Guia de Cuidados com Abelhas-Rainhas

Guia de Cuidados com Abelhas-Rainhas Olivia Waite

Resenhas - Guia de Cuidados com Abelhas-Rainhas

jeslendo 07/07/2022

Rapidamente me encontrei encantada pela forma de escrita da autora que em seu livro anterior do qual tive contato tinha achado tão arrastada. Nessa história, na maioria do tempo os detalhes são um combustível para a imaginação ao invés de um incômodo.

Em meio ao romance, somos transportados para uma outra época conforme a autora nos mostra acontecimentos muito bem descritos. E, mesmo que sendo realmente interessantes, em alguns momentos da leitura acabam se tornando um cansativo debate político, do qual confesso que foi uma narrativa que não me agradou tanto, mas não me incomodava ao máximo por combinar com a história, se infiltrando nos questionamentos pessoais das personagens.

E, depois da metade do livro, o assunto fica em segundo plano e o foco volta mais ao romance, do qual tem um lindo desenvolvimento, acompanhando ambas as mulheres se questionando sobre os seus sentimentos e aceitando-os de uma forma aberta, mesmo com as dificuldades em meio a sociedade que são muito debatidas durante toda a história.

Foi uma leitura excelente e que me deu a maior vontade de começar imediatamente a criar abelhas.

Thai lendo 22/08/2022

Mel, abelhas, amor sáfico, mais mel, mais abelhas e romance
Livros sáficos. Apenas.

Gente, eu achei o livro bom, não foi melhor que o primeiro mas ainda sim foi bom. As personagens principais são muito legais e a história é boa. As cenas fofas de romance, as com as abelhas e as de hot, são muito boaas. O meu único problema com o livro foi que ele demorou MUITO. Teve MUITA enrolação, bem mais que o primeiro, ao ponto de ficar maçante e eu só continuar lendo porque, de fato, era um romance entre mulheres. De restante, gostei.
Não sei se leria de novo, o primeiro é melhor, mas achei esse bom também.

julia5317 19/05/2023

Li no embalo de mecânica celeste, e gostei bastante da autora, ela consegue construir bons personagens que conversam muito bem entre si com a história, trazendo um contexto bem feito também. talvez eu tenha ficado um pouco obcecada pela história, cágado com meu sono mas valeu a pena e agora eu preciso tomar um rumo na minha vida e começar meu tcc

Boo_ 18/07/2023

Melhor que o Primeiro
Eu achei Guia de Cuidados com Abelhas-Rainhas melhor que o primeiro da série. Não que eu tenha achado o primeiro ruim, eu amei ele, mas o segundo conseguiu ser ainda melhor.
O romance é lindo, eu particularmente não gosto de ler livros de slowburn por pura falta de paciência mesmo, mas aqui eu até que gostei da forma lenta que o romance aconteceu, primeiro ele foi construído em amizade e ao longo do livro conseguimos perceber que foi passando de amizade a algo mais.
Os debates políticos que ocorreram ao longo do livro foram meio chatos confesso, eu não gostei, mas eles foram construídos de uma forma boa, então no que em outro livro me faria tirar estrelas, aqui a Olivia Waite soube desenvolver de uma forma boa essa parte da trama, entao não me irritou ao ponto em que eu tiraria estrelas por causa disso.

Angs 13/12/2022

Me interessei pela sinopse quando vi. Mas não imagina o quanto ia me prender. Claro que até a metade do livro, quase não tem desenvolvimento do romance entre Agatha e Penelope. Mais focado nas ações políticas. Mas é claro que temos o desenvolvimento dos sentimentos das personagens e acompanhamos elas entendendo o que sentem uma pela outra. Lá por 54% do livro finalmente elas se declaram e o primeiro beijo é trocado. E assim começou o desenvolvimento pra valer do romance.
Mas queria deixar claro o quanto detestei o reverendo Oliver e principalmente a Lady S. Mulherzinha amarga e insuportável.

Ludmila 20/02/2023

É humanamente impossível não amar esse livro! A autora escreve um romance entre duas mulheres adultas, mais velhas, sendo uma dona de uma gráfica e a outra, apicultora. O encontro de ambas é lindo e extremamente significativo.

Beatriz 25/03/2023

Eu queria ser uma abelha pra pousar na sua flor ?
Dentre outras piadinhas marotas sobre o titulo do livro, eu cito esaa que faz bem a cara dele. O livro me surpreendeu pelo melhor lado possível. Um tema delicado sendo tratado às claras para uma sociedade de 1820, duas mulheres apaixonadas que levaram meses até saber por entrelinhas que elas se gostavam. Assuntos como casamento, morte de rainhas, e revoluções foram tratadas de maneira calma e bem humorada. Não acredito que a autora tenha demorado para desenvolver o romance entre elas, só que foi uma escolha sensata deixar o slow burn ser um slow burn. Como um romance de época tem que ser. Não é natural haver paixões cadentes dentro de uma relação de amizade entre mulheres mais velhas, mas em algum momento a coisa deve pegar fogo e foi assim que aconteceu.

Mirella | @readingmirella 25/03/2023

Gosto muito muito do primeiro livro e estava muito ansiosa para ler esse, mas que livro CANSATIVO, o romance é bem fofo e infelizmente foi meio eclipsado pelas 50 explicações sobre abelhas, precisava mesmo?

Joine Farias 20/03/2023

A história é boa, mas é um pouco cansativa em alguns pontos. Eu gostei muito mais do Guia de Mecânica Celeste para Moças que, ao meu ver, foi muito mais envolvente que este segundo livro. Mas o estilo de escrita dela é bem cativante.

Milena 16/10/2023

Olivia Waite does it again. Depois desse, eu sei que o nome dela é sinônimo de relacionamento bem desenvolvido, personagens interessantes e multifacetadas, e um romance fofíssimo. Queria que os livros dela fossem publicados de forma física, pra alcançar mais pessoas, porque todos merecem um bom romance de época, especialmente um bom romance de época entre mulheres.

Kiri 26/11/2023

Os livros dessa autora são uma delícia!
É o segundo dela que eu leio (são todos interligados mesmo sendo histórias fechadas. As principais de Guia de Mecânica Celeste para Damas aparecem aqui, então melhor ler aquele antes) e é tão bom quanto!
É focado no romance sim, e tem várias cenas das principais, mas é interessante o quanto ela acrescenta de informações científicas ou parecidas ela coloca nos livros! Esse aqui fala muito de apicultura e de gráficas, além de um tanto de tretas políticas envolvidas
Detalhe que o nome do livro foi mudado e no original era a Vespa Viúva e tem esse nome em um momento durante o livro que me fez amar mais ainda

Min 06/08/2022

Nheee
Não foi tudo isso
Achei a leitura beem arrastada, o romance demorou mais da metade do livro pra acontecer e senti que quando aconteceu o livro perdeu um pouco da graça.

Am'oonchild 03/11/2022

Doce, doce como mel
Acho justo iniciar a resenha dizendo que Olivia Waite é uma escritora de mão cheia. Fico encantada em como ela cria enredos tão diferentes do que se espera de um romance de época e ainda consegue o executar muito bem. Tipo, como eu poderia imaginar que a descoberta de uma colmeia num simples depósito ia me levar a uma troca de cartas amorosas e discussões políticas?

Assim como no primeiro livro dessa série, os personagens são muito bem construídos, cada background e ambiente que os cerca é super rico e outra vez ela insere pessoas diversas de forma bastante natural, sem deixar de lado o contexto da época. Por sinal, ela traz uma discussão em volta da Rainha Caroline que é incrível, cheguei a ir atrás da história para verificar se eram fatos reais e, de fato, ela deve ter feito uma pesquisa enorme em volta de registros passados, porque ela uniu maravilhosamente todo esse conflito real com questões pessoais das protagonistas e da comunidade no livro.

No entanto, não posso negar que em certos momentos ela pesa a mão e o slow burn do casal cansa, penso que infelizmente temos aqui o mesmo problema que no primeiro livro, ela foi se estendendo e na hora de concluir fica muita coisa e a resolução acaba sendo corrida ou, melhor, não tem um impacto devido já que é muita coisa junta.

Porém, tirei apenas meia estrela por causa disso, porque de verdade acho justo o livro receber uma nota alta, pois para além dessa gafe a história tem muito brilho, vários diálogos e questionamentos muito bons, assim como várias realidades e pensamentos que divergem, mas acabam se encontrando e servem para mostrar que os personagens são tridimensionais. Como, por exemplo, a Agatha ter certa resistência em aceitar a decisão do filho Thomas e da Eliza sobre casamento, quando claramente ela não pode os julgar.

E, para finalizar, Agatha e Penelope são um casal lindo, foi ótimo ver o relacionamento delas evoluindo de um encontro simples, a troca de cartas, a amigas confidentes, a tensão, pensamentos proibidos e desejo até elas admitirem o amor romântico que sentiam uma pela outra.

iris 03/01/2023

fofo, mas nada além disso.
Achei um pouco frustrante minha primeira leitura do ano não ter sido um livro extraordinário, e que eu tinha iniciado em 2022, mas isso não significa que eu não tenha tido uma boa experiência lendo ele.

Conheci a escritora, Olivia Waite, ano passado com o seu livro ?Guia de Mecânica Celeste Para Moças? e me apaixonei de cara por seu estilo de romances de época protagonizado por casais sáficos. Sua escrita é muito boa e fluída, e isso se repete em ?Guia de Cuidados com Abelhas-Rainhas?.

O livro possui uma história doce e muito gostosa de ser lida. Os personagens são muito cativantes e queridos, e possuem uma construção muito boa. O relacionamentos do casal principal é muito legal e bom de acompanhar o desenvolvimento. Apesar disso, achei a trama toda um pouco sem graça, rasa e clichê. Porém, acho que no geral o livro é bom, e sua leitura vale à pena, principalmente para quem procura histórias com representatividade.

Spensa 21/01/2023

Olivia Waite é sempre maravilhosa em tudo o que se propõe a fazer. Embora eu tenha gostado mais do primeiro livro, esse aqui foi uma leitura muito agradável.

O livro conta a história de Agatha que, sobrecarregada com o trabalho, pede ajuda de Penelope com um enxame de abelhas no depósito de sua gráfica. Elas só não esperavam se apaixonar no processo.

O desenvolvimento do romance acontece principalmente por meio de cartas, com o trope de "friends to lovers", apesar de achar as personagens fofas, confesso que o casal não me convenceu. Não sei se por que a autora acabou se demorando até demais nas contextualizações sobre os acontecimentos históricos e políticos, ou se foi pelas longas discussões sobre manejos com abelhas, que acabou me cansando. O fato é que não senti o arrebatamento, os arrepios na primeira declaração de amor, ou excitação com o primeiro hot.

Esse foi o meu único problema com o livro, e apesar de não ter sido um favorito, consigo reconhecer o quanto ele é bem escrito, daqueles pra além do romance, com discussões importantes e registros históricos muito bem pesquisados e coerentes. Ele só não entregou melhor o que eu gosto de ver em um romance. Uma questão muito pessoal, mas que uso como critério nas minhas avaliações.