Veneno: Anjo de Bremen

Veneno: Anjo de Bremen Peer Meter...

Resenhas - Veneno: Anjo de Bremen

1 | 2 | 3 | 4

Amanim 22/04/2024

Um HQ sobre o anjo de Bremen
Quando uma escritora chega até uma cidade portuária para escrever uma artigo sobre turismo ela acaba se deparando com um marco, a execução de uma assassina, para algumas pessoas Gesche foi um anjo que ajudou a restaurar a saúde já para outros foi a própria morte.
Algumas torradas ou sopas com um pouco de manteiga de camundongo fazia suas vítimas adoecerem e precisarem de seus cuidados, alguns sofreram por meses outros por apenas uns dias mas ninguém estava livre de ser tocada pelo anjo.
Gesche marcou para sempre a história dessa cidade e seus moradores.

Cris 08/04/2024

08.04.2024
Em que pese o livro não se aprofundar muito no julgamento da assassina foi bom conhecer a história de Gesche Gottfried e saber sobre os costumes da sociedade em Bremen.

Celly @livromaniacaporamor 22/03/2024

Uma crítica ao sistema de Bremen na época...
Essa HQ foi voltada principalmente para trazer pra nós uma crítica sobre o machismo enraizado em Bremen onde a mulher foi julgada, interrogada e condenada apenas por homens. Homens que negaram um diagnóstico psicológico. Distorceram informações e a colocaram como uma assassina fria e sem coração . Hoje em dia, com tantos estudos,sabemos que ela pode ter tido alguns transtornos psicológicos. Mas é uma HQ boa de ler, gostei muito.

Aylane Nunes 08/03/2024

Baseado numa história real...
Baseado numa história real, essa hq merecia uma história mais aprofundada sobre a assassina.
Esperava bem mais.
Em se tratando de traços, achei bem feito a lápis.

AlessandraD. 31/12/2023

A história traz questionamentos muito válidos hoje em dia, e escancara o quanto o pensamento patriarcal interferia ainda mais nas vidas das mulheres, ditando inclusive seus julgamentos e penas

Bi Bueno 27/12/2023

Veneno
Um quadrinho muito bonito nos conta um pouco sobre um dos crimes mais famosos de Bremen. Os desenhos são muito bem feitos.

Ley 25/10/2023

True crime com um tantinho de ficção
Classificação indicativa: +18

Veneno é uma graphic novel que causa revolta. Em um primeiro momento pensei se tratar de uma história forte, mas além disso, é um relato real envolto em uma narrativa ficcional. Isso me deixou mais instigada a ler, porque sabia que o que encontraria poderia ser ainda mais cruel pelo fato de já ter acontecido.

Na história, uma escritora relembra, ao passar por Bremen, como mesmo após décadas, a memória do que presenciou lá abalou-a. Ao chegar na cidade para fazer um trabalho, ela logo recebe a notícia de que uma mulher está prestes a ser executada. Os crimes de Gesche são hediondos, classificando-a como uma serial killer por envenenar compulsivamente amigos e conhecidos, matando até mesmo seus filhos.

Para uma cidade pequena na Alemanha no século XIX, isso causou bastante agitação, ainda mais pela assassina aparentar ter uma aparência frágil. A protagonista começa a saber mais sobre seus crimes e isso a choca, mas outros aspectos também lhe atormentam, como as autoridades da cidade serem negligentes em lidar com Gesche, fechando os olhos para aspectos que já aconteciam há tempos, mas sem nenhuma ação por parte deles. A assassina está presa enquanto espera sua execução em praça pública. Não temos muitos vislumbres dela, o livro ronda mais os pontos acerca de como estão manejando a situação, e sob um olhar atento, o descuido é chocante.

A escritora em questão acaba desviando o foco de seu trabalho por ficar envolvida com a situação. O livro é um relato de uma espectadora que está sentindo que precisa fazer algo, mas não sabe o quê. Ela sabe que a serial killer foi desumana, mas seus pensamentos são bastante clínicos ao reconhecer que as pessoas ao seu redor foram dispersas lidando com a situação, tratando a acusada com meios errantes, desconsiderando que ela poderia ter um distúrbio como psicopatia.

Pelo contexto da época, era fácil se chocar ao ver uma mulher ser acusada de crimes tão sérios, mas o rumo dos fatos torna vantajoso aproveitar a situação para levar a religião como um ponto decisivo, assim como culpar a "natureza pecaminosa" de uma mulher para ser suscetível a tais condutas. A protagonista vai notando como todo o cenário foi composto, e como a sociedade aceita facilmente que a execução seja rotineira. Ela é uma expectadora atenta, com ideias consideradas irreais para a época, e isso lhe custa caro ao ser repreendida pelo sexo que tem e por estar desacompanhada.

O livro vai ganhando urgência com a chegada do momento da execução, e o lugar acaba afetando-a negativamente por diversos aspectos. Terminei a história com uma sensação ruim, porque é assim que tem que ser. Os traços dos desenhos são monocromáticos, com linhas grossas e sombreadas. Isso corrobora para o clima sombrio da história. É doloroso pensar que esse é um relato real, e gostei da escolha em descrever os acontecimentos de maneira distante, sem a ficção interferir diretamente com o que foi real.

No final da edição há mais algumas explicações sobre os fatos que dão um contexto mais nítido na história. O conjunto da obra causa reflexão pelas possibilidades de como poderia ter sido conduzido os acontecimentos, e isso permanece até hoje, apesar de já terem se passado séculos.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/10/resenha-hq-veneno-anjo-de-bremen.html

Bibi Felix 30/09/2023

Antes, eu achava que esse livro seria uma biografia contando a história da assassina. até pensava que era esquisito fazerem uma biografia em formato de hq, porque daria a impressão de ser ficção. e gostei que não foi o que eu pensava.
a única coisa que deixou a desejar, para mim, foi não ter dado mais detalhes sobre a assassina. pareceu que eu tava lendo uma fonte qualquer do google com resumo sobre o que ela tinha feito.
eu gostei muito do estilo da arte desse livro. fez com que eu sentisse toda a pressão/angústia/sombriedade da história.
e gostei MUITO de como retratou o jeito que a sociedade se portava na época. vi muitas resenhas falando que tentaram transformar a gesche em inocente na história, ou que no final ficaram com dúvida se ela era culpada ou não. e isso me faz pensar que as pessoas não leram o mesmo livro que eu. o livro claramente diz que sim, a gesche era culpada e claramente tinha problemas psiquiátricos, mas que a sociedade também havia culpa.
desde o início fala que estranhavam as grandes quantidades de veneno que ela comprava, sobre tantas pessoas ficarem doentes na casa dela/ao redor dela e sobre os diagnósticos que os médicos davam pra essas pessoas. isso não torna ela inocente, claro. mas fica nítido que daria pra ela ser contida desde o inicío, se não tivessem sido petulantes.
isso só me fez lembrar de uma parte do primeiro lady killers que dizia que não levavam assassinas mulheres a sério. de pensarem que mulheres não tinham capacidade para matar alguém. e todo o machismo que foi retratado no livro mostra que com certeza aquela sociedade não acreditaria que ela seria capaz. então eles sempre "fugiam" do assunto sem investigar. e foi por isso que ela continuou matando e fazendo mal pra tantas pessoas.
o livro também tenta expor como a sociedade era hipócrita em terem se esquivado do assunto por tanto tempo, permitindo que ela fizesse tudo aquilo, e no final executar ela em público para servir de exemplo. como se ela fosse a única culpada por tudo.
enfim, realmente não entendi grande parte das resenhas. entendo quem se decepcionou por não ser uma biografia, mas acho que faltou interpretação pra muita gente.

Tomlucitor23 29/08/2023

As ilustrações grandes são lindas, gostei de ver a forma como uma pessoa de fora, uma mulher, vê as hipocrisias e machismos da época, foi uma escolha narrativa muito inusitada, mas que serviu perfeitamente.

Natália 21/08/2023

Ilustrações com sentimentos.
Eu adorei o "real crime" desse quadrinho. As ilustrações extremamente cinzas, mostrando um clima de tensão, insalubridade do período histórico, mas que reflete desigualdade, apreensão e medo.

Eu adorei tudo nesse livro, a triste história da Margareth, as perguntas que ainda ficaram após a leitura, o machismo e a inutilidade feminina grotescamente retratado no livro, mas com indagações tão contemporâneas.

Natty 16/08/2023

Desnecessário
Não consigo mensurar o quão chata foi essa leitura.Fui com uma expectativa e a realidade foi decepcionante.No começo parecia ter mistério, investigação...mas no decorrer da narrativa achei uma chatice!!

A protagonista chega a Bremem pra escrever sobre um relato de viagem e os lugares turísticos da cidade ,no entanto, ao conversar com os moradores locais descobre que no dia seguinte ocorrerá a execução de Gesche Gottfried __uma assassina envenenadora.

O interessante é que a jornalista fica tendo alucinações de que a Gesche pode ser inocente,tem boa índole porque antes de ser presa ela fazia boas ações de dar de comer aos mais pobres e desvalidos.Eu não me acostumo ,quando leio true crime com a ideia de que alguns assassinos são bons,só pq alguma vez na vida tiveram atos benevolentes.

Enfim,há uma enrolação danada que cansa o leitor do começo ao fim,que não me agradou em nada e nem indico pra ninguém!!.

Sofia.Eternal 04/08/2023

Gostei
Uma história ambientada no século XIX na Suiza. O legal da história é que no final fica a dúvida: a mulher acusada era ou não culpada?

1 | 2 | 3 | 4