Sangue Cruel

Sangue Cruel Namina Forna

Resenhas - Sangue Cruel

A.Paula.Sz 15/11/2022

O final desse livro me arrepiou inteirinha! Há quanto tempo um livro não tinha esse poder sobre mim? Caraca! Estou amando cada vez mais essa série, muito boa!

#ansiosa pela sequência, aliás, #desesperadamenteansiosa kkkkk
Dayanna 30/01/2023minha estante
Ainda vai lançar mais livros?

A.Paula.Sz 31/01/2023minha estante
Pelo q sei tem pelo menos mais um, e eu espero sinceramente q seja uma trilogia e não uma série kkkk

Mariana113 11/02/2023

Decepcionada
Confesso que me decepcionei muito com esse livro. Eu simplesmente amei o primeiro. Foi um dos melhores livros que já li na vida. E tudo isso foi por água a baixo com essa continuação.

É preciso um mundo muito bem construído para criar uma história que envolva deuses e que faça sentido.

A escrita da autora é muito boa e consegue ser fluida, mas eu não gostei mesmo dessa história. Acho que andou para uma linha que eu não esperava, e que havia muitas outras formas de continuar, trazendo mais daquela emoção de descoberta que eu senti tanto no primeiro livro.

Até me desanimou para ler o próximo, e estou muito triste com isso.

A única coisa boa foi ver a relação de família que os protagonistas criaram, e o encerramento de alguns ciclos.

Os poderes da Deka deixaram de ser coisas surpreendentes e se tornaram comuns em meio aos deuses. E achei todos eles uns idiotas.
lafisa.167 29/03/2023minha estante
se manca

Dani @oslivrosdadani 10/10/2022

Sangue cruel
O PODER E A MALDIÇÃO DO SANGUE.

Confesso que sempre inicio o segundo livro de uma séria de modo mais hesitante. Entretanto, Namina Forna inteligentemente conseguiu me manter atenta durante toda leitura, através da reafirmação e a vivacidade contidas no universo por ela criado.

Deka é uma alaki- uma quase mortal, cujo sangue dourado que corre em suas veias incialmente tido como uma maldição, revelou-se como a sua maior força. Após sofrer nas mãos daqueles que deveriam protegê-la, juntou-se ao exército com outras amulheres na tentativa de recuperar sua pureza aos olhos de seu povo, mas ao invés disso, foi enredada em uma trama terrível. Agora, como a ?Nuru? (a escolhida), ela enfrenta apostas crescentes em uma batalha, para remover do poder aqueles que perpetuaram o ato de colocar as mulheres em papéis subservientes e silenciadores.

Para um romance de acompanhamento, Sangue Cruel faz um trabalho satisfatoriamente decente em promover a construção de mundos e o desenvolvimento de personagens. Ele se passa seis meses após os eventos do primeiro livro, Sangue Dourado, e assim como no anterior está intricado em intrigas políticas, segredos, traições, mentiras e muita magia. Mas sem sobra de dúvidas o que mais me agrada neste universo criado por Forna, é o poder feminino nele alicerçado. E este não está figurado unicamente em Deka, mas também em outras personagens que dão sustentação a trama. A representatividade é outra marca dessa série. A pretitude exala das páginas, assim como questões sociais e de gênero que foram muito bem inseridas e discutidas durante toda a trama.

Com um enredo sinuoso que nos permitem visualizar e adentrar esse universo sombrio e mágio, o livro é repleto de ação e reviravoltas, o que me manteve ávida e me fez consumir a leitura sem pausa. Namina Forna tem um estilo de escrita muito hipnotizante e lírico. Assim que comecei a ler este segundo livro, senti como se estivesse voltando para casa.

Mal posso ESPERAR o lançamento do terceiro livro, porque PRECISO saber o que acontece a seguir.

Gatilho: menção de agressão sexual e estupro, xenofobia, abuso, misoginia e transtorno de estresse pós-traumático.

Bibi 17/11/2022

Boa continuação
Eu estava interessada em saber como a autora ia continuar a história, já que o primeiro livro é bem amarradinho. E não me decepcionei

Esse livro é bem mais desenvolvido do que o primeiro. Acho os dialogos ainda cafonas mas relevo por ser YA.

Uma ótima surpresa e sinal do potencial da autora. Aguardando agora o terceiro livro.

Larissa 28/11/2022

Ótima continuação
Novamente a Deka, sendo Deka. Amei o desenrolar da história, incrível o quanto a escritora foi conseguindo aprofundar e criar detalhes tão únicos para essa saga. Vejo claramente uma adaptação no futuro para um filme/série sobre a saga.

Bia 20/12/2022

Uma otima continuação. Arrebatadora
Deka descobre que é uma ALAKI , uma imortal com sangue dourado. A trama do segundo livro acompanha a protagonista lutando contra seus inimigos enquanto tenta descobrir a verdade sobre seu sangue.
A história continua os eventos do primeiro livro após seis meses. A batalha para salvar o reino de Otera só começou.
Os personagens secundários cresceram muito na continuação e Deka que já era alguém que eu admirava, continuou sendo uma heroína genial. Trazendo a força e a vulnerabilidade.
O primeiro livro me conquistou pela escrita lírica, pelos temas abordados que traziam o racismo e sexismo.
A escrita: descritiva no equilíbrio certo, com uma boa construção de mundo e nos ensina muito sobre Otera.
O início é lento, mas passou de 100 páginas, as reviravoltas começam, acelerando o enredo. Terminado com um cliffhanger e tantas coisas ainda a serem respondidas.
O romance como subtrama se tornou mais encantador, ao meu ponto de vista. Consegui torcer mais por eles. Além de ter muita representação queer.
O terceiro livro está em andamento, então acredito que é uma trilogia que vale a pena ler. Um mundo fácil de voltar, Deka e seus amigos não são fácies de esquecer.

site: https://www.instagram.com/meus2literario/

nayanebrito 27/12/2022

Boa sequência
Na sequência de Sangue Dourado, seis meses após os acontecimentos do primeiro livro, Deka assumiu seu lugar como Nuru, a escolhida das Douradas, ficando entre as quatro deusas que prometeram derrubar os sacerdotes e trazer paz à Otera. Só que, se este foi um passo em direção à paz em Otera, porque Deka sente que parece tudo tão errado? Os poderes divinos que possui a afastam cada vez mais de seus amigos, além das mulheres e meninas que estão sendo mortas em resposta a revolução que ela começou, incluindo os Primogênitos que parecem desdenhar de qualquer um que não seja alaki. Pior ainda, uma força sombria está trabalhando para se opor às deusas, e parece que apenas Deka e seus amigos podem detê-la. No entanto, como sabemos, nada é o que parece, e Deka será confrontada com o impossível.

Apesar de seus dons divinos, Deka é muito jovem e não possui experiência como líder. Desde as primeiras páginas do livro, é constantemente lembrada de todos os seus fracassos. Mulheres ? mesmo aquelas que não são irmãs de sangue ? estão sendo feridas e mortas, sobretudo diante de um exército que está sendo formado pelos jatu. Hemaira, a capital, permanece firmemente sob o controle dos jatu, apesar de tudo que Deka e os alaki jogam contra ela. E mesmo que a batalha mal tenha começado, Deka já está cansada e sonhando com um momento em que pode ser ela mesma em algum lugar distante com seus amigos. As memórias da tortura que sofreu ainda a atormentam, e sua posição como Nuru a separa de seus amigos. A chance de ir em uma missão com todos eles, que esperamos revelar como conquistar Hemaira, é quase um alívio.

Há muita ação nessa continuação, mas também muito crescimento interno de Deka. Não há dúvida de que a líder das Douradas está tendo dificuldades com sua posição, seja dentro do seu grupo de amigos, ou com os Alaki, ou com as Douradas. Trata-se de uma história sobre traição e confiança, conexões com amigos e família, e resiliência. O crescimento de Deka em um curto período de tempo é difícil pra ela (e para o leitor também). Existe algo sobre a escrita da autora que nos faz entrar na cabeça do personagem, e torna as alegrias e os desgostos bem vívidos e profundos.

Encontraremos muitos personagens do primeiro livro. A amizade de Britta e Deka continua sendo uma das minhas partes favoritas da história, além do Mãos Brancas que está crescendo como personagem. Também temos o relacionamento de Keita e Deka, que não é muito bem explorado, já que há tantas outras coisas acontecendo que os personagens mal conseguem respirar. Alguns pontos da trama são um pouco previsíveis, mas acabei gostando deles.

Posso dizer que continuo interessada com o desfecho da trilogia.

Resenha originalmente publicada no IG @livroincena

Sofia Santos 28/01/2023

Sangue cruel
Que reviravolta essa história , eu amei demais , e os plot que teve me deixou chocada , os segredos que foram descobertos e a evolução da Deka me impressionou muito , já estou ansiosa para as próximas histórias que virá, super recomendo

jéss 02/02/2023

Eu amei!
Esse livro é muito surpreendente! Adorei o plot twist.
Algumas coisas, na minha opinião, precisam melhorar, principalmente as batalhas, mas adorei a leitura. Ansiosa pelo 3.

Maria 05/02/2023

Meu Deus
Eu gostei do primeiro livro, mas não tanto assim. Acho que esse segundo foi melhor que o primeiro, sim.

Esse segundo livro fala mais das coisas que aconteceram no passado, e as traições do pessoal. Diferente do primeiro que não explica nada.

Também me surpreendeu muito como esse livro tem muita mais representatividade do que o primeiro, que mesmo tendo algumas aqui e lá, não tinham tantas.

Espero que a autora lance logo o terceiro livro, já que ela falou que seria uma trilogia. Quero muito ver oq a Deka vai fazer e como que vai ser esse final.

lemonatie 10/02/2023

"a Angoro, matadora de deuses."
Esse livro é tão bom quando o primeiro, o plot me prendeu muito, e a história é MUITO bem construída, os personagens são muito bem construídos, é um livro com representatividade, simplesmente incrível, não sei nem o que dizer, apenas dizer que eu amei muito muito muito, e que eu acho que terá um 3° livro, e se tiver, eu vou estar lá comprando ele!

Bruna 11/02/2023

Deka libertou as Deusas e agora elas pretendem reinar sobre Otera, mas antes precisam recuperar suas forças. Só que os Jatu se rebelaram e não querem as douradas reinando, e dizem que há outro Deus, Indugu, que deve reinar. Deka recebe a missão de recuperar um objeto de poder importante para as deusas e impedir o sacerdote que vem espelhando mentiras sobre esse falso Deus. Porém, em meio a essa jornada ela começa a desenvolver outros poderes e percebe que talvez nem tudo que as "mães" disseram é verdade, e há muito mais coisas escondidas no passado de Otera. Agora, junto com seus amigos ela precisa descobrir o que realmente é verdade, quem ela é, e o que vão fazer a seguir.

Esse livro começou bem lento, repleto de novas informações, por isso a leitura se tornou arrastada. Preciso dizer que Deka me irritou bastante nesse começo, com atitudes imaturas e se achando a dona da razão em alguns momentos, porém já era algo de esperar, considerando a idade da protagonista e a tudo que foi submetida.
Chegando na metade do livro foi que a leitura entrou num bom ritmo, a trama começou a acelerar e se tornar intensa.
Como no livro anterior, vamos descobrindo as coisas juntamente com Deka, e só assim conseguimos entender o que realmente está acontecendo.
Confesso que não estava esperando todas essas reviravoltas, o que me agradou muito.
Toda a história é centrada em Deka, e no final entendemos porque ela é tão importante, e, apesar de me irritar no começo, ela evolui muito com o passar da história, e segue uma ótima protagonista.

Não sei porque mas eu realmente acreditava que era uma duologia, então o final foi surpreendente. Espero que a continuação saia logo pois quero ver o desfecho dessa trama.

flavia277 15/02/2023

Deka
Esse livro conseguiu superar o primeiro, a trama foi incrível, o plot twist me pegou MUITO porém já suspeitava (off só depois que ela falou do Singular). já tava suspeitando do jatu que ficaram do lado delas também, porém amei muito e estou ansiosa pelo terceiro ??????