As vantagens de ser você

As vantagens de ser você Ray Tavares

Resenhas - As Vantagens de Ser Você

Dud413 24/10/2023

Nunca dei tanta risada lendo um livro, quanto eu dei nesse. Leitura gostosa, divertida, refletiva, PERFEITA.

biblio.livy 29/05/2023

Road trip sáfica
Sinceramente, eu achei bem enrolado. Teve momentos que fiquei "Ainda falta isso tanto de páginas?". Tiveram partes que eu achei desnecessárias, ou que foram muito descritivas. Mas como todo livro jovem LGBTQ+, não tem como eu não gostar.

Muito divertido, com momentos muito sessão da tarde/comédia romântica adolescente da Netflix. Muitas reflexões no meio caminho. Me identifiquei muito com a protagonista, em diversos aspectos (o que me deixou bem preocupada). E ela ainda tinha que se chamar Ana!!!

No fim o que tenho a dizer é: aqui é Brasil, então tá todo mundo lascado.

Lola Chambrety 27/07/2022

Co-comparison is killing me slowly
Uma vez Olivia Rodrigo cantou "A co-comparação está me matando aos poucos", e qualquer um que se identifique com essa música, precisa conhecer "As Vantagens de ser Você" da da Ray Tavares.

O livro traz a voz irônica de uma juventude exausta e frustrada, intoxicada pelas redes sociais, que cresceu acreditando que conquistaria coisas grandiosas antes dos 25 e aí... a vida real aconteceu.

Você PRECISA ler esse livro especialmente se:
a) sente que sua vida e carreira não estão do jeito que deveria,
b) vive se comparando e acha que todo mundo está melhor que você,
c) você nasceu nos anos 90 (o que é o mesmo que dizer todas as anteriores)

PaTy_LiKa @patylika.libros 30/04/2023

Mto bom
Cara... a escrita da Ray só melhora. Só cresce, isso é nítido nesse livro.
Eu amei o livro. Acho q trata de temas mto sensíveis como ansiedade, o crescimento pessoal, amizade, e como o que mostramos nas redes sociais, é só um recorte da nossa vida real. Um recorte q permitimos q os outros vejam aquilo q queremos sobre nós.
É um livro leve, divertido, mas mto profundo. Conversa mto com a juventude, com quem ja tem seus 20 e muitos, ou 30 e poucos anos e está meio "perdido" na vida.

Jane 57821 28/12/2022

Excepcional do início ao fim
Que livro sensacional!!! Eu acho muito impressionante como certos livros parecem encontrar a gente nos momentos certos da nossa vida, e foi exatamente o caso desse aqui. É uma história recheada de vida, brasilidade, caos e confusão (o que parece rondar todo mundo do nosso país kkk) e a autora constrói personagens tão divertidos de se acompanhar que você lê cada página se deleitando de tanto prazer. Só leiam gente, por favor, vocês não vão se arrepender!!!!

Letty 13/10/2022

Me surpreendi bastante
Eu tive um preconceito gigante no início do livro, com as coisas que a personagem falava e pensava. Conforme eu ia lendo, eu comecei a me apaixonar pelos personagens secundários, e esse final me deixou tão feliz e eu comecei a amar a Ana de verdade, a que age como ela mesma e vai atrás do que quer. Eu recomendo muito ler e eu amei cada segundo.

Liv 19/05/2023

Depois disso não me sinto fod#, mas me sinto MUITO feliz
Eu nunca sei como começar resenhas, mas cara, esse livro com certeza não foi nada do que eu imaginava.

A história começa num ponto bem baixo da vida da protagonista, o que me fez pegar um leve ranço, pq a bichinha é chata de doer. Entra numas de autopiedade e de não saber enxergar problemas nos outros que, honestamente, me irritou bastante. O jeito que ela idealiza a Bárbara até quase metade do livro também é enlouquecedora. Nesse ponto aqui eu esperava apenas um romance clichê slowburn (e me surpreendi muito)

Com certeza a melhor personagem é a Bárbara. Teve uma evolução linda, me fez amar ela desde o começo e mais ainda no final depois de conhecer suas falhas. O único erro da diva foi ter engatado um relacionamento logo depois de outro, mas eu passo pano.

Agora, o verdadeiro CRISTAL dessa história é como ela faz a gente se sentir. Compreendida.
Não tão sozinha. Capaz de reconhecer que, talvez (só talvez) nossos problemas não sejam tão terríveis quanto eles parecem na nossa cabeça. E isso realmente é um bálsamo pra alma e pra mente. Obrigada por isso, Ray!

Eu amei o final. Amei que a Ana não realizou o sonho dela, nem sequer viveu o retiro pelo qual ela pagou pra se encontrar, pq traz um senso muito maior de realidade pra história. Na vida, os sonhos não se realizam num passe de mágica. E mesmo assim ainda tem MUITA coisa f#da pra se fazer até chegar o dia de realizá-los!

Única coisa que me chateou foi a correria com o desfecho da Alice no final, e senti falta de explorar melhor Luis e Camila pra além do alívio cômico... ainda assim, facilmente uma das melhores leituras de 2023!

Lídia Marie 18/10/2022

Eu me identifiquei com a Ana, protagonista que por acaso tem a minha idade, e se sente perdida. Em um momento de desespero, ela busca um livro de auto ajuda, escrito por um coach, para tentar achar uma solução para os seus problemas. O autor desse livro irá oferecer um retiro e ela decide embarcar nessa ideia. Além disso, arrasta seus melhores amigos junto.
A Ray escreve de uma forma divertida e leve, sem deixar de lado os defeitos das personagens. Isso me fez amar esse livro! Se tornou um dos meus favoritos.

Fernando Perosa 20/07/2022

Ray Tavares nunca errou
Um romance sáfico perfeito e super bem escrito, com muito humor ácido e que retrata perfeitamente as inseguranças/angústias de ter 20-30 anos no Brasil atual. Ray Tavares é a maior que nós temos mesmo! ??

livroscomisabela 29/05/2023

Um livro sobre palavras não ditas, sentimentos não pronunciados, "eu acho's" e coisas dando errado.

Acho que estar dentro da cabeça de uma personagem como a Ana nos mostra que viver dentro e fora de si, são duas coisas completamente diferentes. Além de reforçar uma coisa que venho reparando nos livros ultimamente: se houvesse mais comunicação entre as pessoas, muitas "guerras" seriam evitadas.

Camila e Luis, os melhores amigos da protagonista são demais. Adorei eles e me vi nesse trio, na minha época de escola.

Terminei o livro reforçando uma coisa no meu coração: quero conhecer o Jalapão.
livroscomisabela 29/05/2023minha estante
Ps: citou a minha cidade ? Pindamonhangaba

BArbara1326 06/05/2023

Nossa... eu tô chorando sem nem saber o motivo. Esse é um romance tão perfeito, trouxe problemas reais, personagens que me identifiquei completamente (e não foi só pelo nome). Esse livro trouxe muitas referências de músicas, ditados populares, e um pouco da história do nosso país. Ele conseguiu trazer completamente a essência do Brasil. A evolução da relação da Ana com os pais, é principalmente a irmã foi alho que me marcou bastante. E não foi difícil me colocar no lugar dos personagens.

Fee Grilo 25/06/2023

Ray Tavares é f*d4
Acompanho Ray nas redes tem um tempo, mas só agora que tive oportunidade de ler um livro dela, e que experiência maravilhosa! O texto ágil, divertido, um humor no ponto certo e do jeito que eu gosto, a personagem Ana tá totalmente ferrada na vida, mas até os momentos autodepreciativos tem algo de divertido. Uma história sobre personagens perdidos, tentando achar um rumo nesse mundo doido que a gente vive. Uma viagem de carro que tinha tudo pra dar errado, e deu! E claro, muita raiva de Tony Diniz, dele e de todos os amiguinhos dele do mundo real! Mas leiam esse livro, é incrível!!

Livia.Nogueira 05/08/2022

Perfeito do começo ao fim
É o meu livro favorito do ano, acho que não li nada tão bom o ano todo. Esse livro me lembrou sobre como a gente tem que parar de dar atenção só para os livros internacionais e/ou famosinhos.
Já li muita coisa em que tinha alguma problemática na história ou que senti falta de um plot mais criativo, menos clichê talvez. E em "As vantagens de ser você" não teve nada disso.
Esse livro entrega tudo, tem representatividade lésbica, bissexual, romance sáfico, sem o plot ser homofobia, tem taylor swift pra se expressar.
Apesar de ser um romance a história vai muito além disso, é um processo de auto descoberta que a gente faz junto com a Ana (Tony Diniz chora com a Ana servindo muito mais que ele), é sobre a grama do vizinho ser sempre mais verde e sobre ter "muita coragem para apostar num sonho, e mais coragem ainda para admitir os desvios no meio do caminho".
A Ray entregou tudo nesse livro!!

Carol Mendes 13/06/2023

Eu me identifiquei tanto com a Ana com toda a sua insegurança, bateu de um jeito que a crise existencial foi grande. Esse livro não é só sobre o romance, é sobre os dilemas que enfrentamos na vida adulta e como isso mexe com a gente. Me fez refletir em alguns momentos, mas como disse a Ana "não preciso ser foda, mas sim feliz".
Foi uma ótima experiência ler a aventura que foi a viagem dos personagens, inclusive achei todos eles tão queridos.
O final desse livro me deu uma leve paz e me deixou com muita vontade de conhecer o Jalapão.