A Dialética Simbólica

A Dialética Simbólica Olavo de Carvalho

Resenhas - A Dialética Simbólica

Sergio.Silva 12/02/2023

"Dialética Simbólica" é um dos trabalhos mais significativos de Olavo de Carvalho, um renomado filósofo, escritor e professor brasileiro. Nesta obra, ele apresenta uma reflexão profunda sobre os símbolos, seu significado e sua relação com a realidade.

A dialética simbólica é uma teoria que propõe que os símbolos são a base da compreensão da realidade, pois permitem que o homem se relacione com o mundo de uma maneira mais profunda e significativa. Segundo Carvalho, a dialética simbólica é uma forma de entendimento que transcende as limitações da razão e se baseia em uma compreensão mais ampla da realidade.

Carvalho argumenta que os símbolos são fundamentais para a comunicação, a arte, a religião e a filosofia, e que sua análise e interpretação podem levar a uma maior compreensão da realidade. Ele explora vários aspectos da simbologia, incluindo sua relação com a cultura, a história, a religião e a linguagem.

O livro é desafiador e profundo, exigindo uma atenção cuidadosa e uma mente aberta para ser completamente compreendido. No entanto, é uma leitura fascinante e esclarecedora para quem deseja aprofundar sua compreensão da simbologia e sua relação com o mundo e com a cultura. "Dialética Simbólica" é uma obra fundamental para estudiosos de filosofia, religião, arte e cultura, e uma contribuição valiosa para a compreensão da natureza humana e do mundo que nos cerca.

Vinícius 21/10/2021

Um dos melhores
Em a dialética simbólica o autor escreve, para mim, uma das suas melhores obras, analisando a simbologia em três filmes: Aurora de 1927 ainda no cinema mudo, o silêncio dos inocentes e central do Brasil. Além de outras análises filosóficas que tratam de simbologia no cotidiano de cada um e sua relação com a criação divina. Recomendo.