Audição

Resenhas - Audição

1 | 2 | 3 | 4

sol!!! 26/11/2023

É bom
Eu acho muito boa a escrita desse autor ela é bem expressiva e cheia de metafotas e mensagens pesadas que algumas horas me fizeram ficar de boca aberta, mas assim ele fica muito bom mas pro final só quando começa a ter uma movimentação por que do começa ele é meio enrolado e arrastado. Eu recomendo por que a história é boa e bem narrada mas tive que ter um pouco de paciência, fiquei mais intrigado e com vontade de ler mais pro final mesmo

Brandi 30/07/2023

Um tanto decepcionante, é oq esse livro é. Deixando de lado a edição patética da Darkside, que como sempre traz vários erros de revisão, uma tradução medíocre e uma ridícula estética de filme, o livro é um dos mais fracos de Ryu. Asami Yamasaki é uma personagem fraca e mal apresentada. O próprio autor chama ela de protagonista no posfácio, mas não é essa a impressão que o livro deixa. No texto ela é só uma personagem pouco explorada, misteriosa mas não interessante. O grande erro, pra mim, é que de diferente de outros livros do Ryu, aqui a personagem é mal explorada psicologicamente. Seus traumas e suas respostas são lançadas através de outro personagem, tornando a impressão fraca e não convincente. Além disso, o livro enrola demais, e a violência brutal de Ryu parece perder a profundidade que trazia em outros livros. No fim, tendo em vista oq diz o autor no posfácio, ele parecia querer discutir uma situação bastante específica da mulher no Japão dos anos 90, mas a execução não conseguiu atingir o padrão de qualidade de outros livros do autor.

Ronan 21/07/2023

Que livro intenso!

😵😵😵😵😵😵😵😵😵

mdpotavio 23/05/2023

Proposta interessante, porém, mal executada.
Pessoalmente, achei a proposta do livro interessante. Já tinha ouvido falar que a literatura japonesa é lenta, porém, por ser um livro curto, esperava um(a) desenvolvimento/evolução mais rápido(a).
O que encontrei foi: um livro extremamente arrastado, com vários diálogos desnecessários. Além disso, ele apenas "acelera" a partir da página 140 e seu desfecho é extremamente rápido e caótico.
Esperava mais...

luis.araujo.752 18/05/2023

Escolhas erradas e suas consequências.
Shigueharu Aoyama é um homem viúvo que mora com seu filho Shiguehiko de 15 anos de idade e que por convencimento do filho resolve que está na hora de encontrar um novo amor. Com insistência de seu amigo Yoshikawa, resolvem então tentar encontrar uma mulher para se casar através de uma audição para um filme. Durante as audições ele se sente completamente fascinado por uma jovem de 24 anos chamada Assami Yamassaki, uma jovem misteriosa e com um passado conturbado, que faz com Aoyama sinta coisas que há muito não sentia. O que começa como um romance não prepara Aoyama para o verdadeiro terror que será acometido. Uma história de como as vezes nos sentimos obcecados por pessoas e não temos a capacidade de discernir o que está acontecendo. As sutilezas no texto vão dando pitadas do que virá acontecer com o protagonista e o final dessa história de amor tende a ser bizarra.

LivesDL 17/05/2023

A Simplicidade do Absurdo
Esse livro é realmente um achado. Se quer ver de uma maneira bem prática como o machismo arraigado na sociedade se manifesta, tratando de forma simplista grandes absurdos como fazer uma audição falsa em busca de encontrar uma namorada especificamente jovem para um homem em seus quarenta anos, esse é o livro. E na verdade, eu diria até mais que isso. O livro também é sobre traumas, sobre paranóia e sobre a visão da sociedade do ideal, principalmente do ideal feminino.

Em termos de escrita, é bem crua e com poucos floreios - bem como pede a trama a qual ela se dedica. Ás vezes eu sentia falta de um momento que acompanhasse mais de perto os pensamentos da Assami, mas percebo que a presença majoritária do ponto de vista masculino da coisa corrobora com a mensagem que o autor deseja passar. Uma ótima pedida para quem é fã do horror, uma pequena pérola escondida do catálogo da Darkside - e que venham mais obras do senhor Ryu Murakami!

Tatianees 04/05/2023

Não foi o que eu esperava
Grande decepção, maior parte do livro é só enrolação, só no finalzinho algo acontece, mas de forma rápida e sem muita lógica.
O autor poderia ter aproveitado a história da Assami, mas não o fez. Os acontecimentos foram muito "forçados".

Trindade 29/04/2023

Enredo mal construido
O livro é lento e enfadonho na maior parte. A narrativa é a típica construção japonesa de prolongar o enredo com questões cotidianas e supérfluas (para a história).

Na verdade, me lembrou dos Simpsons. Explico, nessa série animada sempre começa com uma questão qualquer, que desenvolve para outra que não se conecta com a inicial, normalmente, mas sempre em um sentido crescente (geralmente absurda) No livro foi a pergunta do filho, no entanto o "crescente" só vem no final, o que deixa a história, na maior parte, parada.

A ideia não foi bem desenvolvida, o final surpreende de alguma forma, mas não conclui o livro bem, é abrupta e deixa uma sensação de que faltaram páginas no livro.

Ricardo 04/04/2023

Um suspense extremamente sóbrio e pé no chão, até não ser mais. O ritmo da história vai com muita calma, e planta elementos muito sutis para que percebamos o rumo que a história está tomando. Sutis mas não tentam ser escondidos da nossa vista, está tudo ali. E em certo momento tudo explode, de forma um pouco mais bizarra do que qualquer um poderia esperar. O que pode ser um problema ou uma qualidade. Eu pessoalmente gostei muito.

Gu Vaz 30/03/2023

Luto ou convenção social?
Uma narrativa linear que utiliza muito esse estilo japonês de misturar o cotidiano com questões mais obscuras e sempre envolvendo a figura feminina. É perceptível que a estrutura de poder dos sexos de certa forma sempre vilaniza a mulher.
O protagonista está de luto pela esposa. Será mesmo? Luto é aceitar matar o eu temporariamente e, de certa forma, morrer também. Há uma contradição ambulante no homem, que em vida é compulsivo e pedante, mas em morte tenta construir um cônjuge aceitável.
Apesar dessa linearidade, algumas questões aqui levantadas são bem interessantes e abertas a interpretação.

Beatrice37 28/02/2023

Decepcionada
Honestamente decepcionante.

O final foi muito aleatório e sinto que mal construído, além da desnecessária violência com animais (fica o alerta de gatilho aí galera).

readingwmalu 06/02/2023

Péssimo
Além de não ter gostado da escrita, o livro parece que foi mal planejado. Falas e monólogos desnecessariamente longos, com informações jogadas e não desenvolvidas.

80% do livro não acontece absolutamente nada, pra ter um final super apressado, sem resolução e ruim.

1 | 2 | 3 | 4