Audição

Audição Ryu Murakami




Resenhas - Audição


58 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


spoiler visualizar
comentários(0)comente



MichelleSN 08/06/2024

Traumas
Meu primeiro contato com a obra foi por audiovisual. Como apreciadora do Takashi Miike - e emocionada voraz - já fui predisposta a gostar do filme e amei a construção das cenas, atuações e o "choque visual" causado. Ah, Takashi Miike sabe causar agonia. Ouso afirmar que o ótimo resultado é, principalmente, devido ao material base, pois o livro incita impressões e tristezas, ainda desconhecidas por mim.

Há dias em que vivemos no limiar do colapso. Continuamos agarrados à normalidade alheia e totalmente oposta à dita natureza humana. Um dia essa repressão irá romper uma torrente de sentimentos que, por não conseguirem se expressar em palavras, precisarão cravar na pele sua mensagem.

A história é sobre Aoyama, um viúvo que mora com seu filho e decide casar-se novamente, por sugestão do próprio filho e da crescente solidão. A ideia de seu amigo para concretizar tal ato envolve criar uma falsa audição para um filme, onde Aoyama poderia "escolher" mulher entre as candidatas.

As falas etaristas e misóginas das personagens, para justificarem a decisão infame, chocam-se com a ideia "pueril" que eles têm sobre relacionamentos, como se devessem ser um tipo de conto de fadas, Aoyama chega a imaginar cenas onde Assami é a "sua" mulher dedicada e frágil, suscetível aos seus caprichos. Similar à herança passada de pais para filhos, seu filho Shiguehiko diz: "eu estou pensando seriamente em casar com uma mulher bem bonita e dócil lá do Cazaquistão ou de algum lugar assim."

Ry? foi mestre nessa e outras críticas, não pesa a mão e passa muito bem a mensagem. O contexto era sobre japoneses, mas reverbera mundo afora. No posfácio, sintetiza sua inspiração para a história: "A palavra trauma está se tornando menos comum, mas isso não significa que as pessoas que carregam um trauma tenham se libertado dele."

Não pretendo apoiar os atos de Assami, mas há decisões perigosas que desencadeiam uma série de acontecimentos. As personagens são ambíguas, ora falam/fazem algo incômodo, ora exprimem uma profunda tristeza despertando empatia. Ninguém é inocente (com exceção do dog) e só podemos observar o degringolar da história...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Samukk 30/05/2024

Eitaa
Um bom livro. Confesso que achei ele lento e bem detalhista,e só após os 70% que ele me envolveu, mas valeu a pena porque esse final foi bizarro e envolvente.
comentários(0)comente



Clarysse1 25/05/2024

Capacidade de entrelaçar o fascínio pelas tradições
Uma obra que se destaca por sua capacidade de entrelaçar o fascínio pelas tradições e lendas japonesas com uma narrativa moderna e perturbadora. O livro é descrito como fantástico, não apenas pela trama envolvente, mas também pela habilidade do autor em me introduzir no folclore do Japão. A personagem Asami é envolta em mistério, e tive um desejo palpável de explorar mais profundamente sua história, o que poderia enriquecer ainda mais o universo criado por Murakami.

O protagonista, Aoyama, é uma figura complexa cujas ações e pensamentos provocam reações ambivalentes. Em alguns momentos, ele é percebido como odioso e repulsivo, o que contribui para um contraste intrigante com o clímax da história. Esse contraste se intensifica até o ponto em que, surpreendentemente, me encontrei eufórica e ansiosa por sua salvação.

Shigehiko, por outro lado, é um personagem que parece subutilizado. Suas falas são impactantes e sugerem uma profundidade que merecia maior atenção. Um estudo mais aprofundado de seu comportamento e relevância poderia ter proporcionado uma camada adicional de complexidade à narrativa.

Por fim, as descrições sangrentas são um ponto alto do livro, admiradas por sua crueza e capacidade de evocar imagens vívidas, contribuindo para a atmosfera tensa e imersiva que caracteriza a obra.

Em resumo, ?Audição? é um livro que cativa e desafia, deixando uma impressão duradoura e um apetite por mais explorações no rico tecido cultural que Murakami habilmente tece.

meu tempo de leitura: 7 dias
comentários(0)comente



Arthécia 20/05/2024

Um bom livro
A Audição foi um livro de experiência interessante. É um livro que começa devagar nos primeiros capítulos, mas que quando a personagem principal, digamos assim, aparece, se torna muito mais curioso e interessante à medida que vai se avançando na leitura. É um livro também complicado, porque ele trata de questões como machismo, misoginia, muito presente no Japão até atualmente. Foi uma boa leitura, não sei o que esperava da Personagem feminina se mais ou um tipo de final de diferente, mas vou assistir o filme para fazer o comparativo.
comentários(0)comente



Danilo Barbosa Escritor 17/05/2024

Ambientado no Japão da década de 90, “Audição” utiliza de um ritmo lento, gradativo e muitas vezes detalhado, para brincar com o machismo exacerbado que ronda a nossa sociedade, expondo de maneira franca e cruel a fragilidade do homem, invertendo assim o denominado “sexo frágil”.
O protagonista, um produtor de documentários viúvo e entrando na meia-idade, é o perfeito exemplar de ser contemporâneo frívolo e imerso em seus próprios conceitos do que deve ser um relacionamento humano. Viúvo há sete anos, resolve por sugestão dos amigos e do filho adolescente arrumar uma nova esposa. Mas não uma qualquer, mas logicamente alguém que preencha todos os seus requisitos e desejos, desde beleza, idade, gostos e expectativas – ou falta delas. Por isso, para conhecer a candidata ideal, planeja com um amigo diretor de cinema uma falsa audição para escolher a protagonista de um filme que nunca será lançado – daí o título do livro. Nessas entrevistas, ele pretende encontrar a mulher da sua vida, e logicamente conquistá-la antes que o tempo da farsa termine.
É quando Assami entra em cena. Frágil, dócil, submissa e delicada, parece seguir à risca o que ele imaginava na mulher perfeita… mas dentro dela há uma série de medos, traumas e processos destrutivos que podem levá-lo a um caminho sem volta, de encontro à morte.
O livro, apesar de curto, tem um ritmo lento, mas que consegue construir aos poucos esse relacionamento cheio de erros, misoginias e insanidade, explodindo em um final que nem sequer imaginávamos. Tem gore, crueldade e violência, em cenas extremamente visuais, que me deram arrepios em alguns instantes. Mais que isso, expõe como construímos relacionamentos doentes em torno de impressões e desejos que nos despedaçam continuamente. Seja de amantes, familiares ou amigos.
Audição é rápido e certeiro, como um soco no estômago – ou como uma amputação (entendedores, entenderão). Mas com certeza deixa aquela sombra, certo receio em confiar em qualquer história de amor que surgir em seguida. Um livro para quem não tem problemas com histórias que incomodam.

comentários(0)comente



ANDER CELES 28/04/2024

Maior parte lenta, com um final eletrizante
Bom, esse livro trabalha muitos temas, como a misoginia, o machismo, os traumas, as expectativas. Vc vai percebendo esses temas sendo trabalhados através das ações das personagens, mas sem condená-los. O julgamento fica a nosso cargo rsrs.

A escrita é bem lenta, bem descritiva, bem demorada. Não é ruim, mas exige uma atenção aos detalhes. Pq acontecem algumas coisinhas que vão dando pistas do final do livro. Alguns diálogos também, que às vezes não parecem ter muita importância, mas que trazem informações cruciais pra entender o desfecho da narrativa.

Bom, os dois primeiros "atos" do livro são muito tranquilos, nada de mais acontece. Mas é no terceiro ato que a coisa pega fogo. Uma escrita eletrizante, que vc fica com o coração na mão pra saber o que vai acontecer.

Eu fiquei em dúvida de qual gênero era esse livro. Mas acho que podemos classificar como um thriller, principalmente pelo terceiro e último ato.
comentários(0)comente



iammoremylrds 28/04/2024

Uma obra bem desenvolvida trazendo elementos que podem causar um estranhamento e tanto, todavia com uma escrita fácil, simples e fluída, sendo ótimo em ir explorando as camadas dos personagem, de modo bem gradual e natural até atingir seu ápice
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Diego Almeida @diegoalmeida999 06/04/2024

"Audition", de Ryu Murakami, é uma obra que me surpreendeu bastante. Já conhecia a história pelo filme, mas o livro trouxe uma abordagem totalmente nova e cativante. Fiquei encantado com a forma como os acontecimentos foram tratados de maneira diferente, proporcionando uma experiência completamente nova, mesmo para quem já estava familiarizado com a trama. A narrativa é envolvente e os personagens são complexos, o que me prendeu do início ao fim. Sem dar spoilers, posso dizer que o desfecho foi inesperado e impactante. Definitivamente, uma leitura que eu recomendaria para quem busca uma história envolvente e cheia de reviravoltas. Uma parte que me surpreendeu no livro foi a profundidade com que o personagem central é desenvolvido. A exploração do seu passado é habilmente trabalhada, lançando uma névoa sobre sua história e adicionando uma camada de mistério à trama. Essa abordagem contribui para o crescimento da tensão ao longo da história, especialmente quando seu passado se entrelaça com o da personagem feminina. É fascinante observar como esses dois personagens se encontram e como a narrativa os conduz a um ponto de convergência, aumentando ainda mais o suspense e a imprevisibilidade da história. Murakami conseguiu criar uma atmosfera intensa e intrigante que me deixou completamente absorvido do começo ao fim.
comentários(0)comente



amarxhi 05/03/2024

Audição - RYU Murakami
Audição de RYU Murakami, se passa na Tóquio dos anos 90. Muito bem ambientada e com bastantes descrições culturais, o livro é um prato cheio para quem quer conhecer mais da cultura.
O livro começa com nosso protagonista (que após perder a esposa e ficar 7 anos solteiro) decidi que é hora de procurar uma esposa, a pedido de seu filho de 15 anos. Aoyama com ajuda de seu amigo, um produtor de cinema, decidem que a maneira perfeita para encontrar a esposa ideal e dentro de todos os parâmetros exigidos seria por meio de uma audição para um filme que não existe pretenção de acontecer. Assim, Aoyama conhece a linda e misteriosa Assami Yamassaki. A paixão a primeira vista de Aoyama por Assami o cega de qualquer conselho dado por amigos e até seu próprio filho, se tornando uma obsessão.
Neste livro não existe vítima (só o cachorro, cena terrível, aliás), Aoyama e seus amigos reproduzem diversas falas machistas, assim como reproduzem a misoginia. Por outro lado Assami pelos abusos do passado tem uma mente completamente perturbada, capaz de colocar em prática coisas inimagináveis. Se prepare e esteja de estômago vazio ao ler os últimos capítulos.

Alerta: esse livro contém gatilhos como mutilação, abuso de menores e maus-tratos a animais.
comentários(0)comente



Gabriel1994 03/03/2024

Primeira leitura com uma ambientação completamente oriental
Foi uma leitura bem fácil e onde também pude aprender um poucos dos costumes e ver alguns pratos típicos utilizados no dia a dia no Japão, sobre a História, gostei muito da Assami Yamazaki, acredito que é porque costumo me apegar a personagens loucas rs, mas o final me decepcionou um pouco, esperava um pouco mais de sangue e um desfecho mais marcante, devido a personalidade que a Assami demonstrou ter no livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



NataliaPD 21/01/2024

Surpreendente
Primeiro livro que leio do autor: um escrita fácil, fluida e de leitura rápida. História envolvente e surpreendente. Apesar de bem escrito, não achei marcante.
comentários(0)comente



58 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR