As vantagens de ser você

As vantagens de ser você Ray Tavares

Resenhas - As Vantagens de Ser Você

isadorampelotti 11/09/2023

Tenho muito a falar, mas não daria pra escrever tudo aqui
A escrita é incrível, não sei como a autora consegue encaixar frases/memes tão certeiros em diversos momentos do livro, sem ficar aquela coisa chata e repetitiva. A leitura foi muito fluída, foi muito gostoso de ler, os personagens são cativantes, e, Deus, como eu amo ser brasileira em momentos como esse, pq é cada perrengue que eles passam nesse livro, que só gente como a gente, brasileiro que é brasileiro, que consegue entenderKKKKKKKK
O final foi melhor do que eu esperava, na verdade, foi quase um plot twist, descobrir que a imagem que o leitor criou na cabeça o tempo todo da protagonista, na real era uma própria paranoia da mente dela mesma.
Ana sofre de ansiedade, e tem uma autoestima pior que tudo nesse mundo e acabou criando na sua própria cabeça um retrato muito distorcido de si mesma.
Ela pensa demais e acaba de deixar de viver/falar por ser muito ansiosa e insegura de si.
A maior parte do livro, ela se lamenta e fica remoendo coisas do passado e também se comparando a tudo e todos Ana pensa que, todo mundo tem uma vida 10x melhor que a dela, pra no final, ela descobrir que todo mundo também tem problema e que todo mundo ta na merda, até mesmo a crush dela que ela romantizou boa parte da história. Esse baque que ela leva, é o que transforma o livro em muito mais do que um romance ou uma história engraçada com um final feliz, ver a "fudida" da protagonista evoluindo como pessoa, enfrentando de frente o que fugia, sentindo o que realmente significa VIVER, me fez me sentir de uma certa forma, reconfortada, feliz e orgulhosa por Ana, afinal temos bastante em comum.
isadorampelotti 11/09/2023minha estante
meu deus, ficou horrível, mas eu tava morrendo de sono enquanto escrevia isso

adoracomuna 11/09/2023minha estante
Ray, foi eu quem indiquei!!!!!

adoracomuna 11/09/2023minha estante
Meu maior orgulho minha amiga linda

Amou amou amou

LiiceOliveira 11/09/2023

Doeu, mas passo bem e foi MUITO divertido.
Que livro bom e ao mesmo tempo conflitante. Nada de mal, é só que bati de frente com alguns fantasmas que me assombram ao longo desses anos em que me vejo adulta, e nessas partes eu chorei. Mas também me diverti rindo em vários momentos e me surpreendi com algumas reviravoltas que nem de longe estava esperando acontecer. Doeu porque algumas semelhanças chegam a assustar, mas é aquilo de que não estamos sozinhas e tá todo mundo na m3rda! E com certeza as partes divertidas foram muito maiores que o caos, e isso torna a leitura ainda melhor. É bem o que podia acontecer na vida real né?! Diversão apesar do caos. hahahah Tava doida pra ler e foi muito bom finalmente poder mergulhar nessa história!

Julio482 10/09/2023

Ray Tavares, obg por isso
Acho que não existe vivências únicas entre os brasileiros, e a Ray soube explorar muito isso, ela sabe que quando coloca essas vivências clichês a maioria de nós vai se indentificar e isso é um ponto alto do livro.

Não é um livro de autoajuda. Mas na maior parte do livro me deu medo de ser, e acho que esse plot é muito inteligente. A vida não é tão fácil quanto "se sinta foda e será foda"

Todos tem seus próprios problemas, mas a gente se põe no lugar da protagonista, é muito mais fácil olhar pro próprio umbigo e achar que somos os únicos e mais sofredores mo mundo. Mas no fim do livro, quando a protagonista cai em realidade e a gente entende que todos tem seus próprios problemas fica tudo mais fácil.

E acho que essa é a mensagem que esse livro queria passar, todos tem seus próprios problemas e ainda assim é vida que segue.

Tati 09/09/2023

Então...
Então...

De todos os livros que li este ano, esse foi o mais difícil de resenhar. O livro têm seus momentos mas na maior parte do tempo eu estava me irritando com a Protagonista e com as situações que ela se colocava... entretanto devo acrescentar que os dois últimos capítulos salvam o livro. Acredito que eu não seja o público alvo mais do conteúdo do livro e ainda assim esses dois últimos capítulos conseguiram me emocionar. Leia a sinopse, se você achar que se encaixa no que é apresentado, comece a leitura, caso não... rs'

Ratinhaaa 08/09/2023

As vantagens de ser você
Se você está na fase jovem adulto, pré-vestibular, que não sabe o que vai fazer da vida e tem muito medo de errar em tomar certa decisão, você NECESSITA ler este livro. Esse livro apareceu no momento PERFEITO para mim que estou em crise existencial sobre em qual curso na faculdade escolher e se devo escolher aquilo que é socialmente correto ou o que te traz felicidade e um quentinho no coração. Esse livro me mostrou o que eu sempre deveria ter visto e abriu a minha mente para muitas possibilidades. Indico todo o tipo de público para ler este livro, até mesmo aqueles que acham que já encontram um rumo em sua vida.

Annelise11 08/09/2023

Além de um romance
As vantagens de ser você fala sobre descobertas aos 20 e poucos, sobre sonhos, sobre expectativas que as pessoas colocam nas outras, sobre saúde mental e sobre amizade.

O enredo é muito bom, uma garota completamente insatisfeita com o trabalho, relacionamentos e falta de estabilidade busca nas palavras de um coach uma maneira de mudar de vida e acaba embarcando em uma viagem de dias com seus melhores amigos, sua crush de infância e o namorado dela. A história é engraçada, a leitura flui bem e acho que o enredo cria uma conexão com as pessoas de 20 e poucos anos, porque afinal de contas, quem nunca se achou horrível e mau sucedido nas escolhas que fez?
Os personagens são ótimos, pra mim Camila e Luis são os melhores, com profissões reais, mas incomuns, e que tem traços de personalidade muito bem construídos no livro. Bárbara é a típica vida perfeita do Instagram, que nos leva a refletir se as pessoas que nós vemos sempre muito bem sucedidas nas redes sociais estão realmente felizes.
O final, apesar de um pouco tenso, é muito bem humorado, mas acalenta, de certa forma, por saber como os personagens se inspiraram depois da viagem e como isso refletiu na vida deles.
A única coisa que me incomodou foi que a personagem principal acabou sendo muito repetitiva sobre a influência da crush de infância na vida dela, como se ela não tivesse vivido uma vida inteira e não tivesse conhecido mais ninguém no caminho. O romance, na minha opinião, foi uma parte tão descartável que não justificou tanta repetição sobre esse "amor impossível".

Enfim, uma ótima leitura e eu recomendo pra todos que estejam precisando tirar uns dias pra pensar no rumo das suas vidas, pra todos que se cobram demais e se sentem mal por não ter a vida perfeita que veem nas redes sociais. É uma ótima reflexão para aqueles que estão tentando descobrir as vantagens de ser quem são.

Karol481 07/09/2023

Tá todo mundo na mesma página
Eu li esse livro há um tempo já, mas vira e mexe a história reverbera em mim como seu tivesse lido ontem?

Em muitos pontos me senti conectada com a Ana e com todos os personagens, porque estar na casa dos 20 é uma tortura psicológica diária e cada passagem em que a autora descreve isso eu me via falando ?Meu Deus, SIM! É exatamente isso que eu sinto?.

Um fato engraçado é que quando vi o título do livro e li a sinopse, achei que a história giraria em torno de um romance, o que por si só já me deixou bem animada mas não, o romance, que diga-se de passagem tem um desenvolvimento muito bonito fica em segundo plano e você é pego de surpresa com vários ?tapas na cara? sobre coisas muito mais profundas da vida. A verdadeira mensagem do livro conversou muito mais comigo do que se fosse apenas uma história de romance entre garotas.

A relação da Ana com os amigos é muito bonita, real e sincera, já a com a família é um ponto delicado mas que foi muito bem desenvolvido, sem pressa e mostrado de um jeito que te faz entender e respeitar todos os lados.

Um ponto muito especial para mim particularmente, é como a Ana evoluiu em relação as suas questões de saúde mental no decorrer do livro, a forma como a autora dá nome as coisas, como faz a personagem identificar padrões, como ela descreve as crises?é tudo muito bem escrito e respeitoso, me senti acolhida enquanto lia.

Esse definitivamente é um daqueles livros que indicaria pra qualquer jovem na faixa dos 20 e poucos anos que eu conhecer, porque a sensação de saber que não está sozinho nós faz enfrentar as coisas com um pouco menos de medo e um pouco mais coragem.

Pacheco 07/09/2023

Tão essencial quanto Taylor Swift no máximo e identificável como as letras da loirinha…
"As Vantagens de Ser Você" é, como eu devia ter previsto, uma das melhores leituras do meu ano. Já sabia que ia gostar porque, que história de Ray Tavares que eu não gosto? Desde que passei a acompanhar ela lá em 2017, graças aos "12 Signos de Valentina", tudo que consumi que teve o dedo dela - fosse um livro ou uma temporada de uma série -, eu amei!

Não sou uma pessoa difícil de agradar, isso é verdade, mas a gente sabe quando uma história nos conquista mais que outras e a Ray veio e arrebatou mais um espaço no meu coração com esse livro.

A jornada da Ana retrata assuntos sérios, mas numa leveza que a escrita da Ray sempre tem e é um dos motivos de eu nunca duvidar de que vou gostar, mesmo antes de ler uma palavra sequer.

E eu acertei, porque não só gostei, como dei 5 estrelas e favoritei!

Aqui nós encontramos o humor que é característico dela, com diversas referências a cultura pop - não é à toa que cito a Taylor lá em cima - e um linguajar brasileiro, fácil, daqueles que te faz sentir que está ouvindo uma amiga te contar toda a história da vida dela. Como Ted Mosby fez com os filhos na série How I Met Your Mother.

Para não dizer que não existem momentos com palavras difíceis ou em outro idioma, elas até estão por lá, mas todas tendo um motivo plausível para isso. Arriscaria até dizer que torna tudo mais real e cômico, dependendo da situação. Nos capítulos onde encontramos páginas dos livros do Tony Diniz, o tal coach de quem Ana compra o livro, foi assim que eu vi o uso de palavras como mindset ou mindfulness.

Outro ponto que me conquistou foram os personagens e suas relações.

A Ana é uma mulher branca que, se por um lado sabe dos seus privilégios na sociedade, está tão presa na própria frustração com o rumo que sua vida tomou e em como a grama do vizinho sempre parece mais verde (especialmente a da irmã), que não consegue enxergar que, de maneiras diferentes e por motivos distintos, todos estamos nesse mesmo buraco.

A Bárbara mesmo, parece ter a vida perfeita aos seus olhos, com tudo no lugar, sendo uma mulher preta linda, com trabalho que a rende um ótimo salário, um namorado youtuber, entre outras coisas que Ana via no Instagram e também tomou como verdade ao se reencontrarem. É só com o passar do livro que o véu vai caindo e conseguimos ver melhor o que está por trás: uma vida infeliz.

Camila, Luís e Gael são outros personagens que nós vemos melhor em uma determinada cena como até eles tem suas frustrações. Camila é autora de romances eróticos, mas como leitores nós sabemos como essa profissão e o nicho são vistos. Luís é editor de vídeos para youtubers e como muitos, recebe menos do que merecia. E Gael, bem, se namorar uma pessoa que passa o tempo inteiro tendo que resolver perrengue no trabalho, até mesmo quando está de férias já é ruim, imagina como deve ser ver o clima entre sua namorada e outra garota?

E sim, o clima, porque não rola nada enquanto são um casal, disso fiquem tranquilos. Mas não dá para negar que ao longo dos capítulos nós vemos os sentimentos de Ana expostos em seus pensamentos e nas vezes em que sua mente questionava se era só coisa de sua cabeça ou tinha alguma coisa rolando mesmo ali. Um olhar, um abraço mais demorado…

E cada pequena cena desse desenvolvimento me ganhou demais, porque apesar do romance até demorar a acontecer, já que é um slow burn (ou banho maria, abrasileirando o termo), quando acontece faz valer a pena a espera. Trazendo assim para outro ponto que me ganhou demais!

A gente tá tão acostumado a ver casais héteros ganhando mais e mais clichês e cenas de deixar o coração quentinho e nos fazer suspirar, então quando em um determinado momento rolou uma cena que já vi tantas e tantas vezes para casais héteros, vindo de um casal sáfico, fiquei feliz. Só conseguia pensar no tanto de gente que leria aquilo e se veria ali tanto quanto me vejo nas cenas héteros, com ainda mais semelhança que nas dos outros livros. Ali senti felicidade por saber que uma autora que admiro tanto pôs em sua história uma cena clichêzinha que eu amo e de quebra em um romance LGBTQIAP+.

As cenas do trio - Ana, Camila e Luís - também foram ótimas. É tão bom ver como interagem e se ajudam. Eles tiraram férias para irem para o Jalapão, com o retiro de um coach que nenhum deles estava tão certo assim que poderia ajudar, só porque ela sentiu que precisava se enfiar nisso (e comprou para eles irem também, vai, sei que isso pode ter influenciado). Eles fariam e fazem muito por ela e por isso já dá para ver que são os melhores amigos que alguém poderia ter.

Mas o auge de tudo mesmo, a parte que mais me ganhou e deu nome a essa história em todos os sentidos, foi a jornada pessoal da Ana.

A viagem começou como uma atitude impulsiva de alguém que acabou de se demitir, se sentia perdida e precisava se encontrar - além de querer rever a crush da adolescência -, mas conforme tudo acontece, se torna muito mais. E não é só pelo tanto de perrengue que passam que os aproxima ainda mais ou apresenta para a Ana coisas que rede social nenhuma podia mostrar. Não, é por como toda aquela jornada por caminhos tortos e imprevistos acaba sendo o necessário para chegar aonde precisava e em conversas que tinham que acontecer.

Só eu sei o quanto me emocionei e chorei com essas conversas, em um nível que mesmo parando a leitura ou indo para os agradecimentos, não passou. O período que estava contribuiu, mas a necessidade dos familiares e amigos em serem sinceros, com certeza, é o que mais pega.

Eu me identifiquei demais com as inseguranças da Ana e é por esse pensamento que percebo o quão importante foi para mim ler esse livro, mas mais importante ainda é passar adiante a palavra dele.

Não confie de olhos fechados em alguém só porque essa pessoa te garante todas as respostas. Mas confiem que tudo é um processo e um dia as coisas irão dar certo para todos nós. E leiam, se inspirem, sejam felizes sendo quem são e sempre se cerque de quem enxerga você como é, com qualidades e defeitos, com alegrias e frustrações e esteja com você em todos esses momentos.

Nem que seja pedindo ao namorado que dê uma carona para você e seus amigos até o retiro para onde vai ou embarcando na sua onda só porque te ama e o amor tem dessas.

Marcelly2 04/09/2023

Além de ter uma história extremamente linda, ele também mostrar essas insegurança da Ana sobre as doenças mentais que ela tem, sem contar o romance e os outros personagens que não ficam jogados pela história, ele também dá um p*** tapa na cara, é tanta coisa que a autora enfatiza que chega a ser poético. Lindo Lindo.

luanaev_ 03/09/2023

Slow romance que acompanha temas necessários de serem debatidos, indicação de leitura ÓTIMA pra todo adulto na casa dos 20

Suzy 03/09/2023

Incrível!
Simplesmente maravilhoso, é um livro com uma leitura fluida, e cheio de referências, além de me fazer rir muito, eu amei. Os personagens são cativantes e muito legais, gostei que foi diferente na abordagem de personagens, como no Gael, ele é um homem e namorado bom, só o namoro que não ia bem com a Bárbara. A protagonista, mesmo passando uma ideia de "cara eu sou uma fracassada" não deixa ela ruim, ela é uma personagem que conseguimos nos identificar de certa forma. Com a premissa eu já conseguia entender que a personagem ia ver que nem todo mundo é perfeito, todos tem seus altos e baixos e seus medos e sonhos, todo mundo tem. Gostei de toda a aventura que foi e o romance, o final foi melhor ainda, conseguimos ver que a Ana passou por isso tudo pra conseguir seguir em frente.

eliteraria 31/08/2023

Enrolei por muito tempo pra começar esse livro achando que seria mais um romancezinho água com açúcar, cheio de clichês e tal, mas o que eu encontrei foi bem diferente. Reconheci na Ana várias questões que tenho comigo mesma e refleti muito a respeito do jeito que vejo e vivo a vida. Apesar dela estar passando pela crise dos 20 e poucos, eu nos meus quase 30 vi que a vida as vezes não tem que se resumir a tudo que dá errado e sim o que a gente faz e como reage a isso. Acho que no fundo todo o livro se resumiu a isso, a como nos enxergamos e como enxergamos os outros e as varias perspectivasque a vida pode ter.

"Era ver algo positivo em meio ao caos. Era renascer toda vez que sentia como se fosse morrer."

Fora toda a filosofia e reflexão por trás da história, os personagens são todos carismáticos, cheios de personalidade e reais. É impossível não se apaixonar pela Camila e pelo Luís e pelo humor ácido dos dois e a amizade tão bonita com a Ana. A Bárbara e toda essa fragilidade disfarçada de força e até pelo Gael e o infinito acervo de fatos aleatórios que ele tem sobre tudo. Os pais da Ana que se parecem tanto com os meus, que só querem a minha felicidade independente do que seja preciso pra alcançar ela é até a Berenice ganhou o meu coração!

Esse livro é uma experiência e tanto. Recomendo demais a leitura.