A Natureza das Bruxas

Resenhas - A Natureza das Bruxas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Karol 10/11/2022

Pior leitura do ano.
Me convenci a ler vários livros de Bruxas até o final do ano, para sair de uma ressaca. Mas não imaginei o qual terrível de ruim e esse livro. Não acontece NADA, Clara e uma chata insuportável, não para de se martirizar , de ser a sofrida e claramente uma personagem de novela mexicana. O romance e vagabundo desses que veio de lugar nenhum e basicamente todo o rolê de bruxas do tempo e de controle climático e de uma grande quantidade de assuntos extremamente legais, são submetidas a cartas e cartas de amor de Clara, o livro não se sustenta , gente dá muito ódio, poderia facilmente ser um conto. Ele e fluído mas chega no cap 20 sei lá vc já não aguenta está dentro da cabeça da Clara, e começa uma breguisse de flores, e diálogo com flores que eu fiquei com vergonha. 80% do livro e a Clara delirando na obsessão dela pelo boy lá , 10% e ela correndo da aula, 5% e ela batendo os pés que nem uma criança mimada , e 5% e a ex dela. Clara passa 6 anos em uma escola sem aprender NADA e em 1 ano ela se torna a bruxa mais poderosa do mundo, só pq aprendeu a se acalmar ???? WTF.
karol 14/11/2022minha estante
Tô quase acabando e concordo tanto como esse livro é chato, a clara é chata, o romance é mal construído, parece que falta tempero, sério não dá

Karol 14/11/2022minha estante
E muito ruim. Boa sorte, parei com meu projeto de Bruxas. Kkkk

Jaque @blogmalucadoslivros 11/02/2023minha estante
Já leu ?Filha da floresta? de Julliet Marillier? Se ainda estiver lendo coisas de bruxa eu recomendo, porque ninguém fala mal dele, é maravilhoso demais

Bruna.Nunesx 16/02/2023

Foi razoável
Foi uma leitura boa mas muito lenta e fiquei cansada de lê!
Não teve como eu terminar porque a leitura foi muito bastante lenta...
Eu acho que coloquei muitas expectivas nesse livro! ?
???

16/02/2023
Bandeira3 25/06/2023minha estante
Me deus um pouco de vontade de ler, eu também crio muita expectativa em livros com bruxas kk

Mariana113 12/12/2022

Livro insignificante
Essa foi uma das histórias mais fracas que eu já li, de um jeito que incrívelmente não foi tedioso. A protagonista, Clara, é uma bruxa que tem o poder das quatro estações, em um mundo onde os bruxos controlam o clima.

A história toda se passa no mesmo cenário, com os mesmos personagens e alternando muito pouco em relação a isso.

Todos os sentimentos que eu tive durante o livro foram de indiferença, não importava se a protagonista estava se apaixonando pelo mocinho ou salvando o mundo de uma catástrofe climática, eu li sem esboçar nenhuma reação.

E mesmo assim, o livro não foi chato. É uma situação engraçada kkkkkkkk. Em geral, não recomendo ou deixo de recomendar o livro, pois como disse, estou indiferente a ele. Ter lido todas essas páginas não mudou nada na minha vida.
Brenda Dabila 12/12/2022minha estante
Está na minha lista de desejados, mas agora já não sei kkkkkkkk

Wendy 27/08/2022

Atemporal?
Amei e foi literalmente atemporal, uma fantasia diferente que conta a estória de uma protagonista que tem o poder de dominar as quatro estações e o processo de entendimento e aceitação desse poder, causa e efeito do clima e as constantes lutas dos magos e bruxas para conter a fúria da natureza.
Sobre o romance, foi muito amorzinho acompanhar todo o caminho que os levaram a confiança, ao amor que um depositou no outro e o amadurecimento de uma relação construída no dia a dia.?

?Nem todo amor é feito para durar, mas isso não significa que não seja memorável.?
??? Uma estação para todas as coisas.

"Perceber seu amor por alguém é como uma queimadura de sol: você não sabe exatamente quando aconteceu, apenas que se expôs por tempo demais."

csmaia 08/09/2022

A história me pegou de uma forma que eu não imaginei
E vamos para mais uma resenha, mesmo não sendo muito boa nisso :)

Foi um livro marcante? Não. Isso é ruim? Não.
Também não temos super plots, mas a forma que o livro é narrado, capítulos curtos e uma passagem bacana de tempo, faz com que o enredo passeie tranquilamente no tema desejado: destruição ambiental e como é difícil ser e pensar diferente.
Não vão pensando que vai uma super fantasia (na minha percepção tá mais para um realismo mágico). Temos elementos mágicos, nesse caso as bruxas, um problema, no caso o aquecimento global e a Clara, que é uma bruxa atemporal, que todos acham que vai ser a solução para o problema.

É interessante e extremamente irritante ver que todos esperam algo dela, mas ninguém sabe exatamente o quê e isso acaba fazendo com que a pressão nela seja extrema.
E é para ajudá-la que temos dois personagens que são completos opostos, a Paige com sua verdade absoluta que vem junto com o inverno e o Sang com sua calma e magia proveniente da primavera. Falando em estações, eu amei que a escola muda a cada 3 meses para acompanhar as estações e a personalidade dos alunos e outro fato interessante: todos os bruxos nascem em solstícios e equinócios (eu claramente uma bruxa de inverno, nascida no solstício de inverno).
E são esses pequenos detalhes que fazem o livro brilharem para mim, o que tornou tudo bem divertido de acompanhar.

É um livro que não é preciso se preocupar muito, não temos um vilão ou uma trama extensa, é apenas a Clara aprendendo a lidar com ela mesma após a perda de pessoas queridas e de uma cobrança exagerada.

"Se a primavera é uma promessa sussurrada de que tudo pode ser novo, o outono é um brilhante sacrifício nascido do amor. Porque se o outono não amasse a primavera, não cederia espaço ao Inverno para que a primavera pudesse nascer."

Kaue Garcia 19/09/2022

P E R F E I T O
Este livro superou literalmente todas as minhas expectativas, já não sou de ler fantasias porque tenho bastante dificuldade de imaginar os mundos que são desenvolvidos e me sentir dentro da história! Mas aqui é impossível não se ver dominado pela narrativa, amei tudo, personagens, enredo, romance ? por favor leiam! Vou panfletar este livro sempre que puder, com certeza um dos meus preferidos do ano

Carla 03/10/2022

Romance e superação
Uma história gostosinha de ler, com a jornada da heroína Clara - uma bruxa de todas as estações - na aprendizagem do domínio de seus poderes.

Clara nasceu muito mais poderosa do que as demais bruxas que dominam apenas uma das estações e seus poderes são muito necessários para controlar o clima do planeta, cada vez mais inóspito.

Clara, no entanto, é teimosa, chatinha, orgulhosa e se isola do mundo quando ocorre um acidente inesperado.

A narrativa da história é feita apenas na voz de Clara, então é repetitiva e limitada pq não sabemos, ao certo, qual a importância real dela nessa questão do clima.

A narrativa em primeira pessoa é um recurso muito legal, mas muitas vezes fica sendo enfadonha quando não avança adequadamente, quando a personagem interelage pouco com os outros, fica refletindo sobre seus próprios pensamentos.

Acho que esse é o grande problema da trama, além de colocar o ponto de virada da personagem atrelada ao amor romântico por um rapaz.

Clichê, pouco empoderamento feminino, enfadonho. Uma leitura bem razoável.

Linna3 08/06/2024

Esse livro é bom em tantos níveis , a protagonista realmente evolui e é lindo de ver ela se abrindo para novas relações

leaoliterario 18/10/2022

?Nunca deixe ninguém fazer com que você se sinta mal sobre as coisas de que é capaz. Alguns vão insistir que você se esconda nas sombras para deixá-los mais confortáveis. Mas vou te contar um segredo: há luz suficiente para todos nós.?

Ninna 18/10/2022

Impactada
Devorei esse livro. Levei vários choques ao longo da leitura com as introduções dos capítulos. Livro apaixonante.

Andy.Sena 22/10/2022

Sabe um livro que não acontece absolutamente nada do início ao fim, pois bem, é esse livro. 80% é a Clara falando que por ser uma bruxa atemporal, que é a bruxa mais poderosa do mundo, ela não quer os poderes e quer retirar os mesmos. 5%, é ela fugindo dos treinos e das pessoas que mandam a real pra ela. 5%, é ela se afastando de todos que gosta por causa dos seus poderes. 5% é o final do livro onde você se vê livre desse tédio que foi. Pior leitura do ano!

Bruna.Elicker 27/10/2022

Gostei da mensagem que o livro passa, sobre como o nosso mundo é importante, e devemos cuidar dele. Sobre como precisamos superar as perdas e a dor, e respeitar cada fase que passamos, aprendendo a lidar com os sentimentos ruins, porque eles também fazem parte de quem somos.

Porém nao gostei da Clara, achei ela muito chata, se martirizando e se culpando por tudo, sempre com medo.

Achei que a história poderia desenvolver melhor os personagens, foi tudo muito raso, inclusive o romance.

A repetição de cenas e a falta de um plot também me incomodou um pouco.

No geral nao é uama fantasia surpreendente, mas tambem não é ruim.

É um livro fluído, com uma mensagem clara.
Mas nada impressionante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5