Audição

Resenhas - Audição

1 | 2 | 3 | 4

Ffski 24/09/2022

Não tem final?
Ué, o livro terminou sem resolução.
Demorou muiiiito pra acontecer algo definitivamente tem bastante enrolação.
A luta foi muito rápida e se resolveu muito magicamente, não gostei.
Porém a escrita é bem feita, contém uma boa parte de conhecimento.

Giuliane.Souza 09/09/2022

Doido
O que esperar de terror japonês né? Uma doidera e uns pensamentos muito bizarros e bem escritos. Gostei bastante

Nicolas 04/09/2022

Irvine Welsh Japones
O tamanho disso é uma vantagem, não porque termina rapido, mas sim por usar um tempo tão curto tão bem, pois primeiro de tudo é algo bem mais alegorico a ser trabalhado, e o livro todo é sobre uma visão emocionada em cima das mulheres. A forma como é escrito em primeira pessoa e ignorando completamente os outros lados cai bem nisso, aoyama é emocionado e viuvo, tem seus """motivos""", mas cai na cobrança e ilusão de sempre. É um terror bem gradual, vai dando pistas ali e aqui pro que você ja esperava, mas quando chega é um soco gigante. Não vá esperando um terror usual, é bem mais tema do que qualquer outra coisa mas ainda sim é extremamente bem escrito, coeso e guiado, li tudo quase de uma vez sem cansar nem ver o número de paginas.
Recomendadissimo.

Bruno 02/09/2022

Audition
até então eu nem sabia que o filme produzido por takashi miike era inspirado por um livro, mas foi uma ótima surpresa! o livro relativamente curto começa lento com apenas pequenos lembretes de que algo ruim esta para acontecer. Mas os capítulos finais fizeram eu me pegar sem respirar enquanto lia o desfecho da história. recomendadíssimo

Juju 15/08/2022

Um ensaio sobre a sociedade japonesa
Shiguehiko Aoyama é um homem de quarenta e dois anos que perdeu a esposa há algum tempo, tendo ela sido vítima de um agressivo câncer. Cerca de sete anos depois ele leva uma vida normal na companhia do filho adolescente, imerso em uma rotina monótona e pouco emocionante. As coisas assumem um rumo interessante quando o garoto sugere ao pai que procure uma nova mulher para se casar e tão logo ele se flagra engajado nesta nova missão. Com o auxílio de um bom amigo que trabalha em uma produtora de filmes, Aoyama organiza uma suposta audição voltada para jovens atrizes que pretendem conseguir um primeiro trabalho profissional no ramo do showbusiness. Porém assim que seus olhos recaem sobre os dados de Assami Yamassaki, o homem se vê profundamente apaixonado e se torna incapaz de pensar em qualquer outra pessoa com quem desejaria construir um futuro maravilhosamente repleto de alegria e amor. Contudo, a despeito de todos os avisos que recebe por parte de amigos e pessoas próximas, o tolo Aoyama se recusa a reconhecer os perigos que a doce Assami pode representar, afinal, existe algo de muito errado com aquela ex-bailarina de apenas 24 anos.

Ry? Murakami é um autor japonês bastante famoso por escrever obras que despertam sentimentos conflitantes e incentivam boas reflexões. Audição foi o meu primeiro contato com o trabalho do mesmo e me deixou de fato bastante pensativa. A história em si é simples, a trama até previsível e sucinta cabendo em menos de 200 páginas. É evidente - como Murakami faz questão de elucidar em seu posfácio - que os fatos transcorridos no livro são utilizados como meio de criticar e expor uma realidade palpável e presente na sociedade japonesa. A questão do isolamento, do luto e das expectativas irreais que os homens - principalmente - projetam sobre a figura da mulher e do matrimônio, bem como o seu papel social. Pessoas vazias, traumatizadas e sequeladas que caminham pelas ruas sem perspectiva de cura, deixando para trás seu próprio rastro de destruição. A obra tem como objetivo exagerar e chocar, causar angústia através do detalhamento exacerbado, de uma violência gráfica, crua e primitiva, deveras visceral. Mas é tudo muito metafórico. Todo esse entendimento se dá apenas nas últimas páginas quando você desacelera e reflete sobre o conjunto total com calma e paciência. Do contrário é só a história de um homem de meia-idade iludido e até bobo - para não dizer cego - que se apaixona por uma descarada golpista cujo passado revela uma procissão de traumas que moldaram sua personalidade vil. E aí mora a questão: todo mundo que sofre na infância se converte em um adulto desprezível?

No geral foi uma leitura muito rápida, mas como eu tinha expectativas altas me frustrei um pouquinho esperando algo a mais. Isso não implica afirmar que o livro é ruim, muito pelo contrário, é bastante interessante e a edição da Darkside está linda. Eu só fiquei aguardando aquele momento grandioso que afinal não veio com tanta intensidade.
Essa obra possui violência explícita e cenas de violência bastante gráfica, recomendo cautela aos indivíduos mais sensíveis.

suellen 07/07/2022

que nervoso! perto de acabar fiquei pensando ?não è possível que esse homem esteja tão apaixonado assim?, foram momentos de angústia e aflição até o fim.

Moya2 24/06/2022

Impactante
A história começa bem lenta, mas paradoxalmente, por vezes o autor atropela os fatos e acelera episódios que poderiam ser muito melhor elaborados e esclarecidos.
Há capítulos que o teor/conteúdo se repete em parágrafos subsequentes, dando a impressão de uma possível falha na tradução ou repetitividade do autor, infelizmente não consigo definir, mas também não é nada que comprometa a leitura.
Mesmo assim, a história me prendeu de uma forma incomum e os capítulos finais são freneticamente intensos.
Gostei muito do estilo de escrita do autor.

1 | 2 | 3 | 4