Spiral

Spiral Koji Suzuki

Resenhas - Spiral

Pati 04/10/2023

Surpreendente
É completamente diferente do segundo filme japonês, e essa foi uma surpresa muito bem-vinda. Gostei desse conceito de ?vírus que busca mutação para se expandir mais rapidamente?, os paralelos com a varíola são muito bem colocados, realmente gosto muito mais desse conceito de vírus do que o de ?maldição? usado nos filmes.
Só não dou cinco estrelas porque o plot twist no final, para mim, não me desceu muito bem. O ponto é o Ryuji mesmo: ele manipulou tudo para ajudar a Sadako, e propositalmente fez faltar uma página na tese dele para fazer a Mai procurar e acabar assistindo a fita bem no período de ovulação dela, fazendo ela conceber a Sadako renascida. O Ryuji não amava a Mai? Como ele pôde condenar ela à morte?
De qualquer forma, já estava estabelecido desde o primeiro livro que ele queria assistir o fim da humanidade, então talvez nunca tivesse existido amor nenhum pela Mai (ou ele não era tão forte quanto a vontade de ver a humanidade se ferrando).
Recomendo a leitura, achei a escrita e a história muito interessantes.

Gabriela.Wouters 17/06/2022

Demorou pra desenrolar, mas valeu a pena
Algumas coisas eu já imaginava que iriam acontecer, mas não imaginava que o desfecho do plano da Sadako seria TÃO impactante.
Sem mais comentários, só LEIAM ESSE LIVRO (mas leiam Ring primeiro né kkkkk)

Dani 14/10/2017

Spiral - Ring # 02
Ando é um médico legista que teve sua vida drasticamente entortada pela morte de seu único filho, o que culminou também no fim de seu casamento. Ele, hoje, estava encarregado da autopsia de Ryuji Takayama, um antigo colega que morreu recentemente, em circunstâncias estranhas. Mai Takano era uma estudante próxima de Ryuji, que também deseja saber as verdades sobre a morte do professor. Ando e ela se aproximam, ambos guiados por esse mistério.

People only ever believe what they can understand.

Spiral é o segundo volume da trilogia Ring e eu estava bem curiosa para saber o que mais essa estória iria trazer, já que as adaptações sofreram muitas modificações. Faz algum tempo que li o primeiro livro de forma que, durante um bom tempo, fiquei um pouco perdida, além de confusa sobre qual estória eu me lembrava (se era do livro mesmo ou dos filmes). Mas, na metade do livro, mais ou menos, há uma super recapitulação que facilita muito as coisas.
Porém acontece que Spiral não me envolveu como Ring, por vários motivos. Não me lembro se o livro que iniciou a trilogia também era assim, sei que na época a leitura funcionou, mas esse tem a narrativa lenta demais. Fiquei entediada e desinteressada em vários momentos, tudo caminhou muito lentamente.
Atrapalhou, também, todas as explicações mirabolantes e linhas de raciocínio que eu simplesmente não conseguia acompanhar, estava achando chato demais. Spiral focou mais na parte biológica de Ring, e mesmo eu gostando muito dessa área, não sentia vontade de entender realmente tudo ali, mesmo que seja uma estória fantástica, entender o que o autor quis fazer.

Wich was more pleasant to live in, he wondered, the world of reality or the world of delusion?

Ring é uma estória de terror, e eu não me importava se houvessem conflitos sem explicações como costuma fazer (me pergunto porquê não parei no primeiro volume então...), e acabou que Spiral transformou essa estória em algo muito estranho. É difícil de explicar porque Koji Suzuki fez tanta coisa louca que nem eu mesma sei se entendi.
A verdadeira face de Ring, de Sadako Yamamura e da fita, são mostradas. É revelado o verdadeiro significado disso tudo, o que quebra toda a hipótese que o livro anterior construiu. Sempre fui acostumada com essa versão de Ring, mesmo faltando as reviravoltas bombásticas presentes no livro, então acho que por isso não aceitei bem essa nova perspectiva. Foi muito esquisito, muito estranho de engolir, beirando o ridículo.
Acho que a única coisa legal foi uns certos detalhes, que se apoiaram no sucesso que Ring fez no mundo real. Mesmo assim não valeu a pena, foi uma grande decepção. Agora me sinto dividida entre a vontade de esquecer esse livro e guardar apenas o primeiro, ou terminar o último livro apenas para saber o que mais o autor pode inventar agora.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2017/05/spiral-ring-02.html