Veneno: Anjo de Bremen

Veneno: Anjo de Bremen Peer Meter...

Resenhas - Veneno: Anjo de Bremen

1 | 2 | 3 | 4

Paloma 16/09/2022

Decepcionante...
Agora deixa explicar: Foi decepcionante PARA MIM, em razão que cultivei uma expectativa totalmente equivocada para a graphic novel.

Estava aguardando uma narrativa biográfica em torno da vida de Gesche Margarethe Gottfried, a envenenadora mais "fria, calculista, sem emoção e egoísta que já existiu". Desejava ler sobre sua infância, seus casamentos, suas motivações, o período na prisão, os interrogatórios. Queria um arquivo com várias de suas declarações para que chegássemos mais afundo nessa figura tão inusitada para o seu período.

Entretanto o que o livro entrega, é um pequeno relato de uma versão dos acontecimentos por uma escritora iniciante, que coincidentemente, calhou de chegar no momento mais sombrio de uma cidadezinha assombrada com uma futura sentença de decapitação por espada.

Mas para ser justa, ? e tirando o meu desapontamento da equação ? no final, notei que foi uma boa leitura. O estilo grafite dos traços transmite perfeitamente a atmosfera sombria e pouco convidativa da cidade de Bremen. O machismo predominante causa constante repulsa e mal-estar ao leitor, tornando tudo bem imersivo. Fora que nem preciso falar da qualidade Darkside, né? Impecável!

E dito tudo isto, deste que carregue as expectativas certas para a HQ, você terá uma experiência agradável; pois a intenção da história (apesar da divulgação da graphic ter sido totalmente errada!), não é ser uma biografia. Porém, o conto apresentado é bem ambientado e possui uma boa construção.

Tão boa que, mesmo tempo depois de terminamos a leitura, ainda podemos sentir na memória, o peso das repreensões sofridas pelas personagens femininas, todo o medo e desconfiança desenfreada de uma população totalmente abalada pela crueldade inesperada.
Natty 14/08/2023minha estante
Dei 3 estrelas por pena, pq adoro a @darksidebooks mais ,pensa numa trama ruim. NÃO tem contexto histórico, parece até que foi escrito pra infantojuvenis.

Paloma 16/08/2023minha estante
Exatamente, Natty!

Bia 22/04/2023

Veneno
Essa história é muito envolvente, me deixou curiosa e desconfiada e eu nem sabia que era uma história que tinha acontecido de verdade (ainda bem, pq minha curiosidade teria feito com que eu pesquisasse pra saber o que ia acontecer)

Gessyka.Loyola 27/12/2022

Veneno ??
Achei muito legal a maneira como darkside trouxe essa história, uma graphic novel muito bonita.
Senti falta de um livro mais completo sobre a história da envenenadora de Bremen, no estilo "Lady Killers".

Tomlucitor23 29/08/2023

As ilustrações grandes são lindas, gostei de ver a forma como uma pessoa de fora, uma mulher, vê as hipocrisias e machismos da época, foi uma escolha narrativa muito inusitada, mas que serviu perfeitamente.

Viviane 05/03/2023

Um HQ muito bom, onde uma escritora em via da cidade para falar com lugares históricos do lugar finca na dúvida em narrar somente o que lhe foi incumbido ou narrar sobre uma das piores seriais Killers daquele lugar

Larissa Freitas 16/04/2023

Bem gostosinho de ler, ficou criativo uma história para HQ. Mas a história é tão intrigante que eu queria mais detalhes. E é curioso pensar a respeito, em quantas coisas a falta de conhecimento sobre saúde mental, ou falta dela, permitiram acontecer. E quantas mulheres foram subjugadas.

Aylane Nunes 08/03/2024

Baseado numa história real...
Baseado numa história real, essa hq merecia uma história mais aprofundada sobre a assassina.
Esperava bem mais.
Em se tratando de traços, achei bem feito a lápis.

Ley 25/10/2023

True crime com um tantinho de ficção
Classificação indicativa: +18

Veneno é uma graphic novel que causa revolta. Em um primeiro momento pensei se tratar de uma história forte, mas além disso, é um relato real envolto em uma narrativa ficcional. Isso me deixou mais instigada a ler, porque sabia que o que encontraria poderia ser ainda mais cruel pelo fato de já ter acontecido.

Na história, uma escritora relembra, ao passar por Bremen, como mesmo após décadas, a memória do que presenciou lá abalou-a. Ao chegar na cidade para fazer um trabalho, ela logo recebe a notícia de que uma mulher está prestes a ser executada. Os crimes de Gesche são hediondos, classificando-a como uma serial killer por envenenar compulsivamente amigos e conhecidos, matando até mesmo seus filhos.

Para uma cidade pequena na Alemanha no século XIX, isso causou bastante agitação, ainda mais pela assassina aparentar ter uma aparência frágil. A protagonista começa a saber mais sobre seus crimes e isso a choca, mas outros aspectos também lhe atormentam, como as autoridades da cidade serem negligentes em lidar com Gesche, fechando os olhos para aspectos que já aconteciam há tempos, mas sem nenhuma ação por parte deles. A assassina está presa enquanto espera sua execução em praça pública. Não temos muitos vislumbres dela, o livro ronda mais os pontos acerca de como estão manejando a situação, e sob um olhar atento, o descuido é chocante.

A escritora em questão acaba desviando o foco de seu trabalho por ficar envolvida com a situação. O livro é um relato de uma espectadora que está sentindo que precisa fazer algo, mas não sabe o quê. Ela sabe que a serial killer foi desumana, mas seus pensamentos são bastante clínicos ao reconhecer que as pessoas ao seu redor foram dispersas lidando com a situação, tratando a acusada com meios errantes, desconsiderando que ela poderia ter um distúrbio como psicopatia.

Pelo contexto da época, era fácil se chocar ao ver uma mulher ser acusada de crimes tão sérios, mas o rumo dos fatos torna vantajoso aproveitar a situação para levar a religião como um ponto decisivo, assim como culpar a "natureza pecaminosa" de uma mulher para ser suscetível a tais condutas. A protagonista vai notando como todo o cenário foi composto, e como a sociedade aceita facilmente que a execução seja rotineira. Ela é uma expectadora atenta, com ideias consideradas irreais para a época, e isso lhe custa caro ao ser repreendida pelo sexo que tem e por estar desacompanhada.

O livro vai ganhando urgência com a chegada do momento da execução, e o lugar acaba afetando-a negativamente por diversos aspectos. Terminei a história com uma sensação ruim, porque é assim que tem que ser. Os traços dos desenhos são monocromáticos, com linhas grossas e sombreadas. Isso corrobora para o clima sombrio da história. É doloroso pensar que esse é um relato real, e gostei da escolha em descrever os acontecimentos de maneira distante, sem a ficção interferir diretamente com o que foi real.

No final da edição há mais algumas explicações sobre os fatos que dão um contexto mais nítido na história. O conjunto da obra causa reflexão pelas possibilidades de como poderia ter sido conduzido os acontecimentos, e isso permanece até hoje, apesar de já terem se passado séculos.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/10/resenha-hq-veneno-anjo-de-bremen.html

Sofia.Eternal 04/08/2023

Gostei
Uma história ambientada no século XIX na Suiza. O legal da história é que no final fica a dúvida: a mulher acusada era ou não culpada?

Tassi Rodrigues 18/03/2023

Conhecendo mais a história
Foi a minha primeira graphic novel, gostei muito das ilustrações e da forma como a história foi contada. Em Lady killers a gente tem apenas uma pincelada, sobre o que aconteceu com Gesche Gottfried, já no livro veneno, conseguimos nos aprofundar mais e entender melhor tudo que aconteceu!

Natty 16/08/2023

Desnecessário
Não consigo mensurar o quão chata foi essa leitura.Fui com uma expectativa e a realidade foi decepcionante.No começo parecia ter mistério, investigação...mas no decorrer da narrativa achei uma chatice!!

A protagonista chega a Bremem pra escrever sobre um relato de viagem e os lugares turísticos da cidade ,no entanto, ao conversar com os moradores locais descobre que no dia seguinte ocorrerá a execução de Gesche Gottfried __uma assassina envenenadora.

O interessante é que a jornalista fica tendo alucinações de que a Gesche pode ser inocente,tem boa índole porque antes de ser presa ela fazia boas ações de dar de comer aos mais pobres e desvalidos.Eu não me acostumo ,quando leio true crime com a ideia de que alguns assassinos são bons,só pq alguma vez na vida tiveram atos benevolentes.

Enfim,há uma enrolação danada que cansa o leitor do começo ao fim,que não me agradou em nada e nem indico pra ninguém!!.

Paula1630 03/10/2022

Estava esperando bem mais, o foco da HQ ficou em como a sociedade da época reagiu em virtude dos crimes cometidos e não tanto nos crimes em si.

Cris 08/04/2024

08.04.2024
Em que pese o livro não se aprofundar muito no julgamento da assassina foi bom conhecer a história de Gesche Gottfried e saber sobre os costumes da sociedade em Bremen.

lunaelivros 17/07/2023

Gostei, mas parece que faltou algo. Senti falta de um desenvolvimento melhor.
A edição é linda e por isso dei uma nota alta.

Mary Maia 19/12/2022

Decepcionante
Estava com uma boa expectativa em relação a essa obra, no início a leitura foi tranquila e fluiu provocando uma sensação de querer saber o que estava por vir. Sinceramente fiquei com a impressão no final de que "faltou algo muito importante" para fechar a história. Enfim, acho que estava com uma expectativa muito alta.

1 | 2 | 3 | 4