Audição

Resenhas - Audição

1 | 2 | 3 | 4

amarxhi 05/03/2024

Audição - RYU Murakami
Audição de RYU Murakami, se passa na Tóquio dos anos 90. Muito bem ambientada e com bastantes descrições culturais, o livro é um prato cheio para quem quer conhecer mais da cultura.
O livro começa com nosso protagonista (que após perder a esposa e ficar 7 anos solteiro) decidi que é hora de procurar uma esposa, a pedido de seu filho de 15 anos. Aoyama com ajuda de seu amigo, um produtor de cinema, decidem que a maneira perfeita para encontrar a esposa ideal e dentro de todos os parâmetros exigidos seria por meio de uma audição para um filme que não existe pretenção de acontecer. Assim, Aoyama conhece a linda e misteriosa Assami Yamassaki. A paixão a primeira vista de Aoyama por Assami o cega de qualquer conselho dado por amigos e até seu próprio filho, se tornando uma obsessão.
Neste livro não existe vítima (só o cachorro, cena terrível, aliás), Aoyama e seus amigos reproduzem diversas falas machistas, assim como reproduzem a misoginia. Por outro lado Assami pelos abusos do passado tem uma mente completamente perturbada, capaz de colocar em prática coisas inimagináveis. Se prepare e esteja de estômago vazio ao ler os últimos capítulos.

Alerta: esse livro contém gatilhos como mutilação, abuso de menores e maus-tratos a animais.

Gu Vaz 30/03/2023

Luto ou convenção social?
Uma narrativa linear que utiliza muito esse estilo japonês de misturar o cotidiano com questões mais obscuras e sempre envolvendo a figura feminina. É perceptível que a estrutura de poder dos sexos de certa forma sempre vilaniza a mulher.
O protagonista está de luto pela esposa. Será mesmo? Luto é aceitar matar o eu temporariamente e, de certa forma, morrer também. Há uma contradição ambulante no homem, que em vida é compulsivo e pedante, mas em morte tenta construir um cônjuge aceitável.
Apesar dessa linearidade, algumas questões aqui levantadas são bem interessantes e abertas a interpretação.

Dai Solyom 29/12/2023

Construiu um caminho para o nada
Primeiro contato com o autor, e gostei da construção da narrativa e dos diálogos.

Entretanto todos os seus personagens, inclusive nossa antagonista, eram vazios.

Nosso protagonista é um chato, homem de meia idade que é induzido a casar novamente por questões fúteis, pelo simples fato de não ficar sozinho.

Obviamente ele não deseja alguém real, quer alguém nova, inteligente, atraente e obediente, pois obviamente ele é a última bolacha do pacote.

Nossa antagonista tinha tudo para brilhar e tornar a história memorável, mas ela não chega nem perto disso.

A cena do cachorro é de péssimo gosto e sem fundamentos.

Ninguém sabe o que está fazendo nessa trama.

Quase foi, mas não chegou nem perto disso.

Ireuba 25/12/2022

Resolvi ler pq achei a sinopse interessante e tomou o rumo que eu imaginei lendo a sinopse, a história não é tão surpreendente, já que dá pra ter uma ótima ideia do que tá acontecendo logo no começo do livro, mas eu gostei da narrativa e é um livro curto.
Achei que o final terminou de forma muito abrupta, não sei, queria saber o que acontece depois e também tem vários diálogos machistas que me fizeram odiar os personagens kkkkkk

Juju 15/08/2022

Um ensaio sobre a sociedade japonesa
Shiguehiko Aoyama é um homem de quarenta e dois anos que perdeu a esposa há algum tempo, tendo ela sido vítima de um agressivo câncer. Cerca de sete anos depois ele leva uma vida normal na companhia do filho adolescente, imerso em uma rotina monótona e pouco emocionante. As coisas assumem um rumo interessante quando o garoto sugere ao pai que procure uma nova mulher para se casar e tão logo ele se flagra engajado nesta nova missão. Com o auxílio de um bom amigo que trabalha em uma produtora de filmes, Aoyama organiza uma suposta audição voltada para jovens atrizes que pretendem conseguir um primeiro trabalho profissional no ramo do showbusiness. Porém assim que seus olhos recaem sobre os dados de Assami Yamassaki, o homem se vê profundamente apaixonado e se torna incapaz de pensar em qualquer outra pessoa com quem desejaria construir um futuro maravilhosamente repleto de alegria e amor. Contudo, a despeito de todos os avisos que recebe por parte de amigos e pessoas próximas, o tolo Aoyama se recusa a reconhecer os perigos que a doce Assami pode representar, afinal, existe algo de muito errado com aquela ex-bailarina de apenas 24 anos.

Ry? Murakami é um autor japonês bastante famoso por escrever obras que despertam sentimentos conflitantes e incentivam boas reflexões. Audição foi o meu primeiro contato com o trabalho do mesmo e me deixou de fato bastante pensativa. A história em si é simples, a trama até previsível e sucinta cabendo em menos de 200 páginas. É evidente - como Murakami faz questão de elucidar em seu posfácio - que os fatos transcorridos no livro são utilizados como meio de criticar e expor uma realidade palpável e presente na sociedade japonesa. A questão do isolamento, do luto e das expectativas irreais que os homens - principalmente - projetam sobre a figura da mulher e do matrimônio, bem como o seu papel social. Pessoas vazias, traumatizadas e sequeladas que caminham pelas ruas sem perspectiva de cura, deixando para trás seu próprio rastro de destruição. A obra tem como objetivo exagerar e chocar, causar angústia através do detalhamento exacerbado, de uma violência gráfica, crua e primitiva, deveras visceral. Mas é tudo muito metafórico. Todo esse entendimento se dá apenas nas últimas páginas quando você desacelera e reflete sobre o conjunto total com calma e paciência. Do contrário é só a história de um homem de meia-idade iludido e até bobo - para não dizer cego - que se apaixona por uma descarada golpista cujo passado revela uma procissão de traumas que moldaram sua personalidade vil. E aí mora a questão: todo mundo que sofre na infância se converte em um adulto desprezível?

No geral foi uma leitura muito rápida, mas como eu tinha expectativas altas me frustrei um pouquinho esperando algo a mais. Isso não implica afirmar que o livro é ruim, muito pelo contrário, é bastante interessante e a edição da Darkside está linda. Eu só fiquei aguardando aquele momento grandioso que afinal não veio com tanta intensidade.
Essa obra possui violência explícita e cenas de violência bastante gráfica, recomendo cautela aos indivíduos mais sensíveis.

Moya2 24/06/2022

Impactante
A história começa bem lenta, mas paradoxalmente, por vezes o autor atropela os fatos e acelera episódios que poderiam ser muito melhor elaborados e esclarecidos.
Há capítulos que o teor/conteúdo se repete em parágrafos subsequentes, dando a impressão de uma possível falha na tradução ou repetitividade do autor, infelizmente não consigo definir, mas também não é nada que comprometa a leitura.
Mesmo assim, a história me prendeu de uma forma incomum e os capítulos finais são freneticamente intensos.
Gostei muito do estilo de escrita do autor.

Maria 03/10/2022

Para falar a verdade eu não sei o que eu esperava do livro, comprei por que gostei da capa e li o resumo atrás, mas ele não explicava nada, e decidi ler pra descobrir. Enquanto eu lia parecia tudo meio monótono e parecia que ia acontecer algo meio chocante no final, e aconteceuKKKKKKKKK eu realmente não esperava por aquilo, fiquei tentando raciocinar o que tinha acabado de acontecer quando terminei. Eu não achei terrivel mas também não é super bom, e não leria de novo, mas não me arrependo de ter lido.

Beatrice37 28/02/2023

Decepcionada
Honestamente decepcionante.

O final foi muito aleatório e sinto que mal construído, além da desnecessária violência com animais (fica o alerta de gatilho aí galera).

Daniel Andrade 30/11/2022

Bizarro.
Olha, novamente a DarkSide lançando livros que tem capas/edições melhores que a história em si. Não dei uma estrela apenas porque entre as páginas 70~130 ficou muito interessante e impossível de largar, mas sério, que bizarrice foi esse final.
Ninguém no mundo vai me convencer que a menina por ter apanhado do padrasto simplesmente virou uma louca psicopata. "Ah mas os traumas" faz um trauma melhor aí por favor. Sem contar que essa última página que acaba do nada.
E fica o detalhe que a edição resolveu mandar um spoiler do plot logo na lombada do livro kkkkkkkkk.
Bruna 01/01/2023minha estante
Juro que senti a mesma coisa lendo, muito sem graça o final, um desperdício de personagens e história bem construídos

Ffski 24/09/2022

Não tem final?
Ué, o livro terminou sem resolução.
Demorou muiiiito pra acontecer algo definitivamente tem bastante enrolação.
A luta foi muito rápida e se resolveu muito magicamente, não gostei.
Porém a escrita é bem feita, contém uma boa parte de conhecimento.

marieamuro 02/01/2023

"Traumas não podem ser curados assim tão fácil"
Já estou acostumada com várias obras japonesas, seja em obras literárias ou audiovisuais, então acho que não me frustrou tanto a calmaria e todo o clima que o autor cria. Não é um livro sobre terror, os atos violentos são segundo plano, é mais uma reflexão sobre a conduta humana.
Apesar disso, eu senti que a leitura é um pouco truncada, não no sentido de ser difícil de ler, mas que perdemos muito da beleza da narrativa na tradução. O autor sempre da referências e detalhes bem demorados e específicos de quase tudo, dando sempre um ar sofisticados e imagino que no original a escrita também deve ser mais polida. Acho que talvez isso afete um pouco a experiência de leitura.

Ricardo 04/04/2023

Um suspense extremamente sóbrio e pé no chão, até não ser mais. O ritmo da história vai com muita calma, e planta elementos muito sutis para que percebamos o rumo que a história está tomando. Sutis mas não tentam ser escondidos da nossa vista, está tudo ali. E em certo momento tudo explode, de forma um pouco mais bizarra do que qualquer um poderia esperar. O que pode ser um problema ou uma qualidade. Eu pessoalmente gostei muito.

readingwmalu 06/02/2023

Péssimo
Além de não ter gostado da escrita, o livro parece que foi mal planejado. Falas e monólogos desnecessariamente longos, com informações jogadas e não desenvolvidas.

80% do livro não acontece absolutamente nada, pra ter um final super apressado, sem resolução e ruim.

1 | 2 | 3 | 4