Clássicos da Literatura Disney - Volume 12

Clássicos da Literatura Disney - Volume 12 Giorgio Pezzin...

Resenhas - Clássicos da Literatura Disney - Volume 12

z..... 03/09/2016

Cada leitor tem suas disposições e esquisitices, né! Uma que cultivo, ao ler os clássicos, é conferir todas as adaptações em quadrinhos que tiver oportunidade. Diga-se de passagem, um hábito que tem contribuído para melhor entendimento dos livros.

Na esteira de uma recente leitura do Verne, essa é a última HQ que tenho inspirada no "Vinte mil léguas...". Faz parte de uma coleção de 2010 (sonho de consumo para uma galera) chamada "Clássicos da Literatura Disney" (representando o volume 12).
Caracterizando, tem cinco histórias, não necessariamente adaptações do romance, mas associadas a ele de alguma forma.

Gostei de duas: "O mistério do Nautilus" e "20.000 léguas submarinas" (quadrinização do longa da Disney da década de 50).
A primeira HQ é interessante em seu desenvolvimento, com uma loucura curiosa, divertida e criativa. Mais ou menos assim: Pateta e Mickey voltam ao passado para desvendar um mistério e acabam conhecendo o Nemo. Mas é um sujeito diferente do macambúzio e misantropo personagem do romance, com ares de ambientalista moderno. O Pateta, fã do romance, de vez em quando faz perguntas sobre o livro e o capitão acha tudo muito estranho. Após algumas reviravoltas divertidas, que não vou contar, o Nemo sofre um pequeno acidente e recupera a memória, descobrindo ser o famoso escritor Júlio Verne. A partir daí escreve a obra baseada nas concepções do Pateta, que a esta altura já voltou para o ano de 2010. Show de bola e baseada em paradoxos que são despertados pelo tema viagens no tempo. É a melhor dessa publicação e curti demais, lendo rápido suas cinquenta e tantas páginas. As ilustrações tem concepção moderna e atrativa. Vale uma conferida.
A segunda HQ é uma adaptação do filme Disney. Foi um boa surpresa reencontra-la (nem sabia que a tinha em meu acervo), pois assisti esse filme e li o respectivo quadrinho na infância. Na real, não é a melhor adaptação e caracterizo-a como monótona, sem contar que não é fiel ao livro. Seu valor para mim é de uma doce nostalgia.

As outras três histórias não curti e tem em comum, com o livro, apenas a ambientação no cenário marítimo. Uma mostra a busca do Tio Patinhas e turma a um barco perdido, outra é uma aventura do Superpateta em relação a uma enchente, e a última traz o Peninha como o príncipe Pena Submarino. Não foi uma leitura divertida. Se o tema é o mundo aquático, preferia que resgatassem duas histórias, que não sei o nome, que estão em minhas lembranças. Vou registrar, pois de repente alguém me ajuda a reencontra-las. Li uma aventura do Mickey, no final dos anos 70, que mostrava um mistério relacionado a uma jamanta (foi a primeira vez que ouvi falar sobre esse bicho) e a outra li nos anos 80, onde o Donald (ou Mickey, não lembro direito) vivem uma aventura no rio Amazonas, navegando e mostrando curiosidades sobre esse rio ou sobre a importância da água (Aff! tinha essa edição, e ainda a teria, se uma abençoada pessoa não tivesse me emprestado em 1987 e ter devolvido). Quem sabe recupero como edições disponibilizadas na net. Só não lembro o nome das histórias. Alguém reconhece e poderia me auxiliar?

É isso! Viva a leitura em suas diferentes e cativantes formas. Fui!!!!!
z..... 06/09/2016minha estante
Uma das publicações que buscava é esta aqui, com a "A História da Água Doce"