta a história de uma família polonesa que vive no sul do brasil,Como eles eram uma família humilde a mãe costurava para ajudar em casa e o pai trabalhava o dia todo.
A história tem como narradora,Tedda,uma criança de nove anos,a filha mais velha do casal.
Eu gostei do livro,e recomendo para as pessoas que gostam de drama ou suspense.

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro Cristal Polonês, de Leticia Wierzchowski
Bom dia, meus Guardiões da Leitura ? O resumo de hoje é do livro Cristal Polonês, da autora Leticia Wierzchowski.

? A família Lovanski vive recebendo restos e doações dos parentes.
? Certo dia, o pai consegue ganhar uma aposta, a família decide viajar até o Chalé para passarem as férias e, principalmente, terem um momento digno e memorável juntos.
? Tudo ocorreu bem, com muitos encantos pelos ônibus, novas paisagens, diferentes pessoas, plantas, placas, poluição, sons, carros e buzinas durante a estrada, as rodoviárias e a pequena cidade, até chegarem na casa com um Lago no quintal, ali sim era paz, natureza, descanso, repouso.
? Miti, o caçula, e o pai passaram a pescar juntos, mas logo Miti se desinteressou depois que se apaixonou pelo Lago e o Lago se apaixonou por ele. Não queria fazer as águas tão bonitas e estreladas sofrerem, perderem seus peixes.
? Algumas tilápias sobraram na geladeira, Miti, após fazer um plano, meticulosamente e bem matemático, do jeito que ele gostava, resgatou os peixes da geladeira, saiu, foi de barco ao Lago e começou devolver a vida para seu amigo. Ainda de noite, estrelas na água.
? Mas alguns peixes afundaram, as tilápias não, Miti decidiu averiguar o que havia ocorrido de errado em seu plano. Ao tentar tocar o animal morto, se esticou e caiu dentro da água e ali mesmo se afogou, depois de se debater um pouco, depois de um forte "plact!" do seu corpinho caindo ali.
? Não demorou para os pais descobrirem, no dia seguinte, foi uma tristeza ter que resgatar o filho, agora falecido, que, em um instante, estava vivo e contando números, pois Miti amava mesmo a matemática, agora ele havia encontrado um novo amor: o Lago. Isso os pais dele não entenderiam nunca. Mas essa foi a hora de Miti, Deus quis assim.
? Retornaram para sua casa emprestada, vivendo suas vidas emprestadas, pelo menos, a mãe conseguiu comprar um terno que, pela primeira vez, seria eternamente de Miti, algo que nunca fora emprestado: seria apenas seu. "Será que sua morte também foi emprestada?" Tedda refletia.

Hevelyn.Duarte 19/07/2023

Chatinho, não gostei. não tem emoção, a mãe é chata, a tedda tem que ser perfeita sempre mds. o final tbm é péssimo

Jaiane.AraAjo 25/05/2023

Cristal Polonês
Cristal Polonês é um livro que fala sobre as dificuldades da vida de uma família polonesa, sobre as escolhas, sobre as felicidades, sobre os sentimentos de cada um, sobre os medos, sobre as pequenas conquistas.
É um livro que bem sentimental, interessante, triste..., " Tedda, menina boa e corajosa ", Tedda é forte sempre deu o seu melhor para ser essa menina boa e corajosa... Mito e paula... Seu irmãos mais novos, um amores. Recomendo muito.

Geovanna 30/04/2023

Cristal polonês
Cara , no início é muitooo chato,muito repetitivo até chegar na parte do lago. Mas aí piora, o miti morre afogado e só. Aí cmç um monte de coisa sobre o velório. Não recomendo muito. Mas é bom para passar o tempo?

Bea Albuquerque 02/03/2023

Comprei na parte de promoção da livraria, paguei 5 reais. E foi os cinco reais, mais bem gastos. Favoritado. O livro ser contado pela vista de Tedda foi uma ótima experiência, a história é intrigante, não da vontade de largar. Nunca imaginei que esse seria o final, me chocou bastante. Amei a escrita da Leticia. Melhor leitura até o momento.

Alice 09/01/2023

Vai fazer você chorar!
O livro e perfeito! A autora soube desenvolver bem a história e os nomes criativos, porém nem tudo são flores, ele carrega uma dor e uma crítica social giganteee por trás, a história me prendeu e o final e inesperado, e um livro fofo, não é de romance mas sobre os personagens e o amor de um dos personagens ao lago, o livro toca bemmm la no fundo, e sensacional e a autora diferente de muitas soube desenvolver o plot twist de uma forma maravilhosa, amei! E recomendo.

Má Contato 08/01/2023

Simples?
Leitura das mais simples e rápida.
Se você for ver realmente, a história não tem nada demais. E já dá pistas do que vai acontecer no início do livro.
Mas não sei, o modo como a Tedda narra, a cabeça de criança, acho que foi isso que me ganhou.