E se eu me importasse? Tatiane Biasi

Resenhas - E se eu me importasse?

Joele Santos 04/02/2023

"Dê asas e se o amor for verdadeiro, ele voltará pra você ."
(18/11/23)

Perfeito, muito melhor que o primeiro. Não tava dando nada por esse livro, pq não tinha gostado nem da Paula e nem do Léo mais resolvi ler e amei o livro. A história e perfeita , envolvente,e tem um Plot twist que eu não tava esperando kkkkk. Amei conhecer mais da Paula e ver que ela realmente não e uma pessoa ruim. O livro e muito lindo e o casal e tudo de bom .

"Estar apaixonado era um eufemismo. E havia algo diferente em relação à Paula. Amor sempre foi um sentimento difícil de comparar, até porque cada relação funcionava de uma forma, mas eu sabia a verdade. Era ela. Ela me preenchia como nunca ninguém tinha feito antes. Passei toda a minha vida tentando ser minha melhor versão, sentindo-me insuficiente por não conseguir alcançar um patamar de perfeição irreal que eu mesmo tinha criado. E Paula foi capaz de ver através e abraçou as minhas imperfeições mostrando que estava tudo bem que eu as tivesse. Me ensinou a usá-las da melhor forma e a me conectar com elas. Era uma experiência única viver livre de algumas amarras. E eu a amava ainda mais por me proporcionar isso."

anabia 12/09/2023

Amei eles!!!

Gente sério, pensei que eu não ia gostar desse livro por causa da Paula, mas acabei amando ela. O Leonardo é um amor, sério, amei ele demais!!!

Esses dois são bem sapequinha também, não imaginava que o Leonardo era assim, slk, fiquei besta. E a Paula também bem danadinha.

As partes que eu fiquei bem triste foi quando a Paula magoou o Leonardo e se magoou, pois achava que a outra lá era o melhor pra ele, ai gente, fiquei muito triste, fiquei com dó dos dois.

Menina, fiquei em choque sobre o que a Paula e o Leonardo descobriram, fiquei em choque, slk, não esperava.

A Paula é uma mulher muito forte, por passar por tudo o que ela passou.

Me estressei com o pai do Leonardo, querendo que o Leo faça tudo que ele quer, eu já tinha xingado.

O Leonardo e a Paula são maravilhosos, amo eles! ??

Lari 12/01/2023

Mais uma vez Tati mostrando para o que veio!
Ela escreve com maestria, consegue nos envolver na história de uma forma surreal. Nos faz gargalhar com a acidez da Paula Braga, com a literalidade de George e nos apaixonar por Leonardo.

Nesse livro ela mostra o quanto seus personagens carregam marcas, traumas, medos e armaduras assim como nós. Ela não coloca pessoas perfeitas para se envolverem, ela cria os cenários mais impossíveis e os torna, totalmente, possíveis! Fazendo com que torçamos para que as coisas aconteçam logo para respirarmos aliviados.

No 1º livro ela me fez odiar Paula Braga e toda sua estupidez, mas nesse ela nos mostra o motivo dela não se mostrar vulnerável, dela ser tão dura e fria com as pessoas, assim como nos mostra seu lado mais íntimo e bom! E faz o título do livro ter total sentido! Nos mostra como as pessoas querem nos manipular e como ficam p*t*s da vida quando não conseguem e somos capazes de impor nossas vontades e opiniões. Nos mostra como é incrível nos conectarmos com pessoas que nos aceitam exatamente da forma como somos.

Mais um Enemies to Lovers de respeito, com tudo o que o leitor de direito!

Carol 01/06/2023

Como eu amo esse livro
Já tinha lido uma versão digital e agora terminei o físico tbm
Amo muito a Paula , porque protagonista pode ser sim ter problemas e não ser perfeita e ainda ser forte, amo a forma que ela não se deixa abater por qualquer coisa.
Já o Léo, muito bom tbm, cara legal, que sabe o que quer, muito fofo
A química dos dois é ótima, história , enredo e tudo o resto são muitos bons mesmo( as conversas no grupo de WhatsApp dos amigos são um tempero a parte , muito bom tbm).
A parte do retiro espiritual da pra dar umas boas risadas tbm
Da pra chorar quando a Paula se mostra vulnerável, enfim um misto de sentimentos em uma história , que na minha opinião foi bem escrita .

IzaBrum 16/03/2023

Uma história sempre tem 2, 3 versões..
5 estrelas

Arrependimento. Essa é a palavra que define os meses que enrolei para ler a continuação dessa série.
No livro 1, odiei Paula desde o primeiro momento. A única coisa que conseguia pensar quando ela estava em cena era: que mina escr0t@!
Por este motivo, em um primeiro momento me recusei em ler o livro dela, mas depois, de pouco a pouco fui cedendo e finalmente nesses últimos dias, depois de quase 1 ano, resolvi ler, e que ARREPENDIMENTO de tão ter CADELADO mais cedo para esses dois perfeitos.

Marco e Rossi tinham meu favoritismo, mas já vou me desculpando desde já com eles, porque PAULA E LÉO construíram triplex dentro do meu coração, lotado de plantas, Dalai Lama, biscoitinhos da sorte e muito muito AMOR.

Paula tem um passado turbulento, doloroso. Léo, apesar da calmaria que tenta mostrar, é mais um reflexo do controle de sua personalidade, para que ele não tenha autenticidade, mas apesar disso, tem sim um coração gigante, enquanto Paula demonstra ter um coração mais rancoroso. Cada um com seus motivos e todos válidos.

O mais lindo dessa história é porque Paula consegue trazer à tona a melhor versão de Léo e faz com que ele se sinta LIVRE, LEVE, faz com que ele sinta que é ele mesmo. Já Léo, consegue transmitir uma segurança e calmaria tão grande para Paula, que isso faz com que toda a muralha que construiu dentro de si e de seus sentimentos, sejam destruídas quando está sozinha com ele, apesar de não gostar, é com ele que ela se sente à vontade para demonstrar suas vulnerabilidades.

É uma construção linda, de pouco a pouco e que aquece o coração.

Um dos maiores defeitos que tenho sentido na leitura dos últimos romances, principalmente nacionais, é o EXCESSO de páginas. Livros de 900 - 1000 páginas que certamente não precisam disso tudo. Então chega um momento que já to pulando certas coisas, por sentir que a história não sai do lugar. Porém, aqui não. Cada página, cada acontecimento foi necessário. Não teve enrolo, foi tudo na medida. Lindo e necessário. Amei demais!

Mais uma vez, amei os personagens secundários. Por alguns momentos quis bater muito em Marco. Definitivamente estou feliz com a possível amizade de Rossi e Paula e quero muito ler a história de Duda.
Já sobre Jonas, prefiro não comentar, porque me dá raiva kkkkkkkkkkkkkk

Um trecho do livro para não perder o costume:

? Vivemos uma vida real, Braga. Não existem só vilões, mocinhas e príncipes encantados. Somos um pouco de tudo, muitas vezes sendo vilões das nossas próprias histórias, outras sendo o herói. Ninguém é uma única coisa e tudo depende do ponto de vista. E acredite, somos nós que fazemos nossos finais. Se ele será feliz ou triste, só depende de você.
Mimi Macedo 16/03/2023minha estante
Verdade

IzaBrum 16/03/2023minha estante
E ainda estou tentando me conformar que estou com raiva da Dudinha kkkkkkkkkk

Mimi Macedo 16/03/2023minha estante
Kkkkkkkk

Analu. 22/06/2022

NINGUÉM ACIMA DELES?
Que livro meus amigos, esse é surto em? Inclusive saudades de ficar gritando 2h da manhã por cenas de Leonardo e Paula, aíai.

Eu simplesmente amei esse livro, zero defeitos. Enemies to lovers DE RESPEITO eles se odeiam mesmo, daquele nível de ódio que tu sente que vai rolar assassinato se ficarem muito tempo juntos.

Me apaixonei perdidamente pelo Leonardo Ortega e suas plantinhas, sério que homem! Amava esse lado dele zen com suas meditações, ursinho carinhoso e o lado dominador na cama ?
Hots 10/10 inclusive, não lembro o último nacional que eu li que realmente surtei nas cenas hots.
Porque assim, eu gosto da putaria mas os romances nacionais parecem terem prazer em descrever os órgãos genitais e usar palavras muito chulas o tempo todo, e isso tava já me deixando de saco cheio.
Mas esse aqui não meus amigos, teve putaria sim das boas e bem escrita.
Que você se envolve tanto que parece que tá lá ??? (e não precisou botar a palavra grelinho pra isso ??)

PAULA OQ DIZER dona de tudo, do meu coração da minha vida! Enfim casal de milhões, história linda, construção 10/10
Amei a conexão deles, amei a amizade deles, amei a declaração! Tudo foi deles, diferente e somente deles.

Não recomendo o primeiro livro porque odiei, marco e Alice podiam muito bem sumir que não fariam falta. Mas esse aqui merece um pedestal, é isso.
bluelancezx 22/06/2022minha estante
OS MAIORES
Tudo deles foi perfeito, não teve ? dos hots do primeiro livro, mas os desse foram muito melhores na minha opinião #lepaumelhorcasal

Analu. 22/06/2022minha estante
Eu achei os hots do primeiro livro muito pobres amiga, apesar de ter muito faz sentido? É a tal de quantidade não é qualidade.
E eu odiei demais o desenvolvimento do março e alice, a história não me pegou.
Tanto que eu não ia ler esse mas panfletaram e eu fui conferir ainda bem!

bluelancezx 22/06/2022minha estante
Simm, concordo, faz sentido mesmo já q o trato deles era esse kkkkkkkk apesar de concordar com tudo o q vc falou, eu ainda gostei do primeiro, mas esse definitivamente é melhor em tudo, eu amei

Sofia.Campanharo 13/06/2022

QUE LIVRO FOI ESSE MEUS AMIGOS !!! O primeiro é bom mas esse ? Superou demais minhas expectativas!! Apenas digo, LEIAM! Não vai se arrepender, entrou parando top 5 de melhores leituras do ano!

júlia 06/08/2023

Muito melhor que o primeiro livro
O leo foi um dos únicos personagens que eu gostei no primeiro livro, já a paula eu detestava, mas queria saber mais sobre ela. sempre vi muitos comentários positivos sobre esse livro, então apesar de não ter gostado do primeiro livro e da maioria dos personagens, resolvi dar uma chance para pra este e não me arrependi nem um pouco.

toda a tensão do início até eles se entregarem ao que realmente queriam, era ótimo acompanhar as interações dos dois.
leo se pressionava muito para ser perfeito e calmo como seu pai queria, e a paula se escondia por trás daquela máscara de indiferença e maldade para não se machucar. foi lindo ver os dois abraçando a parte que o outro tentava esconder. os dois são simplesmente maravilhosos juntos (e também tiveram ótimos hots).

a autora usou uma fórmula bem parecida com a do primeiro livro, em alguns momentos o plot foi exatamente igual o primeiro o que deixava um pouco previsível.

tivemos a revelação sobre a paula e a duda que acarretou no plot mais chato do livro. o escândalo que a duda fez foi ridículo, ela é sem dúvidas a personagem que eu menos gosto junto com o marco. zero ânimo para ler o livro dela.

Julia_ 06/09/2022

Ansiosissima para o terceiro!
Simplesmente apaixonada pelo Ortega e pela Paula, as interações entre os dois, a forma como o Ortega é extremamente maduro e seguro dos sentimentos dele, enquanto a Paula tá aprendendo a lidar com as fragilidades e o lado humano dela, enquanto ainda se apaixona pelas esquisitices do Leo.
Porém, os personagen secundários definitivamente causarm um rebuliço nesse livro, quis chutar o Marco um zilhão de vezes, que enxerido!!! O Jonas pior ainda, não existe possibilidade de redenção, só faz merda! Quanto ao Nick... meu pano está pronto para ser passado kkkk apesar das grandes merdas feitas também. Definitivamente, o terceiro livro promete!

Nathy 24/12/2022

E se eu me importasse?
Esse livro me deixou com o emocional abalado da melhor forma possível. Tem tantos pontos fortes que chega ser difícil tentar resumir, mas vou tentar mencionar os que mais chamaram minha atenção!

A autora conseguiu fazer algo que acho difícil encontrar na maioria dos livros que são continuação, que é justamente facilitar a transição do leitor para um próximo volume do mesmo universo. Não houve necessidade de me aclimatar novamente ao universo, ela conseguiu trazer fluidez ao dar continuidade para a história, ainda que os narradores fossem outros personagens, fazendo com que a experiência fosse extremamente natural, agregando somente ao ritmo da história, assumindo uma narrativa frenética e muito envolvente!

Outro ponto que amei foi justamente ela aprofundar e desenvolver o emocional e as questões individuais dos protagonistas, assim como dos persongens secundários. A Tati (autora) não força um desenvolvimento que vai de encontro com a natureza dos persongens, do contrário, novamente se mostra como uma autora que permite que eles tenham espaço na narrativa para ditar o ritmo da história.

Esse aspecto em especial é muito relevante, visto que os protagonistas são diferentes dos narradores do primeiro livro e ainda que o livro mantenha a atmosfera familiar do universo, trazendo de volta os persongens do primeiro, ela consegue deixar claro essa separação e diferenciação entre os personagens, suas personalidades e particularidades.

Esse volume abordou alguns traumas e questões do passado dos protagonistas que se tornaram partes intrínsecas de quem são, achei que a narrativa foi muito bem desenvolvida, sem romantizar os problemas, mas sendo crua e honesta, assim como seus narradores, aproximando o leitor de suas realidades.

O contraste de personalidade entre os protagonistas gera uma constante tensão, que é trazida em evidência em diferentes momentos. Esse clima pesado, no entanto, torna propício que o leitor consiga enxergar a crueza dos sentimentos retratados. A trama foi desenvolvida de tal maneira, que ao final do livro o leitor consegue até mesmo diferenciar as camadas de tensão que permeiam as diversas situações ocorridas.

A veia humorística deste livro foi muito bem abordada, sendo um aspecto que ajudou a trazer leveza, ou ao menos risadas, em diversos momentos da narrativa! As referências geeks tornaram tudo mais divertido!

Deu para sentir de forma tão direta por meio dos personagens a preocupação em criar conexões reais, o medo de se machucar, a dificuldade de externalizar sua versão mais sincera, a cautela em não demonstrar vulnerabilidade. São tantos aspectos diferentes do ser humano que foram abordados de forma tão realista. Realmente foi um livro que me comoveu, fez com que eu me encontrasse de tantas formas em ambos os protagonistas.

É impressionante também o quanto a autora consegue expressar os traços de personalidade de cada personagem de forma clara, sejam eles protagonistas ou secundários. Não há uma preocupação somente em demonstrar a realidade dos protagonistas, o círculo de convivência dos narradores também é trazido de forma transparente, presente e constante, seguindo o trabalho que ela iniciou no primeiro volume.

Foram tantos acontecimentos, tantas cenas de aquecer o coração, outras de parti-lo. Amei que o trope de found family tem se tornado cada vez mais consolidado a medida que o universo se desenvolve, e foi definitivamente algo que tornou a história ainda mais próxima ao meu coração!

Terminei o livro num misto de felicidade extrema e uma tristeza e preocupação com o que vem por aí. E é esse equilíbrio que a Tati sabe dosar perfeitamente, os momentos felizes de uns não anulam as preocupações e questões dos outros personagens.

Com verdadeira maestria, mostrou que esse universo já tem praticamente vida própria, que seus persongens são tanto fortes quanto frágeis e que ser humano é uma constante tentativa de encontrar o equilíbrio entre nossos defeitos, virtudes, e a versão de nós mesmos que externalizamos pro mundo.
Lina. Corona 25/12/2022minha estante
????????

Milly_books 04/02/2023

Momentos... Paula Braga & Leonardo Ortega
??Sim, sempre fui uma 🤬 #$%!& com as pessoas que detinham meu total desinteresse ou ódio. Foi como meus pais me ensinaram a ser, como aprendi desde sempre. Não sou uma mocinha, uma mulher meiga e repleta de qualidades. Eu sou real, crua, fodida e um poço de defeitos.
??Foram poucas as pessoas que me importei por toda a minha vida. E mesmo assim, grande parte delas me machucou.
?Estava puto comigo mesmo por não conseguir manter algum tipo de controle sobre minhas emoções. E era culpa dela, sempre dela. A dona de todo meu desequilíbrio, a pessoa com a maior aptidão para desalinhar meus chakras, de foder com meu psicológico.
?? Eu não odeio você ? declarou quase que em um sussurro, como se fosse algum tipo de confissão que ninguém mais poderia ouvir. ? Ótimo, porque eu não odeio você também.
Gabriela.Wislany 05/02/2023minha estante
É uma série ? Consegue me passar a ordem?

Milly_books 06/02/2023minha estante
Sim é uma série...

1? E se eu precisasse de você ?
2? E se eu me importasse ?
3? E se você soubesse ?

Gabriela.Wislany 07/02/2023minha estante
Obrigadaaa ?

fe.nacelo 28/06/2022

Quero um marimo
Não esperava nada, mas recebi o fav do ano. Li o primeiro e já amei de mais, mas esse eu tava com um pé atrás por odiar o Leo e a Paula por conta do primeiro livro, mas eles se tornam o meus protegidos da vida. Nem sei o que comentar sobre, só que eu preciso de um marimo. O enemies to lovers é tudo, a química deles até na hora de brigar é surreal, a Paula é perfeita até sendo ácida e xingando todo mundo, o contraste do casal combina e não combina ao mesmo tempo e eu nunca ri tanto na minha vida, principalmente com as figurinhas do whatsapp kkkkkk Esse livro é o maior e todo mundo devia ler.

Lyka 01/06/2022

Perfeito!!
Eu gostei da relação do Marco e Alice,porém nem se compara com a história do Leo e Paula. Eles se tornaram os meus favoritos conseguir ler o livro todo em uma madrugada, em como eles se envolveram e sempre procuravam ser os mais sinceros possíveis. E tbm as partes mais quentes me chamaram mais atenção,já que no primeiro livro dava a impressão que Alice e Marco só viviam transando e ficava meio chato. Eu sempre parava o livro deles e tentava voltar a ler para terminar porém achava bem arrastado e às vezes maçante. Ao contrário desse livro nunca perdia o ritmo tudo no tempo certo e as cenas picantes no limite certo sem cena demais e sem cena de menos. Estou apaixonada por eles e quero ver mais da relação deles dois no próximo livro e ver como vai ser a relação da Duda e Paula de agora em diante depois dessa revelação.
Swyanne Rodriguez 04/06/2022minha estante
IDEM!!! eles viraram os meus favssss

aghata 01/03/2024

Paula e Leonardo ???
Esse livro pra mim foi melhor que o primeiro, terminei completamente apaixonada por Paula e Leonardo.
é uma montanha russa de emoção que me surpreendeu desde do início, alguns plots no meio do livro me deixaram de boca aberta por minutos. eu amei ver o desenvolvimento deles, são realmente um dos melhores casais literário.

Cibele Lira 15/11/2022

Confesso que demorei...
Quando vi que era da Paula eu fiquei com uma certa preguiça de começar, mas quando comecei fluiu mt rápido a leitura , ri muito , torci por eles , amei o Léo.
Adorei a Paula , impulsiva, mavilhosa e maléfica. Me surpreendeu a escrita e a estória, enfim foi melhor que da Rossi.