Audição

Audição Ryu Murakami

Resenhas - Audição

1 | 2 | 3 | 4

ANDER CELES 28/04/2024

Maior parte lenta, com um final eletrizante
Bom, esse livro trabalha muitos temas, como a misoginia, o machismo, os traumas, as expectativas. Vc vai percebendo esses temas sendo trabalhados através das ações das personagens, mas sem condená-los. O julgamento fica a nosso cargo rsrs.

A escrita é bem lenta, bem descritiva, bem demorada. Não é ruim, mas exige uma atenção aos detalhes. Pq acontecem algumas coisinhas que vão dando pistas do final do livro. Alguns diálogos também, que às vezes não parecem ter muita importância, mas que trazem informações cruciais pra entender o desfecho da narrativa.

Bom, os dois primeiros "atos" do livro são muito tranquilos, nada de mais acontece. Mas é no terceiro ato que a coisa pega fogo. Uma escrita eletrizante, que vc fica com o coração na mão pra saber o que vai acontecer.

Eu fiquei em dúvida de qual gênero era esse livro. Mas acho que podemos classificar como um thriller, principalmente pelo terceiro e último ato.

iammoremylrds 28/04/2024

Uma obra bem desenvolvida trazendo elementos que podem causar um estranhamento e tanto, todavia com uma escrita fácil, simples e fluída, sendo ótimo em ir explorando as camadas dos personagem, de modo bem gradual e natural até atingir seu ápice

Diego Almeida @diegoalmeida999 06/04/2024

"Audition", de Ryu Murakami, é uma obra que me surpreendeu bastante. Já conhecia a história pelo filme, mas o livro trouxe uma abordagem totalmente nova e cativante. Fiquei encantado com a forma como os acontecimentos foram tratados de maneira diferente, proporcionando uma experiência completamente nova, mesmo para quem já estava familiarizado com a trama. A narrativa é envolvente e os personagens são complexos, o que me prendeu do início ao fim. Sem dar spoilers, posso dizer que o desfecho foi inesperado e impactante. Definitivamente, uma leitura que eu recomendaria para quem busca uma história envolvente e cheia de reviravoltas. Uma parte que me surpreendeu no livro foi a profundidade com que o personagem central é desenvolvido. A exploração do seu passado é habilmente trabalhada, lançando uma névoa sobre sua história e adicionando uma camada de mistério à trama. Essa abordagem contribui para o crescimento da tensão ao longo da história, especialmente quando seu passado se entrelaça com o da personagem feminina. É fascinante observar como esses dois personagens se encontram e como a narrativa os conduz a um ponto de convergência, aumentando ainda mais o suspense e a imprevisibilidade da história. Murakami conseguiu criar uma atmosfera intensa e intrigante que me deixou completamente absorvido do começo ao fim.

amarxhi 05/03/2024

Audição - RYU Murakami
Audição de RYU Murakami, se passa na Tóquio dos anos 90. Muito bem ambientada e com bastantes descrições culturais, o livro é um prato cheio para quem quer conhecer mais da cultura.
O livro começa com nosso protagonista (que após perder a esposa e ficar 7 anos solteiro) decidi que é hora de procurar uma esposa, a pedido de seu filho de 15 anos. Aoyama com ajuda de seu amigo, um produtor de cinema, decidem que a maneira perfeita para encontrar a esposa ideal e dentro de todos os parâmetros exigidos seria por meio de uma audição para um filme que não existe pretenção de acontecer. Assim, Aoyama conhece a linda e misteriosa Assami Yamassaki. A paixão a primeira vista de Aoyama por Assami o cega de qualquer conselho dado por amigos e até seu próprio filho, se tornando uma obsessão.
Neste livro não existe vítima (só o cachorro, cena terrível, aliás), Aoyama e seus amigos reproduzem diversas falas machistas, assim como reproduzem a misoginia. Por outro lado Assami pelos abusos do passado tem uma mente completamente perturbada, capaz de colocar em prática coisas inimagináveis. Se prepare e esteja de estômago vazio ao ler os últimos capítulos.

Alerta: esse livro contém gatilhos como mutilação, abuso de menores e maus-tratos a animais.

Gabriel1994 03/03/2024

Primeira leitura com uma ambientação completamente oriental
Foi uma leitura bem fácil e onde também pude aprender um poucos dos costumes e ver alguns pratos típicos utilizados no dia a dia no Japão, sobre a História, gostei muito da Assami Yamazaki, acredito que é porque costumo me apegar a personagens loucas rs, mas o final me decepcionou um pouco, esperava um pouco mais de sangue e um desfecho mais marcante, devido a personalidade que a Assami demonstrou ter no livro.

NataliaPD 21/01/2024

Surpreendente
Primeiro livro que leio do autor: um escrita fácil, fluida e de leitura rápida. História envolvente e surpreendente. Apesar de bem escrito, não achei marcante.

Lali 19/01/2024

Incrível como o livro segue uma crescente, desconstruindo os personagens pouco a pouco, até atingir o ápice de tensão no último capítulo, te fazendo ler sem respirar as últimas páginas. Com uma premissa inicial bizarra, a condução da história te faz amar e odiar todos os personagens em algum momento. Excelente.

gab 07/01/2024

Esperava mais
No posfácio, o autor fala sobre as mulheres lindas e graciosas, porém assustadoras, presentes na literatura japonesa. a personagem assami, presente na história, foi sua tentativa disso.
entretanto, o livro peca muito, e muita informação é deixada para trás. a personagem assami se torna confusa, até mesmo chata, porque ela é mal construída. durante os diversos encontros que assami e ayoama tinham, faltou que o autor nos desse informações necessárias para que a construção da personagem como "assustadora" fosse perceptível e bem feita.
faltam diálogos, um jogo de ideias entre os personagens, e as relações, como a do ayoama com seu filho, não são bem exploradas. acho que para a história realmente entregar o que o autor queria, ele deveria ter entrado mais na personagem assami e ter apresentado ela melhor aos leitores.
fora isso, o livro é ok. fiquei por muito tempo esperando o "plot twist" mas, quando apareceu, só fiquei bem confusa. foi bem mal feito. mas é um livro aceitável, uma leitura meio rápida e sem muita graça. também não gostei do fim.
com a construção ruim da personagem, parecia que o autor apenas se jogava dentro de um estereótipo de forma bem preguiçosa.

Dai Solyom 29/12/2023

Construiu um caminho para o nada
Primeiro contato com o autor, e gostei da construção da narrativa e dos diálogos.

Entretanto todos os seus personagens, inclusive nossa antagonista, eram vazios.

Nosso protagonista é um chato, homem de meia idade que é induzido a casar novamente por questões fúteis, pelo simples fato de não ficar sozinho.

Obviamente ele não deseja alguém real, quer alguém nova, inteligente, atraente e obediente, pois obviamente ele é a última bolacha do pacote.

Nossa antagonista tinha tudo para brilhar e tornar a história memorável, mas ela não chega nem perto disso.

A cena do cachorro é de péssimo gosto e sem fundamentos.

Ninguém sabe o que está fazendo nessa trama.

Quase foi, mas não chegou nem perto disso.

lililiz 26/12/2023

Certa noite, Aoyama e seu amigo decidem fazer uma audição à procura de uma nova esposa? O que poderia dar errado?

A prosa fluída e leve de Ryu Murakami faz com que você queira ler mais e mais, até acabar por completo. Sempre te deixa uma ânsia para ver onde que essa história vai parar e no final acaba que você consome todo o conteúdo sem nem ver que o tempo passou enquanto você estava imerso na história. Definitivamente vou querer ler outras histórias do autor, que consegue mesclar uma escrita leve com temas cotidianos e outros até mais profundos, como a obsessão e o trauma. Uma história que retrata bem a sociedade japonesa, como o próprio autor diz no posfácio. Uma ótima leitura pra quem gosta do gênero ou até para aquele que queira se sentir chocado.

rafa!!!! 26/11/2023

É bom
Eu acho muito boa a escrita desse autor ela é bem expressiva e cheia de metafotas e mensagens pesadas que algumas horas me fizeram ficar de boca aberta, mas assim ele fica muito bom mas pro final só quando começa a ter uma movimentação por que do começa ele é meio enrolado e arrastado. Eu recomendo por que a história é boa e bem narrada mas tive que ter um pouco de paciência, fiquei mais intrigado e com vontade de ler mais pro final mesmo

1 | 2 | 3 | 4