Sete Virtudes

Resenhas - Sete Virtudes

Crônicas Fantásticas 15/09/2020

Sete Virtudes 2 – O Legado da Chama Dourada
Resenha por Ana Oliveira

Título: Sete Virtudes: O Legado da Chama Dourada | Autor: J. R. Diniz | Editora: autopublicado | Gênero: aventura | Páginas: 294 | Ano de publicação: 2019 | Nota: 4,0/5,0

Depois de um longo período de férias, o Crônicas Fantásticas volta com tudo e nova roupagem. Além disso, temos o lançamento do segundo volume de um dos livros que representa, para mim, uma aventura definitiva de RPG em todo o seu sabor. Sim! Estou falando do segundo tomo das aventuras das nossas Sete Virtudes, dessa vez banhados por uma chama dourada, que não é de glamour, mas sim, de um poder similar a dos deuses!

Sendo sincera, eu não sabia o que esperar desse livro, mas depois de começar a ler, devo assumir que a expectativa era que a trama continuasse a seguir os passos da nossa comitiva virtuosa. Foi uma surpresa muito grata perceber que acompanhamos as Sete Virtudes, porém, outros elementos nos são apresentados, e um panorama mais amplo vai se descortinando a nossa frente.

Fica claro que uma terceira pessoa está narrando os fatos e isso me chamou atenção, pois me lembrou a narrativa de um mestre com quem já joguei. Também tive a sensação de estar observando tudo do alto, como na abertura de Game of Thrones, onde as casas são apresentadas sob a perspectiva do astro solar.

Depois dos acontecimentos do volume anterior, que nos deixou emocionados, o grupo continua em sua missão, mesmo desfazendo alguns elos e estabelecendo outros. Um outro mundo aparece e acompanhamos passo a passo a criação de uma relíquia.

A narrativa nos leva de saltos ao passado por meio de memórias e nos traz de volta ao presente com conversas sobre o futuro, para nos mostrar que o desenrolar dos fatos que vemos hoje começou há muito tempo. Algumas coisas são consequências de atos passados de outras pessoas, já outros fatos são passos muito bem planejados por entidades com fins muito bem delimitados. Tudo para nos mostrar que numa história de RPG, a aventura dos personagens não funciona de modo isolado do resto do mundo. As atitudes do grupo interferem no mundo e vice-versa.

Gostei muito da apresentação de Legácia. Um mundo onde magia e tecnologia andam lado a lado. E de lá, dois personagens se juntam ao nosso elenco principal: Lara e Smith. Ambos são experimentos bem-sucedidos de Legácia que vão parar em Ekar. Tomam caminhos diferentes, e ainda não sei dizer se Smith está do lado de cá ou de lá da força…

Além dos viajantes dos planos, somos apresentados a Lucian, Mestre Oceano, Trovão (que me fez desejar jogar de anão), Aoshy e Hyoko. A magia emana de todos esses personagens, de modo que nem sempre fica claro pra mim a classe de cada um. Mas devo dizer que Mestre Oceano e Hyoko são muito fascinantes, assim como Trovão. Espero que tenhamos mais notícias deles no próximo livro.

Quanto a nossa comitiva, Aust, nosso elfo favorito, tem um arco que ainda está em desenvolvimento, mas que na minha opinião é muito empolgante. De certa forma estamos acompanhando um príncipe reaver seu reino. E tudo fica bem mais interessante quando o príncipe é élfico.

Acredito que nos próximos volumes devamos ter mais desenvolvimento das histórias de Lidda e Willa, por exemplo. Senti a falta de saber um pouco mais delas enquanto descobrimos cada vez mais sobre o mundo ao redor e suas guerras.

O desenvolvimento da narrativa é muito atraente. A leitura é fluída e fácil. Os detalhes são ricos e deixariam qualquer jogador de RPG com vontade de reunir seu grupo parar jogar no momento em que lê. Eu acredito que este volume seja um texto que conectará o início da saga, no primeiro volume, com o desenrolar, e talvez, o desfecho do terceiro. Talvez caiba um quarto volume para o desfecho, depende de como o autor tenha planejado a progressão da narrativa.

Uma coisa que pode desanimar quem leu o primeiro volume é a falta de protagonismo dos personagens do primeiro neste segundo texto. Mas lembre-se que toda história épica é composta por vários personagens, e que cada um deles vê as coisas de um jeito, logo, não desanime. Enquanto as Sete Virtudes estão se deslocando e trabalhando para atingir determinado fim, o resto do mundo não está parado esperando eles terminarem para continuar suas tarefas. As coisas acontecem em paralelo, não em série.

Por fim, o que posso deixar aqui de observação final é o exercício de transformar a aventura jogada num livro. Lembrar-se dos detalhes e transformar tudo em um texto capaz de capturar nossa atenção e imaginação é um talento que demanda tempo para ser colocado no papel. Por isso, entendo a demora para o livro sair do financiamento para as folhas impressas. A espera valeu a pena. E que venha o terceiro volume!

Leia mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2019/09/02/sete-virtudes-2/

Thaisa 23/05/2020

Por Thaisa Lima no blog Minha Contracapa
“O legado da chama dourada” é o segundo livro da saga “As sete virtudes”. A resenha de O princípio da lenda se encontra aqui no blog, basta clicar no link para conferir. É sempre difícil escrever resenhas de livros em série, pois preciso ter cuidado redobrado para não dar spoiler, mas vamos lá.

O segundo livro nos revela alguns acontecimentos que ficaram sem explicação no livro anterior enquanto acompanhamos a continuação da aventura dos heróis. Também apresenta novos personagens, deixando a trama ainda mais intrincada que antes e elevando o nível de tensão do leitor. Confesso que fiquei um pouco perdida com os muitos personagens num primeiro momento, mas depois me acostumei e a leitura fluiu tranquila.

Cheio de ação e emoção, o autor brinca com o coração do leitor no decorrer de toda a narrativa. Nesse volume, Zell Lianon volta à vida e inicia um treinamento intensivo com um monge misterioso e, outro membro da comitiva morre na luta para abrir mais um portão. Fiquei meio chocada e espero surpresas positivas no próximo livro.

Terminei a leitura com milhões de perguntas e teorias na minha cabeça. Preciso da continuação para saber o que vai acontecer com esses heróis e se minhas teorias estão certas. Para você que ama um RPG, essa saga é um presente dos deuses! Super recomendo a leitura.

site: http://minhacontracapa.com.br/2020/05/resenha-sete-virtudes-o-legado-da-chama-dourada-de-j-r-diniz/