A Mariposa Fantasma

A Mariposa Fantasma H. G. Wells

Resenhas - A Mariposa Fantasma

Cris Prates 08/06/2022

O olhar da fé não é superior ao da ciência
H. G. Wells, sim, ele mesmo, um dos pais da ficção científica junto a Júlio Verne e Mary Shelley reaparece na Sociedade das Relíquias Literárias neste conto que envolve dói grandes cientistas, rivais entre si e a possível descoberta de uma nova espécie de borboleta ou mariposa.
De leitura envolvente, do tipo que não se consegue largar o livro, somos submersos em uma realidade de loucura ou fantasmagoria. Quem sabe? Eu tenho minha opinião...

dudínea. 09/06/2022

Vingança ou Alucinação? Eis a questão!
Recentemente descobri que gosto muito de contos clássicos.
A Mariposa Fantasma é o conto engraçado e, ao mesmo tempo, um pouco sombrio. Gostei muito da escrita do autor e queria que o conto fosse um pouco maior, pois a experiência de leitura é ótima ?

Lucas 09/06/2022

Um fenômeno sobrenatural ou um delírio?
Uma história sobre a rivalidade entre dois ciêntistas, a morte de um e enlouquecimento do segundo. Dois grandes rivais da ciência possuíam uma forte desavença, discutindo e degladiando-se através de artigos científicos. De repente, um morre e o outro, após não saber lidar com a ausência de seu rival que lhe instigava, começa a ver uma mariposa que possui, estranhamente, semelhanças com o falecido.

É uma história divertida e trágica. Não fica claro que se a mariposa fantasma é realmente o espírito do ciêntista morto ou uma alucinação. Gostei muito e recomendo!

Adquiram meus livros no link abaixo:

site: https://www.amazon.com.br/Lucas-Vitoriano/e/B09S5LVD8F/ref=dp_byline_cont_pop_ebooks_1

Letícia 13/06/2022

O que será?
Excelente conto!
É um fantasma?
É uma alucinação?
Excelente construção da narrativa.
Gostei do conto e recomendo!

Livinha 19/06/2022

Outro ótimo conto que leio do Wells!
Adoro ler personagens que aos poucos vão enlouquecendo e Wells faz isso numa junção de humor e terror na dose certa!

Liz 22/06/2022

Em um texto escrito em 1895, no formato de um artigo científico, o autor nos apresenta dois entomologistas, chamados Hapley e Pawkins, que vivem uma rixa, disputando sempre em seus estudos junto à Sociedade de Geologia.

“Tudo começou muitos e muitos anos atrás, com uma revisão científica do grupo Microlepidoptera (seja lá o que isso for) feita por Pawkins, na qual uma nova espécie criada por Hapley foi extinta”.

Em meio à disputa, Pawkins morre, deixando Hapley desolado por ter perdido seu principal crítico e inimigo. A partir de então, Hapley passa a ver uma mariposa estranha, sempre o rondando, e começa a imaginar que ela é o espírito de Pawkins, voltando do além para assombrá-lo. Estaria Hapley imaginando coisas? Terá Pawkins voltado para se vingar do adversário?

“Algo na cabeça e no corpo do inseto, em particular, lembrava Pawkins, tal como acontecera com o rei da partida de xadrez”.

É um conto curto e divertido, onde o narrador satiriza com as rivalidades existentes no meio científico, algo presente quando ele menciona os termos em latim, com a informação “seja lá o que isso for”. A história também aborda temas mais sérios como a loucura e a obsessão que podem surgir desse tipo de disputa.

Emille Dias 12/07/2022

É bem curtinho, e não consegui entender o objetivo da história. É legal, mas para um autor consagrado esperava mais.

Maria14598 04/08/2022

Um conto inesperadamente engraçado. O narrador é muito carismático e conta a história com leveza e humor, e os próprios personagens são interessantes. Eu gostei muito. Histórias de loucuras geralmente são um tanto mais... Dramáticas e sombrias, mas essa é divertida e engraçada, de um jeito meio... Humor negro (na minha opinião, pq eu tô me sentindo um monstro rindo da situação toda kkkkkkkk)

Kit 06/08/2022

Wells é dono de uma escrita única, extremamente envolvente, e de fácil compreensão. Gostei bastante da história, ainda mais que envolve saúde mental, e espero que Wells apareça mais vezes por aqui.

Elisa 17/08/2022

Legalzinho para uma tarde ?
Mariposas sinistras?
Rivalidade ?
Morte ?
Alucinação?
É um conto bem rapidinho não me chamou tanta atenção mas deve ser por que não curto muito o gênero mas é bem rapidinho para se ler em uma tarde, achei um pouco chato mas acho que o conto queria focar mesmo na rivalidade e na alucinação até onde você iria por uma rivalidade ?

MariBrandão 07/09/2022

Um conto bem rapidinho! Após anos de rivalidade entre dois cientistas, um deles vem a óbito. O outro então parece perder seu norte.
Ao que tudo indica, a rivalidade era o que lhe mantinha centrado, pois, ao se ver sozinho, perde o interesse por tudo, lembra do rival em tudo o que está fazendo, nada mais lhe agrada.
Descobre uma nova mariposa que o faz lembrar do rival falecido, mas ninguém mais vê tal inseto.
Com o fim da rivalidade, foi também embora sua sanidade.

@Mihleituras 14/09/2022

Um conto bem curtinho sobre a rivalidade de dois cientistas. Após a morte de um o outro enlouqueceu, começou a ver uma mariposa que ninguém mais via.
?O olhar da fé não é superior ao da ciência.?

Rosana Miyata 22/09/2022

Eu gostei do conto, a minha única ressalva são de alguns termos científicos relacionados à entomologia, mas é compreensível, já que o protagonista é um especialista, então tudo bem.

c a r o l 06/10/2022

"Não é de bom tom chutar cachorro morto."
Não esperava que esse conto fosse ser tão divertido! O humor ácido do narrador me arrancou muitas risadas onde não poderia haver, pois a história fala sobre assuntos como culpa, obsessão e doenças mentais. H.G. Wells expôs esses assuntos de forma leve, com ares de tragicomédia, sem deixar o mistério de lado.

"Algo na cabeça e no corpo do inseto, em particular, lembrava Pawkins, tal como acontecera com o rei da partida de xadrez."