O hacker de Hong Kong

O hacker de Hong Kong Chan Ho-Kei

Resenhas - O hacker de Hong Kong

Mycaelle 06/03/2024

Seria Ho-Kei o sucessor de Stieg Larsson? N e Lisbeth Salander seriam grandes amigos?
Ainda digerindo esta leitura incrível e já favoritada!
Diferentemente de outros leitores que criticaram a natureza muito descritiva de algumas partes da obra, como fã de Stieg Larsson, já estou acostumada e até gostei. Pra mim, foi a oportunidade de conhecer e viver um pouco da realidade dos habitantes de Hong-Kong, além de entender mais sobre ferramentas tecnológicas (o autor às vezes pesa a mão nisso, mas é perdoável) e de refletir sobre os caminhos da humanidade hiperconectada. Fiquei vidrada até terminar!
Em geral, tramas do gênero se concentram muito na descoberta do vilão e na construção de infinitos plot twists. Embora isso também aconteça nesse livro (nos ludibriando de um jeito ridículo, sobretudo quanto às identidades de Szeto e Chung-Nam; ), considerei como seu ponto mais alto outra coisa: a alternância de perspectivas, o fato de podermos acompanhar os pensamentos e sentimentos dos vilões, principalmente enquanto enfrentam o plano de vingança de N e Nga-Yee. A gente se delicia com toda a angústia deles, mas também, pasmem, sentimos pena, encontramos justificativas para suas ações.
Em síntese, lidamos com um misto de sentimentos e julgamentos. E todas essas sensações são tão diversas quanto os personagens e suas ações e posicionamentos políticos. Temos aqui um recorte amplo e terrível de nossa sociedade! O autor não usa dessa narrativa como panfleto de ideias homogêneas!
Por incrível que pareça, é especialmente uma história sobre família, sobre o que estamos dispostos a fazer e sacrificar pelos nossos familiares mais frágeis.
E vocês, tomariam uma decisão diferente da de Nga-Yee?!

José Carlos 01/03/2024

O autor arriscou!
Quase abandonei, por parecer que eu estava lendo mais um daqueles suspenses YA que não fazem meu estilo! Cogitei desistir, mas como já havia passado mais da metade do livro continuei! A moral da história é completamente diferente e o final muito bom! Mas demorou muito para engrenar! Foi uma leitura arrastada! Por mais que eu tenha gostado do livro como um todo, não recomendaria pela morosidade!

julianavicente 02/12/2023

Lento
Levei quase um ano pra ler essa lenda. ele é um bom livro, mas a vontade do autor de explicar cada linha, cada palavra me deu preguiça. mistério tem que instigar o leitor, tem que nos fazer pensar e procurar respostas também, não dar tudo mastigado. cada explicação óbvia que eu ficava P da cara.

Guilherme.Ferraz 28/10/2023

Um bom suspense envolvendo tecnologia, mas que peca no final
O Hacker de Hong Kong apresenta ao leitor como é a vida na região e seus problemas, como a superlotação.

Acompanhamos a protagonista Nga-Yee buscar vingança através do serviço de um hacker chamado N.

As tramas de como eles vão conseguindo as informações são muito interessantes, porém Yee sempre é rebaixada ou humilhada por N durante quase todo o livro, enquanto N dificilmente tem dificuldades para obter aquilo que ele quer.

Infelizmente isso gera duas coisas, há pouca evolução do protagonista durante toda a história e uma ausência de desafio, conflito ou até mesmo consequência enquanto eles buscam essa vingança. Principalmente N que parece ser intocável.

É um livro interessante, a trama e o mistério são ok, porém essas falhas prejudicam muito o desenvolvimento dos personagens e afeta o livro num geral.
José Carlos 28/02/2024minha estante
Cheguei na parte que eles confirmam quem escreveu e resolvem fazer a vingança! Vale a pena continuar? A leitura fica melhor ou continua no mesmo nível? Estou pensando em abandonar!

cyberenjeru 02/06/2023

Se tornou um dos meus livros preferidos. Mesmo tratando de assuntos pesados como suicídio e cyberbullying, a escrita do autor é envolvente e encantadora, ele descreve tudo tão bem que parece que sou um morador de Hong Kong enquanto estou lendo o livro. Ele descreve as ruas, as comidas, os lugares (reais), as pessoas, tudo! Um fato importante é que o escritor é formado em Ciências da Computação, isso faz com que o hacker seja mais realista, claro que pelo viés literário tem algumas coisas fantasiosas, mas é bem mais realista do quê a maioria dos livros e filmes envolvendo hackers e tecnologia.

Estou ansioso por uma adaptação em filme ou drama.

Cacaudia 23/01/2023

Não entrega o que promete
Achei o livro bem ruim
Os temas são interessantes, dilemas da adolescência, cyber bullying, abuso sexual e tecnologia. Porém na minha opinião o autor não soube trabalhar esses temas de forma realmente empolgante. A leitura foi maçante, repleto de trechos que provocavam suspense em torno de nada, eu ficava na expectativa para as reviravoltas e quando elas aconteciam eu pensava ?afff tanto alarde pra isso?
Mal construído, muito chato e sem sentido nenhum.

Sil 29/12/2022

Reviravoltas mil!
Nga-Yee perdeu seu pai num acidente de trabalho, sua mãe para o câncer e a irmã mais nova se suicidou. Sozinha na vida, ela decide descobrir o autor da postagem que culminou com o suicídio da irmã.
Nga-Yee chega ao hacker N. E aí, o livro te surpreende a cada nova etapa, com novas histórias entrelaçadas e muitos suspeitos apontados. Muitas reviravoltas e muito suspense, são quase 500 páginas que instigam e prendem do início ao fim.

Raquel622 21/10/2022

VPN? Pra quê?
Vocês são do tipo que têm medo de vampiros e almas do outro mundo, mas usam Wi-Fi no shopping e na boate e carregam seus celulares em um hub aleatório na rodoviária (ou no aeroporto, se você for abastado). Coitadinhos de vocês!

Wilza.Alves 20/10/2022

A quantidade de páginas me assustou, achei que poderia ser lento e ficasse cansativo, mas não, foi uma leitura muito fluída, com uma narrativa interessante e que aborda temas atuais e necessários. Grata surpresa enviada pelo Trama box, recomendo a leitura.

Paula 24/07/2022

Incrível!!
Pesado, triste e surpreendente. Demorei um tempo pra pegar esse livro porque a sinopse não me atraiu, mas depois que peguei não consegui mais largar. Ótimos personagens.

Ju Rocha 13/07/2022

Admito que o livro me surpreendeu.
Não achei que seria tão interessante ou que me prenderia na leitura dessa forma.
A história gira sobre o porque do suicídio de uma adolescente de 15 e o poder da internet para coisas malignas.
Os personagens não são tão carismáticos, mas a forma como a história se desenrola não deixa você abandonar a leitura de forma alguma.

Dani Pontes 09/07/2022

Tramabox
Livro do mês da assinatura da trama q parece q vai virar filme.
Gostei mas não amei, achei meio enrolada a narrativa e mto cheia de explicação...

Atila Guilherme 20/06/2022

Perfeito
Uma história maravilhosa. O livro nem parece que tem 500 páginas de tão rápida que a leitura flui. O autor descreve os caminhos tecnológicos de uma forma tão simples, que até quem é leigo - como eu - entende perfeitamente tudo o que ele quis dizer.

E nem preciso dizer que o livro é recheado de reviravoltas, até basicamente o último capítulo. Muito, muito bom mesmo.
Bruna.Campidelli 30/06/2022minha estante
Me senti muito manipulada nos últimos capítulos kkkkk mas gostei bastante

Adriana.Gonzalez 20/06/2022

Arrastado, minucioso, metódico
É um livro na minha opinião bastante arrastado pois detalha cenas que não precisa ser tão esmiuçada assim. Por exemplo, fica citando o que a menina tem na geladeira, o supermercado que ela vai fazer, o caminho que ela percorre para andar,... coisinhas assim deste tipo que passaria muito bem sem citar tantos detalhes assim. Não é à toa que tem quase 500 páginas... são páginas demais sem necessidade alguma. A Trama em si desenvolve muito bem mas o livro para mim foi arrastado diante a tantos detalhes sem necessidade.
Arch 27/07/2022minha estante
Eita