A Construção da Maldade

A Construção da Maldade Roberto Motta

Resenhas - A Construção da Maldade

Andressa.Arantes 16/08/2023

Acertivo como sempre.
A melhor leitura sobre segurança pública para quem deseja saber o que está por de trás das atuais legislações sobre esse assunto, Mota não passa pano e vai direto ao ponto da questão. A criminalidade não se trata de classe social e sim da escolha pessoal de cada indivíduo e como a esquerda tenta de todas as formas relativizar essa questão. Recomendo fortemente a leitura desse livro, linguagem fácil sem os costumeiros juridiquês, é para todas as pessoas mesmo. Sonho em ver um professor indicando esse livro para seus alunos, pois ele não é nada técnico, mas entrega tudo.
Gleidson 18/08/2023minha estante
Nossa, já me interessei...

Lucas.CavalheiroAM 17/01/2024minha estante
Sou jurista especializado em Segurança Pública e assino embaixo! Mota foi muito técnico e prático neste livro! Aos engajados no tema, este livro é um excelente início no tema!

Rodrigo 13/04/2024

O Brasil não é para amadores
Não há muito o que dizer sobre esse livro, apenas resumir com elogios: lúcido, corajoso, fluido, esclarecedor, oportuno. O autor explora algumas verdades óbvias, mas que, nos dias de hoje, precisam ser cada mais escancaradas: somos o país da impunidade, a justiça brasileira é pura ideologia e doutrinação e a nossa mídia aberta um grande show de hipocrisia.

Vale uma menção honrosa ao capitulo que cita os desdobramentos gerados com a legalização da maconha pelo mundo. Se a ideia era reduzir a violência do tráfico, o tiro saiu pela culatra - ao menos na Califórnia e no Canadá, onde aconteceu exatamente o oposto. Também gostei do dilema em torno dos maleficios do tabaco versus a "glamourização" da maconha, a "erva natural" dos jovens, segundo filmes, músicas e políticos da nova geração.

No final de cada capítulo, há um relato de arrepiar, acerca de um crime hediondo ocorrido no Brasil, até hoje impune ou com desfechos amplamente favoráveis aos autores. Pesquisem sobre Lucas Terra, Max Fernando Oderich, Maria Claudia Delisola e Alex Shomaker.

Parabéns ao autor Roberto Motta pela obra, indicada pra quem quiser entender melhor a velha falácia do criminoso vítima da sociedade e do capitalismo opressor, que escolhe tal caminho por falta de oportunidades na vida. Esse livro mudou a minha forma de enxergar o Brasil, e por isso, Roberto, você me representa.
Gi 14/04/2024minha estante
Já entrou para minha lista.

Rodrigo 14/04/2024minha estante
Espero que goste! Quando for ler me avise

Tiago 27/07/2023

O óbvio foi finalmente dito
O autor descreve, em uma linguagem muito acessível e em escrita ágil, os motivos da criminalidade no Brasil ser algo tão assustadora e comum a todos nós, e o porquê de estarmos tão anestesiados e desesperançados.
Rodrigo 18/04/2024minha estante
Mesmo com todos os elogios o livro só mereceu 3 estrelas?

Julio.Henrique 14/08/2022

A destruição da segurança pública brasileira
Leitura fácil e inteligível. O autor Roberto Motta apresenta dados e informações para fundamentar a maioria de suas ideias. Aborda aspectos sobre o criminoso, o crime e as vítimas, ressaltando que o crime é uma questão de escolha racional e o criminoso precisa ser responsabilizado e punido. Critica de maneira contundente a legislação criminal permissiva e a bandidolatria no país, bem como escancara a hipocrisia e viés ideológico esquerdista de propostas infelizes para segurança pública como legalização das drogas e desarmamento da população. A leitura torna-se mais impactante com o registro de ocorrências reais noticiadas na imprensa. Embora não seja um escrito acadêmico e especializado sobre o sistema de Justiça Criminal brasileiro, em seu livro, Motta consegue apresentar um panorama da segurança pública no Brasil, arriscando-se a diagnosticar as principais causas de sua destruição. Vale a leitura.

EduardoCDias 29/08/2022

Bandido bonzinho
Roberto Motta revela com maestria as falácias da esquerda e de sociólogos, antropólogos e jornalistas, além da classe artística que tentam de todo modo transformar criminosos em vítimas, colocando a sociedade em risco. Essa ideologia já poluiu o setor judiciário, a mídia, a educação, a polícia, trazendo danos irreversíveis na vida de muitos cidadãos.

Claudia.livros 29/09/2022

Precisamos de uma reforma completa
O autor estuda o assunto segurança pública com profundidade. Ele demonstra, de maneira clara e objetiva, o tamanho da crise judicial que abala o Brasil. E mais, mostra soluções possíveis para a retomada da segurança, tão necessária e bem-vinda em nossa sociedade. Recomendo esse livro fortemente para todos. É simplesmente brilhante.
"A impunidade, raiz dessa crise monstruosa, é resultado da destruição ideológica do sistema de Justiça Criminal. Essa destruição é promovida por um consórcio do mal, formado pela extrema esquerda, pelo narcotráfico e por organizações de apoio a bandidos infiltradas em todas as instituições do Estado e da sociedade." Roberto Motta

Pereira 26/12/2022

A questão nunca é a questão.
Nessa belíssima obra técnica de não-ficção, Roberto Mota apresenta, de forma clara e repleta de números e casos, o caos que assola nosso cotidiano, quando o assunto é segurança pública. É impactante a leitura dos fatos que se tornaram matérias jornalísticas e mesmo assim não conseguem sensibilizar o mais humano dos progressistas / esquerdistas.
O livro expõe os crimes mais cruéis praticados no Brasil nos últimos anos. Enfatiza o apego, principalmente dos veículos de mídia, aos bandidos, em detrimento da vítima. O criminoso, logo após o cometimento das mais sórdidas atrocidades, é coberto de direitos e regalias (visita íntima é um tapa na cara de todo cidadão de bem), enquanto a vítima é sempre deixada no último plano.
O caso mais emblemático e que mais me marcou, foi a glamourização de um transexual assassino de um garoto de nove anos, com requintes de crueldade. O tal de Dráuzio Varela não quis saber como estava a mãe do menino; não quis dar um abraço nela; não quis aplacar a dor de quem perdeu um filho de forma tão infame.
Uma das partes mais tristes do livro é a que trata dos crimes praticados por “menores de idade”. Pior ainda, é ver como esses partidos de esquerda passam um verniz (pano) nos autores e nas ações, querendo justificar e empurrar de goela abaixo, que esses marginais são vítimas da sociedade. Com as vítimas de verdade, eu não vejo nenhum tipo de preocupação desses vermes.
O autor, que tem vasta experiência na área de segurança pública, tendo sido até secretário no estado mais violento do Brasil, faz algumas propostas de melhoria na parte final do livro. Nada de revolucionário; tudo muito simples; mais no Brasil atual, dizer o óbvio tornou-se extremamente necessário.
Outro ponto que enoja qualquer leitor do livro é a demonstração da evolução do vitimismo e das técnicas, principalmente linguísticas, de desconstrução da imagem dos bandidos e vagabundos, que se tornaram verdadeiros heróis desses patifes de esquerda. É simplesmente repugnante! Se você tiver estômago, ouse ler esse livro.
Sinceramente, não imagino um cenário de melhora para nosso país. Principalmente com a eleição fraudulenta de um símbolo internacional de banditismo e pilantragem.

Edson 10/01/2023

O crime compensa? Veremos.
Indico com empenho! Se você quer entender o que beneficia a perpetuação da criminalidade neste país, leia-o! Mas deixarei apenas expressões sem significados que te fará compreender a desordem:
- [ ] Audiência de custódia;
- [ ] Remissão por leitura;
- [ ] Adolescente em conflito com a lei;
- [ ] Regime de prisão aberto;
- [ ] Saidinha;
- [ ] Redução de sentença por insalubridade de prestígio?
Expressões criadas pelos ?cientistas sociais? , ?especialistas? que sabem tudo de crime como: sociólogos, antropólogos, professores de Histórias? Enquanto ideologizar a questão e punir inadequadamente, nunca mudaremos o quadro da maldade de um dos países do mundo que mais mata, rouba, sequestra e estupra tendo a certeza da impunidade.
Enquanto houver expressões que desviam as leis para beneficiar o agressor ao invés da vítima, o crime sempre compensará.

Marcelo.Barbosa 26/01/2023

Como era de se esperar do autor, ele critica toda a ideologia que leva à impunidade cada vez maior no Brasil. Mas acredito que a maioria das pessoas que leram ou ainda vão ler o livro, já tem esse pensamento, por isso considero que a principal qualidade do livro é apresentar as fontes que embasam a opinião do autor. Já pesquisei artigos sobre o assunto e foi bem difícil encontrar algo, então o livro ajuda muito nesse aspecto.

Wagneroliveirrah 02/03/2023

Livro Realista
Resolvi sair um pouco da rotina de leitura de ficção histórica e como havia indicado este livro à biblioteca pública municipal para aquisição, resolvi tomá-lo emprestado. Fui o primeiro a ler a obra recém-adquirida. Li em 3 dias. É um relato fiel das mazelas do sistema judiciário brasileiro que insiste em considerar bandido como pobre coitado e vítimas como simples baixas de guerra. Roberto Motta tem um conhecimento bem profundo da matéria, tanto que chegou a propor revisão das leis penais brasileiras em 2019. Leitura rápida, que nos enche de indignação porque o que lemos é exatamente o que enxergamos na nossa realidade. Leitura obrigatória para desmitificar algumas vacas sagradas da lei penal brasileira, criada principalmente sob a ilusão das ideologias.

Vicente.Muniz 16/03/2023

Essencial
Um verdadeiro tapa na cara. Leitura fundamental para entender o problema da violência no Brasil. Realidade nua e crua.

Marion 04/07/2023

O mal existe
O mal existe e só vai crescer se a justiça cada vez abrandar leis punitivas e a sociedade fingir que não está vendo
Isso acontecer .

Gustavo Casemiro 06/08/2023

Motta expõe a falência de nossos sistema penal e judiciário.
Uma análise com dados e relatos da lástima em se encontra a segurança pública no Brasil, expondo a impunidade e insegurança.

andre_santos 18/11/2023

Livro excelente.
Com linguagem muito simples e exemplos claros, Motta consegue evidenciar os reais problemas da Segurança Pública no Brasil.
Algo relevante e que merece consideração diz respeito às fontes usadas ao longo de todo o livro. De uma simples matéria de jornal até estudos mais profundos, tudo pode ser verificado.