Audição

Audição Ryu Murakami

Resenhas - Audição

1 | 2 | 3 | 4

Lali 19/01/2024

Incrível como o livro segue uma crescente, desconstruindo os personagens pouco a pouco, até atingir o ápice de tensão no último capítulo, te fazendo ler sem respirar as últimas páginas. Com uma premissa inicial bizarra, a condução da história te faz amar e odiar todos os personagens em algum momento. Excelente.

gab 07/01/2024

Esperava mais
No posfácio, o autor fala sobre as mulheres lindas e graciosas, porém assustadoras, presentes na literatura japonesa. a personagem assami, presente na história, foi sua tentativa disso.
entretanto, o livro peca muito, e muita informação é deixada para trás. a personagem assami se torna confusa, até mesmo chata, porque ela é mal construída. durante os diversos encontros que assami e ayoama tinham, faltou que o autor nos desse informações necessárias para que a construção da personagem como "assustadora" fosse perceptível e bem feita.
faltam diálogos, um jogo de ideias entre os personagens, e as relações, como a do ayoama com seu filho, não são bem exploradas. acho que para a história realmente entregar o que o autor queria, ele deveria ter entrado mais na personagem assami e ter apresentado ela melhor aos leitores.
fora isso, o livro é ok. fiquei por muito tempo esperando o "plot twist" mas, quando apareceu, só fiquei bem confusa. foi bem mal feito. mas é um livro aceitável, uma leitura meio rápida e sem muita graça. também não gostei do fim.
com a construção ruim da personagem, parecia que o autor apenas se jogava dentro de um estereótipo de forma bem preguiçosa.

Dai Solyom 29/12/2023

Construiu um caminho para o nada
Primeiro contato com o autor, e gostei da construção da narrativa e dos diálogos.

Entretanto todos os seus personagens, inclusive nossa antagonista, eram vazios.

Nosso protagonista é um chato, homem de meia idade que é induzido a casar novamente por questões fúteis, pelo simples fato de não ficar sozinho.

Obviamente ele não deseja alguém real, quer alguém nova, inteligente, atraente e obediente, pois obviamente ele é a última bolacha do pacote.

Nossa antagonista tinha tudo para brilhar e tornar a história memorável, mas ela não chega nem perto disso.

A cena do cachorro é de péssimo gosto e sem fundamentos.

Ninguém sabe o que está fazendo nessa trama.

Quase foi, mas não chegou nem perto disso.

lililiz 26/12/2023

Certa noite, Aoyama e seu amigo decidem fazer uma audição à procura de uma nova esposa? O que poderia dar errado?

A prosa fluída e leve de Ryu Murakami faz com que você queira ler mais e mais, até acabar por completo. Sempre te deixa uma ânsia para ver onde que essa história vai parar e no final acaba que você consome todo o conteúdo sem nem ver que o tempo passou enquanto você estava imerso na história. Definitivamente vou querer ler outras histórias do autor, que consegue mesclar uma escrita leve com temas cotidianos e outros até mais profundos, como a obsessão e o trauma. Uma história que retrata bem a sociedade japonesa, como o próprio autor diz no posfácio. Uma ótima leitura pra quem gosta do gênero ou até para aquele que queira se sentir chocado.

sol!!! 26/11/2023

É bom
Eu acho muito boa a escrita desse autor ela é bem expressiva e cheia de metafotas e mensagens pesadas que algumas horas me fizeram ficar de boca aberta, mas assim ele fica muito bom mas pro final só quando começa a ter uma movimentação por que do começa ele é meio enrolado e arrastado. Eu recomendo por que a história é boa e bem narrada mas tive que ter um pouco de paciência, fiquei mais intrigado e com vontade de ler mais pro final mesmo

Brandi 30/07/2023

Um tanto decepcionante, é oq esse livro é. Deixando de lado a edição patética da Darkside, que como sempre traz vários erros de revisão, uma tradução medíocre e uma ridícula estética de filme, o livro é um dos mais fracos de Ryu. Asami Yamasaki é uma personagem fraca e mal apresentada. O próprio autor chama ela de protagonista no posfácio, mas não é essa a impressão que o livro deixa. No texto ela é só uma personagem pouco explorada, misteriosa mas não interessante. O grande erro, pra mim, é que de diferente de outros livros do Ryu, aqui a personagem é mal explorada psicologicamente. Seus traumas e suas respostas são lançadas através de outro personagem, tornando a impressão fraca e não convincente. Além disso, o livro enrola demais, e a violência brutal de Ryu parece perder a profundidade que trazia em outros livros. No fim, tendo em vista oq diz o autor no posfácio, ele parecia querer discutir uma situação bastante específica da mulher no Japão dos anos 90, mas a execução não conseguiu atingir o padrão de qualidade de outros livros do autor.

Ronan 21/07/2023

Que livro intenso!

😵😵😵😵😵😵😵😵😵

mdpotavio 23/05/2023

Proposta interessante, porém, mal executada.
Pessoalmente, achei a proposta do livro interessante. Já tinha ouvido falar que a literatura japonesa é lenta, porém, por ser um livro curto, esperava um(a) desenvolvimento/evolução mais rápido(a).
O que encontrei foi: um livro extremamente arrastado, com vários diálogos desnecessários. Além disso, ele apenas "acelera" a partir da página 140 e seu desfecho é extremamente rápido e caótico.
Esperava mais...

luis.araujo.752 18/05/2023

Escolhas erradas e suas consequências.
Shigueharu Aoyama é um homem viúvo que mora com seu filho Shiguehiko de 15 anos de idade e que por convencimento do filho resolve que está na hora de encontrar um novo amor. Com insistência de seu amigo Yoshikawa, resolvem então tentar encontrar uma mulher para se casar através de uma audição para um filme. Durante as audições ele se sente completamente fascinado por uma jovem de 24 anos chamada Assami Yamassaki, uma jovem misteriosa e com um passado conturbado, que faz com Aoyama sinta coisas que há muito não sentia. O que começa como um romance não prepara Aoyama para o verdadeiro terror que será acometido. Uma história de como as vezes nos sentimos obcecados por pessoas e não temos a capacidade de discernir o que está acontecendo. As sutilezas no texto vão dando pitadas do que virá acontecer com o protagonista e o final dessa história de amor tende a ser bizarra.

LivesDL 17/05/2023

A Simplicidade do Absurdo
Esse livro é realmente um achado. Se quer ver de uma maneira bem prática como o machismo arraigado na sociedade se manifesta, tratando de forma simplista grandes absurdos como fazer uma audição falsa em busca de encontrar uma namorada especificamente jovem para um homem em seus quarenta anos, esse é o livro. E na verdade, eu diria até mais que isso. O livro também é sobre traumas, sobre paranóia e sobre a visão da sociedade do ideal, principalmente do ideal feminino.

Em termos de escrita, é bem crua e com poucos floreios - bem como pede a trama a qual ela se dedica. Ás vezes eu sentia falta de um momento que acompanhasse mais de perto os pensamentos da Assami, mas percebo que a presença majoritária do ponto de vista masculino da coisa corrobora com a mensagem que o autor deseja passar. Uma ótima pedida para quem é fã do horror, uma pequena pérola escondida do catálogo da Darkside - e que venham mais obras do senhor Ryu Murakami!

Tatianees 04/05/2023

Não foi o que eu esperava
Grande decepção, maior parte do livro é só enrolação, só no finalzinho algo acontece, mas de forma rápida e sem muita lógica.
O autor poderia ter aproveitado a história da Assami, mas não o fez. Os acontecimentos foram muito "forçados".

1 | 2 | 3 | 4