Insólito! Assombroso! Inimaginável! | Nº 7 | Ficções Pulp!

Insólito! Assombroso! Inimaginável! | Nº 7 | Ficções Pulp! P. Garay Costa

Resenhas - Insólito! Assombroso! Inimaginável! | Nº 7 | Ficções Pulp!

Henggo 05/03/2024

MÃOS DE PEDRA: grande abertura. Poético e impactante à medida que vemos a aglomeração ao redor. Eu tenho uma condição que me faz ficar acordado mas cirurgias, o corpo paralisado e a mente desperta, então, sei nem como é essa agonia de se sentir inerte aos estímulos externos;

ORFANATO À BEIRA-MAR: surreal e verdadeiro. Já teve um caso desse aqui no Maranhão. Bizarro demais;

BALCÃO DE FÓRMICA VERMELHA: apenas ok;

UM FARRAPO NUM BECO SUJO: ok;

VÓS SOIS DEUSES: arrebatador. Adoro quando a pessoa cria algo com base em percepções palpáveis do meio social. Aqui, além dessa qualidade, há ainda o toque surreal e tenebroso. Foi impactante. E o final... Ah, o final...;

AS ESCOLHAS DE DARÚ: confesso que não gostei muito. Não consegui imergir na trama e nem encontrar empatia com Darú. Para mim, foi meio insosso...;

SACRIFICANDO CORDEIROS: me remeteu ao clássico "O Silêncio dos Inocentes", porém, na minha opinião fecal, sem o esplendor quente faz estremecer. Foi um conto ok. Essa comparação impactou na minha leitura;

OS OLHOS COR DE CARMESIM: sabe quando você tenta chocar as pessoas inventando várias coisas que parecem tenebrosas, mas não são? Senti isso aqui. Os fatos me.pareceram meio aleatórios, "jogados". E não, o plot ao final tão é um salvo-conduto para que isso seja feito;

O GRITO DA CORUJA: premissa interessante, mas execução muito focada em contar ao invés de mostrar. Achei cansativo. Acredito que se fosse transformada em uma narrativa longa, que respeitasse o tempo de cada personagem, fizesse a construção do mistério, seria maravilhoso. Como conto, faltou esse "tempero";

OS SEGREDOS DE VITÓRIA: impactante e (ainda bem) sem medo de trazer algo realmente insólito e assombroso. Este é uma daqueles textos que separam os escritores-adultos daqueles que ainda estão engatinhando na arte do horror. Particularmente, não achei tão chocante - e acho que isso diz muito sobre quem eu sou e o que já vi do mundo. E mais: o aviso de gatilho na Apresentação estraga o impacto quando a pessoa chega aqui. O horror causa impacto e vem sem aviso. Portanto, o conto foi corajoso, o editor da antologia não.

Nícollas Lopes 13/06/2022

Ela voltou! (ainda bem!)
A "Insólito! Assombroso! Inimaginável" volta depois de um hiato de longos meses para nos presentear com nove histórias maravilhosas.

Mais uma coletânea de contos imperdível da Ficções Pulp!. Entre eles, destaco os estreantes: de prima temos o estilo próprio e encantador de Garay Costa em brincar com seres mitológicos em uma trama bem escrita e amarrada; Marlon Borlacheno nos brinda com um horror com uma pegada lovecraftiana tão bem feita que agrada inclusive aqueles que não são fãs nº1 do estilo; já a pena de Erica Scath desliza pelo lirismo das esquinas fantásticas em duas histórias curtas com toque de graphic novel; Tiago Mendes desenvolve um horror caprichoso, com cenas bem relatadas e final irretocável; mantendo o ritmo lá no alto durante todo o conto, David Leite traça uma história aparentemente normal de sangue, mas que ao final surpreende e agrada; e por fim, Pablo Corso pira a cabeça do leitor numa labiríntica história de desgraça e horror.

Entre os veteranos, menções honrosas à fantasia sempre original de Rodrigo Martins, o delicioso escárnio de Marlon P Silva e a brutalidade desconcertante do gonçalense Rodrigo Santos.

Excelente retorno da “Insólito!”. Nota máxima. ★★★★★