O mínimo sobre leitura em voz alta

O mínimo sobre leitura em voz alta Marcela Saint Martin

Resenhas - O mínimo sobre leitura em voz alta

Flavia.Rios 09/06/2024

O mínimo sobre a leitura em voz alta é mínimo mesmo, como o próprio nome já diz, tanto em tamanho como em conteúdo.

As informações são superficiais, repetitivas, mais dos mesmos discursos reproduzidos na internet.

Trouxe pouca novidade, mas não foi de todo mal. Teve algumas partes interessantes, mas poucas.

Sarah.Almeida 09/05/2024

Livro excelente para quem já tem ou quer ter filhos.
Mostra, com base científica, os benefícios da leitura em voz alta pra crianças e adolescentes, bem como ensina como o fazer de forma correta e eficaz.
Não dei 5 estrelas pois achei o livro um pouco repetitivo.

Vinícius 23/03/2024

A leitura é tudo!
O livro da escritora Marcela Saint Martin trás um resumo perfeito do que é essa iniciativa muito produtiva da leitura em voz altas desde a gestação até a adolescência. O vínculo criado entre mãe e filho e o desenvolvimento da criança introduzida é engajada na leitura em voz alta, é algo impressionante. Informações como literatura sobre o tema e trabalhos científico publicados, são citados na obra. Vale pena para quem tem filhos ou para quem tiver a oportunidade e prazer de ler para uma criança. Inclusive, com dicas para ir conquistando a atenção e envolvimento das crianças mais inquietas. É melhor um livro do que os psicotropicos, hoje tão prescritos para crianças ditas hiperativas.

Aline 30/01/2024

Marcela Saint Martin foi a primeira inspiração para que eu inicia-se a jornada da Leitura em voz alta...Suas dicas preciosas de livros e leituras me guiaram nos primórdios de minha prática...o mínimo sobre a leitura em voz alta é uma introdução para quem anseia transformar sua casa em um lar de leitores...Marcela apresenta um belo resumo desse assunto que conhece tão bem...O mínimo sobre a leitura em voz alta é uma ótima introdução desse assunto maravilhoso que é leitura em voz alta... Super recomendo!

Rodrigo.Macedo 27/01/2024

Para que ler em voz alta?
Na sala de planejamento de aula onde trabalho, um amigo entregou-me um livro, cujo título não me lembro, e pediu para que lesse um trecho. Li em voz alta, dum jeito bem exagerado, gesticulando bem as palavras e as mãos (não faria isso se não estivesse somente nós dois na sala). Ele deu risada da situação. Lembro que a compreensão do excerto me ocorreu de imediato, sem a necessidade de reler. Talvez por pensar, expressar e escutar a palavra lida.

Depois de uns dias, tendo percebido que gosto de ler em voz alta, ele apareceu com o livro intitulado " O mínimo sobre leitura em voz alta", da autora brasileira Marcela Saint Martin. Interessei-me pelo título pois sou um adepto dessa prática, já que leio para meus filhos.

Apesar de ler para os meus pequenos desde quando eram bebezinhos, hoje com 3 e 5 anos, e já saber dos benefícios cognitivos e emocionais intrínsecos na leitura, fiquei surpreso com a quantidade de estudos que comprovam seus benefícios; além das estratégias mais adequadas de acordo com a faixa etária.

A capacidade de improvisar histórias com base nas ilustrações afim de manter a atenção dos meus filhos foram um dos muitos hábitos que desenvolvi ao ler para meus filhos. Interessante que essa abordagem é, segundo a autora, uma forma benéfica de leitura.

Além dessa abordagem, outra, que talvez eu e muitos pais fazem de forma inconsciente e que é recomendado por Saint Martin, é o espaço para as crianças completarem as palavras do final da frase. Essa é apenas uma das várias estratégias estruturadas por ordem de dificuldade que a autora sugere.

No geral, o livro, apesar de pequeno, é muito enfático em sua proposta. A autora martela em nossos ouvidos o tempo todo sobre a importância da leitura em voz alta para as crianças. Acho bom saber disso continuamente ao longo da minha vida. Num país como o nosso, onde os índices de leitura são ridículos, a voz da Marcela Saint Martin deve ser amplificada para que as pessoas conscientizem-se da importância da leitura na vida de uma pessoa.

Onivid Silva 10/01/2024

Excelente
O livro é ótimo para quem tem filhos ou deseja ter.
Mostra os diversos benefícios sobre a leitura em voz alta e traz formas práticas de colocar no dia a dia.

Bruno @viagempelomundodoslivros 28/08/2023

Nunca é cedo demais ou tarde demais para ler bons livros aos nossos filhos...
A autora Marcela Saint Martin trata nesta obra sobre a importância da Leitura em Voz Alta para a formação das crianças. Como vocês sabem eu tenho quatro filhos pequenos, Miguel (6), Guilherme (3), Antonio e Alice (gêmeos de 6 meses), e que sempre lemos com eles desde a barriga e o conteúdo desta obra vai muito de acordo com o que acreditamos acerca da importância da leitura para a educação dos filhos. A obra é dividida em 3 partes: 1) Por que ler para o seu filho importa; 2) Ler em voz alta: O amor à criança que molda o amor pela leitura; 3) Leia em voz alta mesmo que você não seja muito bom nisso. Trata-se uma obra simples, mas muito bem fundamentada e que trás muitas histórias reais de como a leitura para as crianças impactam o seu desenvolvimento intelectual e emocional. Deixo, abaixo, alguns quotes do livro:

"Não há nada como ler para uma criança."

"A atividade mais importante para construir o conhecimento necessário para o futuro sucesso em leitura é ler em voz alta para as crianças."

"A Leitura em voz alta ajuda a inspirar o amor pelas palavras e pela leitura, a aumentar o vocabulário e a preparar o caminho para a leitura independente."

"Inspirar o amor pela leitura é uma das maiores vitórias de que qualquer modelo educacional poderia se gabar."

"Tudo muda quando a gente lê."

"A função mais importante da fala dirigida às crianças pequenas é criar e manter laços emocionais fortes."

"Não precisamos esperar que a criança dê sinais de que compreende o que lemos para só então lermos para ela."

"Faz mais leitura recreacional quem já experimentou em si os benefícios dela."

"Você pode ler o que quiser, desde que sua voz seja acolhedora e você deixe claro que está se comunicando com ele."

"Ao selecionar um livro, procure menos o seu interesse imediato do que o interesse da criança."

"A leitura em voz alta, graças à presença viva e amorosa de um adulto que lê e conversa com elas, é um tipo de experiência fundamental."

Thayane Oliveira 19/07/2023

5/5
O livro é muito boa, mostra como o hábito de ler em voz alta traz inúmeros benefícios para as crianças. Além de facilitar o aprendizado, enriquecer o vocabulário e o melhor de tudo cria um leitor.

Fê_Sato 29/06/2023

Acompanho a Marcela Saint Martin pelo Instagram há um bom tempo.
O que ela apresenta nesse livro não é novidade pra mim. Até porque, o que está aqui é o que vejo ela defendendo todos os dias em sua rede social. O livro apenas reafirmou aquilo que já era prática em minha vida e que venho colhendo frutos.
Um bom livro para presentear pais e professores.
Marcelle 29/06/2023minha estante
Tô com ele aqui p ler fer! Bom saber ??

Fê_Sato 01/07/2023minha estante
Mah, ele é bem tranquilo e rápido de ler. É um compilado de informações sobre leitura. Como vc tá lendo A família leitora, esse vai ser até sem graça, mas é ótimo pra quem tá se interessando pelo tema agora. Aquele livro pra presentear e estimular as famílias.

Vanessa.Brina 13/05/2023

Muito importante entender os benefícios da leitura em voz alta. Eu já lia pra minha bebê pelo prazer mas agora sei o quão importante é para ela. Também aprendi boas dicas pra escolher livros e formas de variar a experiência pra potencializar os benefícios

Gab 21/02/2023

Importância De Ler Histórias Em Voz Alta Para Nossos Filhos
Mais um livro da Coleção O Mínimo Sobre? Leitura em Voz Alta!!! Muito recomendado aos pais que tem filhos pequenos ou que querem ter filhos? é absurda a diferença que faz na vida da criança os pais lerem livros ilustrados para os bebês.

O QUE A LEITURA EM VOZ ALTA PODE FAZER PELO DESEMBOLIMENTO LINGUÍSTICO DAS CRIANÇAS, PELO ENRIQUECIMENTO DE SUA IMAGINAÇÃO, POR SUA AFETIMIDADE, PELA CONSTRUÇÃO DE UMA RELAÇÃO SÓLIDA E DURADOURA COM A LEITURA E POR SEU FUTURO É ALGO QUE PRECISA SER ANUNCIADO INCANSAVELMENTE.
Espero que este pequeno livro sirva de inspiração do maior número possível de pais e professores para que abracem a leitura em voz alta como um dos pontos inegociáveis na vida das crianças. Ha razões fundadas para crer que isso pode mudar, no mínimo, a vida de cada um dos envolvidos.

?Literacia" (do inglês "literacy") é um termo que vem se disseminando desde a década de 80. Trata-se de um conceito mais abrangente do que o de alfabetização, que é o aprendizado da leitura e da escrita em um sistema alfabético. A literacia refere-se aos conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à leitura e à escrita. Uma criança que ainda não saiba ler, mas que já esteja familiarizada com a leitura em voz alta de histórias, com a forma das letras e das palavras, com a dinâmica de perguntar e responder perguntas sobre a história ouvida, já está desenvolvendo a literacia, embora ainda não esteja alfabetizada??

Cintia 13/11/2022

Esclarecedor
Todo leitor, sabe dos benefícios da leitura, percebe em si os resultados.
Entender de que forma a leitura em voz alta pode ajudar no desenvolvimento de um criança, além do contato afetivo, é um incentivo muito grande para mim, mãe de uma criança de dois anos e seis meses, continuar lendo para ela.
Todo pai e mãe deveriam ler esse livro.

Isabel Verena 29/09/2022

Eu acompanho a escritora desse livro pelo Instagram já tem algum tempo, e antes mesmo de ler esse livro eu já era maravilhada pelo que ela ensina e pela sutileza que ela mostra a importância da leitura para as crianças.
O livro é muito bom, de simples compreensão.
Os pais e responsáveis pelas crianças precisam entender como é importante e como é prazeroso ler para crianças. ??

Iza Santos 09/08/2022

Ler para uma criança é super importante
Vínculos se formam ao sentar juntos e descobrir mundos novos.