Ivan

Resenhas - IVAN

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Paulinha 19/06/2022

Ivan
Que história!! É um livro que mexe com.as emoções. Cindy e Ivan descobrem o.amor muito cedo. Mas não estavam preparados pra esse amor.
Muitos acontecimentos que os marcam e assustam, afastam e os aproximam novamente.
O amor que sentem é tão genuíno que um sabe o que o precisa, se conhecem.
É muito triste vê-los se afastando, mas muito lindo quando se encontram.
É uma história que faz chorar ao percebemos a tristeza da Cindy o que realmente a leva a fugir.
Gente que vontade de guardar o Ivan num potinho,.mesmo com os seus problemas sempre pensando na loirinha. Querendo sempre estar com ela.
Maravilhoso esse livro,mas preparem os lenços vai precisar.

Ale Salvia @estantedaale 19/06/2022

"Ivan" no blog Estante da Ale
Este é o segundo livro da série Carrossel de Sentidos. Aqui, saberemos a história de Ivan que é o melhor amigo de infância de Nuno (protagonista do livro 1) e Cindy, esta por quem ele nutre sentimentos muito intensos. Não que Cindy não o corresponda, ela também o ama de todo o coração, mas nem só de amor um relacionamento é construído. Ivan e Cindy possuem segredos e suas inseguranças os afastam cada vez mais. Entretanto, quando eles tomam um susto, com a possibilidade de perda a frente, será que eles conseguirão permanecer afastados?

Bom, se tem uma personagem cabeça dura é Cindy e se depender dela, a última coisa que ela admitirá serão suas fragilidades, o que de certa forma é isso que mais me impacta, já que não é segredo que eu nunca gostei muito dela. Não sei, algo me afastava da personagem desde o momento em que a conheci, no primeiro livro da série ("Nuno") e mesmo agora, lendo sua versão dos fatos, acho que foi um processo aceitá-la. Não sei se vocês verão como preconceito da minha parte, ter essa 'antipatia' inicial, talvez até seja, porque não achava que ela merecia meu menino Ivan, sabe? Mas com o tempo, Cindy soube me conquistar e acho que hoje a vejo como uma das personagens mais honestas da Cinthia. Honestas não no sentido de verdadeira, honesta no sentido de real. Ela erra, ela acerta, ela tem decisões que a levam para um caminho errado e sair desse caminho não é simples ou fácil. E é assim que entendi que ela é um ser humano como qualquer outro. Não concordo com suas escolhas e como ela age, mas ela as fez e agora precisa lidar com as consequências. E claro que, enquanto isso, Ivan também tem seus próprios 'demônios', eu como leitora, eu só queria protegê-lo.

Vale dizer que não é um livro fácil de se ler, as temáticas são bem fortes e a autora sabe trabalhar o drama com uma narrativa densa e gradual. Porém, assim como em Nuno, acho que em alguns momentos o livro corre mais pelo romance e do que pelo drama dos personagens, o que pode gerar algum desconforto no leitor com cenas mais repetitivas e melosas. Se você busca mais romantismo e cenas açúcaradas, a obra é totalmente para você. No meu caso, acredito que alguns detalhes poderiam ser retirados para focarmos mais em resolver as problemáticas apresentadas, algo mais direto melhoria a fluídez. E aproveito para fazer até um alerta que se você tem gatilhos com abusos, depressão, transtornos alimentares e até mesmo violência, é importante ter cuidado. Algumas cenas são bem acentuadas e mesmo a obra tendo o objetivo de concientizar as pessoas, isso pode gerar crises em leitores mais sensíveis. Ler é bom? Sim, mas com responsabilidade fica ainda melhor.

"Ivan" é um romance dramático clássico! Que dói e também cura. Que nos mostra que o ser humano pode errar e ter uma segunda chance. Que existe o perdão e o recomeço. Que amar a si mesmo é tão importante quanto amar o próximo, e talvez, até mais importante, porque como oferecer o melhor ao outro quando estamos incompletos?

site: http://estante-da-ale.blogspot.com/2022/06/livro-ivan.html

Cris 19/06/2022

Cicatrizes
Não pensei que esse livro ia me surpreender mais que Nuno, mas deixo aqui minhas congratulações a Cinthia Freire pois fiquei de boca aberta.
A verdade de Ivan e Cindy estampados para quem quiserem saber da situação, mostrando suas imperfeições e como lutam dia a dia para sobreviver.
Meu coração doeu várias vezes, as emoções transbordando em cada página, a luta pelos ideais de dois jovens querendo salvar e ajudar aos outros e deixando a si mesmo para depois.
Cindy uma verdadeira guerreira mostra para as pessoas o que elas querem ver uma patricinha arrogante e desmiolada, mas por dentro carrega um fardo tão grande para sua idade, a tristeza e agonia vivia dentro de si sendo que não era sua culpa, não era só seu erro, sua devoção a uma mãe ausente que só se preocupava com a beleza exterior.
Ivan com sua bondade carregava dentro de si seus transtornos e seus medos, apaixonado por uma garota que só se destruía, mas apesar de tudo estava sempre lá para ela e para seus amigos, sempre fechado e mau humorado mas por dentro seu coração é imenso.
Gente a história é esmagadora em muitos sentidos pois a cada descoberta o coração falhava uma batida, mas o amor, companheirismo e a amizade eram os verdadeiros alicerces que sustentava esses jovens.
Cindy e Ivan são como água e vinho diferentes em muitos sentidos mas a química é perfeita, quando estão perto um do outro não conseguem esconder esses sentimentos mesmo quando estão discutindo ou se provocando.
Verdadeiros sentimentos é mostrado durante a trama, o que mais chama a atenção é saber que todos tem seu lado obscuro, mas nunca são abandonados, rejeitados ou discriminados por quaisquer dúvidas ou circunstâncias.
Que livro é esse Cinthia Freire? Que encanta e que é arrebatador, me transformou em uma gelatina com sentimentos conflitantes... Mas estou esperando os outros livros que virá dos outros personagens e já estou empolgada e curiosa.
Esse livro é o segundo da série Carrossel de sentidos, venham conhecer esses adolescentes e ama-los a cada história contada.

Carolina150 18/06/2022

Meu Loirao
Cinthia? eu pensei que não tinha como ficar viciada e rendida nos seus livros, mas Ivan veio trazer a total certeza de que, independente de qualquer coisa, sempre serei apaixonada no seu trabalho!
A química de Ivan e Cindy é espetacular!!! O tanto que se protegem e cuidam um do outro, a forma como sempre estão lá um pelo outro! Lindo demais a trajetória deles!

Glauciane.Paula 18/06/2022

Intenso e apaixonante !
Desde que li Nuno, em Janeiro ( foi minha primeira leitura de 2022) eu não tirei Ivan e Cindy da cabeça um só dia. Ansiosa para q eles contassem sua história através da Cinthia e eu posso dizer que não estava preparada para tanta sensibilidade e amor. Que história linda, perfeita. Derramei lágrimas, mas o mais importante foi ver como o amor não abandona, Ivan é o mocinho que todas sonhamos . Leiam essa perfeição! Parabéns Cinthia, vc como sempre arrasou! Já quero um café na Beth, umas leituras com a Maddie e Stella, uns abraços em Cindy. E nós meninos claro, babar um pouco 🔥🔥🔥. E que venha nosso Monstro.

Larie 18/06/2022

Eu gostei demais desse livro, estava ansiosa para ler desde que terminei Nuno e fiquei sabendo que seria sobre o Ivan. Não dei cinco estrelas por que em alguns momentos a história não fluiu pra mim, não que seja ruim, é ótimo, a escrita é incrível, só teve partes meio repetitivas, mas o final é sensacional.

Quando entendemos o motivo de tudo que Cindy e Ivan sofreram percebemos por que precisou de tanta confusão e sentimentos repetitivos para chegar onde chegou.

E ainda não foi só sobre eles dois, teve um pouquinho sobre o Nick, um pouquinho do Dom e até um pouco do Real, o que faz você ficar ainda mais instigado a ler esse e os próximos para entender cada pessoa de Monte Mancante. Eu tô muito ansiosa para ler sobre eles e entender por que tem tanto sofrimento dentro deles. Sobre Dom já temos um spoilerzinho, e tô super empolgada com os próximos livros.

Esse livro me emocionou muito, chorei em alguns momentos por que meu senhor, é muito sofrimento para duas pessoas só. E os traumas e doenças que foram trazidas com tanta responsabilidade me tocaram profundamente. O que a Cindy passa por conta da negligência familiar e um padrão de beleza imposto a ela é tocante. A força que a autora consegue passar por ela é incrível, muito cadelinha da Cindy

O Ivan é um sonho né, não tem como não sair desse livro cadelinha desse homem, completamente apaixonada por ele e pela Cindy!

Rayanne 17/06/2022

Sensível, doloroso, intenso, sensual.
Ivan chegou na minha vida ainda em Nuno. Ele e a Cindy me chamaram atenção e pareciam falar comigo mesmo nas suas cenas de "secundários".
Finalmente em mãos, vi o quanto esses dois quebrados são especiais e intensos.
A leitura de Ivan envolve entrega, compreensão, amor e empatia.
Aqui, há dois melhores amigos que se amam, mas acabam se perdendo no meio do caminho e passam a se machucar.
No entanto, esses dois jovens quebrados ainda se enxergam como porto seguro um do outro e estendam a mão.
A sensibilidade da Cinthia em trazer personagens que deveriam ser o sonho de todos e que são visto como uma perfeição (afinal, são jovens,indos, ricos), mas que gritam por socorro, mostram aos poucos vulnerabilidades, inexperiência, experiência, a vida caotica e cheia de marcas que vivem mostra um lado imperfeito doloroso e intenso.
Amei cada processo desse livro.
Ele fala sobre dores, sobre amor. Mas mostra jovens amigos tentando viver, salvar uns aos outros.
É doloro? É.
É intenso? É
É necessário? É. Afinal, a sensibilidade da Cinthia vai além de trazer um drama, ela nos faz olhar cada um dos personagens e enxergá-los, nos faz desejar acolher, mudar um pouco do mundo.
É isso.
Amem Ivan
Amem a Cindy.
Acolha-os.
E se aventure no loirão mais fofo de Monte Mancante.

Carol 16/06/2022

Doce e sensível Ivan
Que menino doce! Que eu me lembre agora esse foi o primeiro personagem masculino que eu me deparo com tamanha doçura, sensível? Apesar dos temas profundos que os personagens trazem, Ivan me parece um anjo, não que seja santo, mais ele é leve com uma aura pura. Incrível como a Cinthia o construiu.
Gostei bastante do todo, me tocou, em momentos fiquei bem mexida com os problemas reais abordados e até acabei conhecendo problemas que nem imaginava que existia.
Bem bom, mas Nuno por enquanto ainda tem meu coração. ?

Carla.Oliveira 15/06/2022

Um livro emocional, intimista e profundamente memorável.
Quando eu li Nuno, logo me apaixonei por Ivan e fiquei muito ansiosa por seu livro porque o pouco dele que foi mostrado me disse que seu desenvolvimento seria algo emocional e muito intenso e não deu outra.... eis que o golden boy de Monte Mancante entra em cena e acaba com todas as minhas defesas emocionais já no prólogo.
Ivan é um livro difícil. Ele é visceral, gráfico nos momentos mais dolorosos e fala de um amor pueril que fora corrompido por traumas e diversos contratempos. É um livro que aborda temas sensíveis e sentimentos conflituosos onde dois jovens encontram-se perdidos e completamente despedaçados.
Cinthia Freire é conhecida por criar histórias avassaladoras e memoráveis, mas em Ivan eu acredito que ela atingiu um nível de amadurecimento de escrita e desenvolvimento que será difícil de ser superado nos próximos volumes dessa série porque eu não vejo qualquer outro personagem dentro desse universo capaz de abstrair tanta carga emocional não só dos leitores, mas também da própria autora, pois, a cada página lida, você sente o investimento de sua criadora, seja emocional ou de estudo. Cinthia consegue nos dar o panorama completo de quem é o seu protagonista logo nas primeiras duas páginas e isso é algo admirável em um autor. Em uma atmosfera melancólica e intimista, ela te entrega um amor poderoso, puro e definitivo que vai te guiar por todos os momentos como um farol, iluminando o caminho até o epílogo mais necessário que eu já li em um livro de romance nacional.
Seus protagonistas são humanos e possuem uma carga dramática densa que te envolve, te subjuga e te faz um expectador participativo dento do desenrolar da trama. Você sente o que eles sentem, chora por suas dores e evolui em consonância com Ivan e Cindy. Não tem como você não se importar com o que eles passam, o que sentem ou não torcer para que tudo termine bem porque em algum ponto do caminho você se relaciona e se conecta com seus pensamentos, dores ou anseios.
Um bom livro é aquele que te faz refletir e te convoca à mudança em algum nível da sua conduta ou impressão acerca do mundo e a Cinthia consegue promover isso em cada história que escreve. Mesmo Nuno, cujo plot não me agradou em nada, me deu o que pensar acerca de certas ideias pré-estabelecidas na minha vida, tamanha a sensibilidade desta autora.
Eu não dei cinco estrelas porque, em relação ao processo de construção da historia, há passagens e divagações que quebram o ritmo da narrativa e me causou a sensação de lupping, criando uma "barriga" na historia ao invés de manter a objetividade. São muitas as passagens onde a repetição na narrativa sobre os sentimentos dos personagens parecem repetitivas e me deu uma canseira, além de me trazer algumas vezes, uma desconstrução de algo já estabelecido nos capítulos anteriores. Um exemplo do que tô falando é o fato de que Cindy passa o primeiro ato do livro levando o leitor por entre as linhas de autodepreciação a entender o quando ela se acha suja, impura e descartável e alguns capítulos depois, desconstruir essa ideia ao dizer que o Tony fora a única pessoa que a fizera se sentir descartável. Essa falta de alinhamento se repete em alguns outros momentos e me fizeram sair um pouco da leitura e quebrar o encanto, porém, essa é uma viagem emocional acima de qualquer tecnicalidade e ao final da história, eu me senti recompensada por todas as horas dedicadas a esses dois.

EverDamien 15/06/2022

Um carrossel de sentidos
Mais um livro da Cinthia pra conta e aqui conhecemos e entendemos como tudo começou entre Ivan e Cindy, e ao mesmo tempo em que nos apaixonamos pelos personagens e pela força que eles têm, também sofremos juntos com cada trauma, cada transtorno e cada problema que eles precisam enfrentar.

Esse foi um dos livros mais difíceis de ler e olha que já estou acostumada a ler livros que me fazem sofrer muito, mas a escrita da Cinthia foi tão arrebatadora que me fez sentir os personagens, e todo sentimento que os cercaram, foi um verdadeiro carrossel. Eu senti tanto por eles como se eu tivesse conhecido cada um a minha vida toda e eles também fizessem parte da minha história (foram páginas de lágrimas).

O livro em si foi lindo e sensível de ler, foi um excesso e uma falta que nos deixa totalmente desnorteada. Cindy é uma das personagens mais fortes que eu já tive o prazer de conhecer (e, não, eu ainda não cheguei a ler todos os livros da Cinthia).

A forma como os personagens se magoam, se doam, brigam, se perdoam, se amam, se entendem, se desentendem e depois voltam a tentar de novo me fez sentir tanta coisa que eu acho que nem consegui expressar muito bem em palavras (mais uma vez falando sobre o sentimento arrebatador que esse livro me causou rsrs).

Destaques principais desse livro:

"Então continuei beijando-a, até o dia em que não a beijei mais."
*Onde tudo se foi...

"Às vezes, o silêncio é a coisa mais bonita que alguém pode te oferecer."
*Onde a amizade e o silêncio de alguém também pode te ajudar a ficar bem.

"É incrível a nossa conexão, como me encaixo bem em seu corpo, como até mesmo o seu cheiro parece tão natural para mim, como se fosse parte do que sou, como se de alguma forma, fôssemos um só, partes de um todo, que estiveram separadas por tempo demais."
*Um momento de esperança...

Ps: esse livro nos diz que a amizade e o amor é importante de uma forma que só quem sente sabe, ter alguém que não te deixe cair...
Ela nos deixa um alerta sobre transtornos e os danos que isso pode trazer a diversas pessoas e não só a pessoa que tem o transtorno. Eu achei perfeita a forma como ela soube trabalhar esse tema.

Eu ainda não estou preparada para o próximo livro, mas quem liga pra o psicológico com uma escrita assim?
Esperando ansiosamente pelo Nick.??

Vanessa 15/06/2022

Literalmente um Carrossel de emoções!
Ivan e Cindy são amigos desde a infância e se amam desde a juventude. Quando eles nem sabiam ainda o que era amor, eles já se amavam. Infelizmente, o destino não foi favorável a eles, apesar de toda a riqueza, o poder, a beleza e a "alegria" que eles possuem por serem netos dos fundadores da encantada Monte Moncante, a pequena cidade mais rica e imponente do Brasil, escondida no interior de São Paulo....

Não só aprenderam juntos o que era o amor, mas também o sofrimento, as mentiras, as máscaras, as dores. E com isso se machucaram, se destruíram, se torturaram...

Será que existe concerto para os dois?

Esse livro é um misto de sentimentos. Prepare-se para chorar, sofrer com a Cindy, se apaixonar pelo Dom, querer resgatar o Nick e matar alguns personagens... Simplesmente perfeito!

Aline 15/06/2022

Deixou meu coração quentinho
Logo nas primeiras páginas eu já estava completamente envolvida pela história, o que é bem comum pra mim quando se trata dos livros da Cinthia. Como eu torci por Ivan e Cindy, a história deles é sofrida, mas é tão linda, a forma como a relação deles é construída, acompanhar o amadurecimento deles dentro da história é incrível.
Estou complemente rendida pelos dois e extremamente ansiosa para ler os próximos da série.
Dominic, eu amo você meu bolinho. 😭❤️

Gisele219 15/06/2022

De tirar o fôlego!
"Uma história de um amor imaturo, que sobreviveu mesmo diante de tudo de ruim. Um amor inocente, puro, belo."
Essa frase foi retirada do livro e traduz exatamente o que é Ivan!

Mas não espere apenas a história do amor/do casal. Esse livro mostra a importância da família e dos amigos de verdade, como é essencial ter uma rede de apoio! Ninguém consegue ser feliz sozinho.

Nos mostra que muitas vezes julgamos as pessoas que não conhecemos e perdemos a chance de ter uma pessoa boa e especial em nosso círculo apenas por não prestar atenção ou não dar a chance de olhar com outros olhos.
"Você não faz ideia das coisas que podemos ouvir quando prestamos mais atenção."

Fala sobre problemas importantes de comportamento, muito comum mas pouco trabalhado.
Sobre como as pessoas, às vezes, se comportam de forma destrutiva não porque querem, mas porque não se acham merecedoras de uma vida melhor.
"...quem mais pode ser tão cruel consigo mesmo além de nós mesmos?"

Fala sobre o amor na sua forma mais pura. Que faz sacrifício, que passa por cima das suas vontades, que perdoa (incontáveis vezes!), que espera... que te faz parecer um idiota!! Mas que no fim, é o sonho de todo mundo! Um amor único e verdadeiro!

E nos dá a chance de repensar nossas atitudes como amigos, como família e como parceiro, diante das coisas boas e ruins que a vida nos traz.
"Às vezes, as tragédias servem para algo bom, do tipo parar e olhar em volta, dar um passo atrás e rever seus erros. Elas funcionam como uma nova rodada, uma chance."

Escrita que te faz sentir como os personagens, então se prepare para fortes emoções!

Livro lindo! Não tenha dúvidas em ler.

Só não pode esquecer que é o segundo de uma série, tem que ler Nuno antes pra entender.

Parabéns à autora e sucesso sempre!

Sra Renata 15/06/2022

Cinthia Freire arrasa!!
Quando eu li Nuno e Stella, eu fiquei dias pensando na história deles e eu jurava que o Ivan e Cindy não ia me impactar tanto quanto... Estava certa, impactou bem mais.
Eu não tenho nem palavras pra descrever o quanto amei a profundidade desses personagens, mesmo me fazendo sofrer o livro inteiro, literalmente.. até quando eles estavam comemorando, sorrindo ou brincando meu coração tava doendo, mas os personagens aaaah eles são muito perfeitos, do tipo que aquecem o coração e da vontade de guardar num potinho para sempre.
E Nuno que me perdoe mas vou passar uns dias com Ivan na minha cabeça porque o garoto maravilhoso em!! ???

Eu recomendo muito essa leitura! Leiam, leiam e leiam. Antes se preparem porque o baque vem, mas leiam mesmo assim porque vale muito a pena!! ??

1 | 2 | 3 | 4 | 5