Um ponto de interrogação é metade de um coração

Um ponto de interrogação é metade de um coração Sofia Lundberg

Resenhas - Um ponto de interrogação é metade de um coração

hiliandra.faggion 25/02/2024

Um livro de uma sensibilidade? as descrições de locais, pensamentos, lembranças nos mergulham no universo do livro?
Elin queria esquecer sua infância, seus segredos. Uma famosa fotógrafa que vive seu trabalho. Sua filha de dezessete anos saiu de casa para estudar dança, Alice, e Elin sente muito a falta dela. Seu marido Sam não suporta mais o excesso de trabalho e a falta de Elin na convivência familiar.
Alice ajuda sua mãe a enfrentar a realidade e a leva até a Suécia visitar a ilha onde nasceu e passou sua infância.
Agora ela vai ter que enfrentar a realidade.
Uma história emocionante sobre amor, amizade e traumas.

@biblioteca.da.ju 26/09/2023

Um livro sobre o coração, sobre sentimentos
Gente, li esse livro por indicação da @dealeitora, por meio do aplicativo @skeelo.br, e gostei muito, dei 4? porque achei que podia ter continuado um pouco após o fechamento. Eu não sei a faixa etária desse livro, mas não acho que seja livre, só para entendimento de vocês.
??????????????
Nesse livro temos a história de vida da Elin, uma fotógrafa muito famosa, que está passando por uma crise familiar. Durante a leitura toda sua vida vai se revelando com flashes do passado.
É uma história muito sofrida, doída, e existe um ponto do livro que eu senti uma tristeza pela personagem (dá pra chorar). A Elin conquistou meu coração, ao contrário de sua filha.
Acho que é melhor você entrar no livro sem saber muito da história, pra leitura ser melhor.
??????????????
Eu gostei muito da escrita da autora e achei que a restauração que ela fez ficou boa e gostei da forma que foi finalizada.
Espero que vocês também gostem.

memel 21/06/2023

Acaba pelo amor de Deus! Acaba!
O livro me deixou confusa do início ao fim, o que a capa tinha de fofa a história não tinha de interessante.
parece que a ideia era boa, só não soube ser bem estruturada, tanto que todos os conflitos e plots da história parecem ter sido resolvidos nas últimas 100 páginas
meu santinho viu, coloquei fé nesse livro porque tinha achado a capa super ultra meiga; ler esse livro me deu ressaca literária e fez com que um livro que eu levaria no máximo 4 dias pra ler se tornasse quase meses

Mariana_ 09/04/2023

Um pouco triste...
Só li esse por causa do outro da autora. Achei esse mais complicado e difícil do que o outro... encontros e desencontros, tristezas e angústias.......

Brendinha 09/04/2023

Lembranças
Confiar no que você criou na mente pode trazer consequências 30 anos depois.
O que é moldar uma vida perfeita em cima de mentira? Como resolver quando sua vida desmoronar por causa de segredos?
Não foi meu livro favorito do ano, e em vários momentos senti que foi muito "simples" resolver o ápice do problema. Mas foi um livro triste, feito para refletir.
"Você tem certeza de que se lembra das coisas como elas realmente eram?"

anabeavila 15/02/2023

Sensível, bonito e real
Como diz no final do livro, muitas coisas acontecem em uma vida. Na vida de Elin aconteceram tantas, muitas desagradáveis, que ela sentiu necessidade de viver uma segunda vida, precisou esconder quem realmente era para poder seguir em frente. Mas, como sempre acontece, mentiras não duram, a verdade sempre encontra uma maneira de aparecer. E é justamente depois que tudo é revelado que o livro começa a ficar mais interessante, impossível de largar.

Emocionante e com reflexões profundas, é uma leitura que conquista a cada página, lentamente, que surpreende com uma história cheia de dores e alegrias. Há vida nos personagens, tão reais que gostaria de conhecê-los.

É importante aceitar o passado, se conhecer, só assim a vida pode ser leve, completa e feliz.

"Você é uma grande interrogação. Pra nós e pra você. Um ponto de interrogação é sempre metade de um coração, já pensou nisso? Não dá para amar alguém cujo coração está cheio de segredos. Simplesmente não dá."

Conceicao.Sanchez 20/01/2023

Belíssima história de amor, escolhas e de como o passado nos pode definir.
Elin é uma personagem complexa com uma história envolvente, e Lundberg evita as resoluções óbvias e expectáveis da trama a favor de uma exploração mais profunda do verdadeiro significado do amor, do perdão e da família.
Neste segundo livro de Lundberg […] conta com destreza e sensibilidade as histórias das vidas passada e presente de Elin em capítulos alternados. [A autora] constrói a história de Elin lentamente, mas assim que chega ao clímax, os leitores irão ler o resto de forma voraz.

Amanda 20/01/2023

A verdade
"Não da para amar alguém, cujo o coracao esta cheio de segredos"
Quem está com vontade de ler, leia! Não tive nenhum arrependimento, em nenhum momento de estar lendo.
Quando vemos a verdade vir a tona, as coisas se tornam mais simples e mais fáceis de serem lidadas e compreendidas.
Livro mostra que uma vida de mentiras pode ser bom por um tempo, mas quando tudo está esclarecido com a verdade, a vida é muito mais confortante.

voandocomlivros 25/12/2022

📷 "UMA CASA SEM LIVROS É COMO UM CORPO SEM ALMA."

"Um ponto de interrogação é a metade de um coração" é o mais novo livro da autora Sofia Lundberg.

Depois que li "A caderneta de endereços vermelha", eu me apaixonei pela escrita da autora. Mas será que ela também me fisgou com seu último lançamento?

Esse romance apresenta duas linhas do tempo que seguem nossa personagem principal, Elin, que nasceu e viveu na Suécia até sua adolescência. Uma das linhas do tempo é sobre a primeira fase de sua vida em sua terra natal, e a outra é de sua vida atual em Nova York.

📷"É A VIDA, PEQUENA. NASCEMOS E MORREMOS. NO MEIO DISSO, VIVEMOS DO MELHOR JEITO POSSÍVEL."

A infância da Elin não é nada fácil, com o pai preso, a família passa por muitas dificuldades financeiras, sociais e psicológicas. Mas o amor de seus irmãos e amigos dão um toque de leveza para essa fase complicada da vida da nossa protagonista.

Como os capítulos são intercalados entre passado e presente. Enquanto acompanhamos as dificuldades derivadas da situação de pobreza de Elin e sua família, também passamos a conhecer sua vida atual em Nova York com uma carreira de sucesso, um parceiro maravilhoso e uma filha linda. Mas nem tudo é um mar de rosas.

📷 "ESTÁ TUDO DENTRO DE VOCÊ, TODAS AS PALAVRAS QUE LEU. NINGUÉM PODE TIRÁ-LAS DE VOCÊ."

Nesse livro, observamos como Elin chegou onde está, enquanto ela explora e revela velhos segredos que ameaçam destruir sua vida.

O livro me prendeu desde as primeiras páginas, mas ao longo do caminho senti um certo problema com ritmo, não sei se pela tradução, mas achei algumas partes mais truncadas e alguns mistérios pareciam se prolongar com pouca naturalidade. Já em outros momentos, o romance flui tranquilo e sinuoso na medida certa para o enredo. E mesmo apesar das ressalvas, foi uma leitura que mexeu bastante comigo, fiquei bem emocionada e adorei a maneira como a autora explorou os relacionamentos familiares, segredos, luto e perdão, e como nunca devemos fazer suposições sobre nada.

📷 "NUNCA DEIXE A ESCURIDÃO TE ENGOLIR. NÃO VALE A PENA. LUTE CONTRA."

Recomendo o livro, mas tenham cuidado, às vezes, pode ser uma leitura difícil devido ao trauma dos eventos da infância.

Acserafim 19/12/2022

Profundo. Sensível.

Fala sobre o vazio da realidade construída por quem não tem o seu passado bem resolvido.
Absolutamente tocante.

Permeia a melancolia em razão do amor pela filha e pela família que construiu e o medo de perdê-los.

O título é um recado.

JessMo - @livratario 29/10/2022

Novamente emocionada
"Você é uma grande interrogação. Para nós e para você.Um ponto de interrogação é sempre metade de um coração [...]. Não dá para amar alguém cujo o coração está cheio de segredos."

Ano passado eu conheci essa autora e ela me emocionou no livro dela, então quando tive a oportunidade de ler outro, não titubiei! E novamente me vi emocionada?

SIM, a história é dramática, mas é impressionantemente rápida de ler. Se passando entre o presente da personagem e seu passado desde a infância, os capítulos pequenos nos ajudam a andar com o livro com fluidez. .

SIM, já separa um tempinho pra ler, por que você não vai conseguir largar! Elin e sua história prendem num grau absurdo.. Você só quer ler e ler e entender como foi que ela chegou ao ponto que está no presente, mas também quer descobrir o que aconteceu com os personagens que ela narra do seu passado! Não tem como protelar com essa história, você VAI QUERER chegar no desenrolo rápido.

SIM, eu simplesmente AMO a escrita dessa autora! O gênero drama nem é o meu forte, mas a forma como ela conta a história? A impressão que eu tenho enquanto leio é que tudo tem um tom meio acinzentado, melancólico. Sofia consegue me transportar pra dentro do livro como poucos dramas fizeram comigo.

NÃO, sendo totalmente uma opinião pessoal, eu estou um pouco cansada de livros onde o grande problema é a falta de comunicação. Aquelas histórias onde pelo menos metade do problema seria resolvido com uma ligação, sabe? E apenas por isso, esse livro não foi um 5 estrelas pra mim.

Sofia me fez chorar nos dois livros que li dela e tenho que dizer: quantos ela lançar, eu vou ler! Para quem gosta de um bom drama, as histórias dela são pratos cheios para vocês! Dá uma chance!

Leitura Fascinante 15/08/2022

Sensível e arrebatador
Nessa história conhecemos Elin, uma fotógrafa bem sucedida que conquistou uma vida quase perfeita. Ela é casada com Sam e eles são pais de Alice, uma adolescente que desconhece os segredos do passado da mãe.

Certo dia, Elin é obrigada a encarar os fantasmas do passado e revelar seus segredos para o marido e a filha, para que só assim eles possam compreender algumas questões que a mantém tão fria e distante.

Em uma leitura intercalada pelo passado e presente, somos convidados pela autora a embarcar em uma viagem para uma Ilha remota em Gotland na Suécia e descobrir todos os traumas e segredos de Elin.

No começo a leitura foi um pouquinho lenta para mim e eu achei que não conseguiria me conectar com os personagens da forma como eu esperava. Achei que se tratava de mais uma história sobre a vida de personagens que lutam para fugir dos fantasmas do passado, mas foi a a partir da metade do livro que essa história me conquistou. Ao conhecer um pouco mais sobre Elin, e entender as escolhas que a levaram a abandonar o passado, conseguimos perceber que essa história nada mais é do que um reflexo de sua vida solitária e monótona.

Mas é a partir do momento em que Elin abre o coração para a sua filha Alice, que a história toma outro rumo, saindo de algo morno para uma leitura mais frenética. Todos os mistérios que cercavam o passado de Elin vem a tona, e é exatamente nesse ponto que história se torna mais interessante e intensa.

Esse livro fala sobre segredos de família, recomeços e traumas que devem ser enfrentados para que se possa seguir em frente, mas sobretudo é uma busca pelo verdadeiro significado do lar, das nossas raízes, do lugar no mundo de onde fazemos parte e que nunca sairá de dentro de nós. É uma leitura capaz de te tocar e refeltir sobre diversas questões. Se você gosta de histórias com dramas familiares, não pode deixar de conhecer.