Sobre a ficção

Resenhas - Sobre Ficção

1 | 2 | 3 | 4

Dani Gazaniga 27/08/2020

Sobre a ficção...
Logo que recebi este livro como mimo extra da TAG Livros, o título me chamou atenção pois se tratava de uma leitura nova que instigou em mim uma curiosidade enorme e que proporciona uma experiência que eu sempre quis ter. O livro é fantástico!
A elaboração é formada por um diálogo com vários autores conhecidos e renomados da literatura, onde cada um com seu jeito e suas manias, comenta sobre como funciona sua rotina e quais instrumentos e inspirações são utilizadas para a criação de leitura de ficção, rico em detalhes e nos permite estar mais próximos dos autores que admiramos. Super indico!
Rafael 15/12/2020minha estante
Daniele, esse livro veio como mimo de qual kit?

Dani Gazaniga 16/12/2020minha estante
Oi Rafael, este mimo veio no kit do livro Todos os nossos ontens, da Tag Curadoria, edição de Junho. Muito legal!

Rafael 26/12/2020minha estante
Que bacana Dani, me interessei. Vou procurar o kit na loja. Valeu :)

Dani Gazaniga 29/12/2020minha estante
Vale a pena Rafa! ;) depois que ler, me conta o que achou!

Alcio 07/07/2020

As múltiplas faces da Ficção
Ricardo Viel nos apresenta em entrevistas saborosíssimas, como dez dos maiores autores das linguas portuguesa e espanhola concebem suas obras, seja para sua própria satisfação, ou para o nosso deleite.
Leitura rápida e envolvente.

Luci 16/02/2023

Tenho muita curiosidade em saber como funciona a mente dos autores que tanto nos atraem, que nos instigam e nos envolvem em suas tramas. Aqui, constam algumas reflexões interessantes. Me interessei mais por algumas entrevistas do que outras, mas foi bom entrar em contato com autores que não conhecia. Bem legal.

Victor Vale 12/06/2020

Perguntas inteligentes e repostas abrangentes. Muito aprendi sobre o universo de compor universos.

Léo 13/10/2020

Deveria haver mais livros como este
Com a exceção de, talvez, duas, todas as entrevistas tiveram a acrescentar a mim. Mesmo que não conhecesse um autor ou autora, certas falas e reflexões foram muito cativantes, despertando empatia. O autor conduziu as entevistas muito bem, nota-se como é apaixonado pela literatura daqueles artistas. Quando estes ficam à vontade para falar, coisas muito bonitas aparecem. Acho que esse livro integra um gênero muito específico, e não muito abordsdo. É uma outra dimensão da literatura que vale a pena conhecer.

inasantos 01/08/2020

Interessante
Não sou do ramo e leio apenas por paixão. As entrevistas são interessantes e pude perceber o que cada autor tem como desejo, ímpeto, para poder escrever.

Rodolfo Vilar 04/10/2020

Para amantes da literatura
Que leitura maravilha! Neste livro o Ricardo Viel (Jornalista e também leitor apaixonado) consegue juntar os mais célebres autores de nossa modernidade numa conversa singela, profunda, envolvente e sagaz sobre a arte da ficção. Além disso Viel consegue nos mostrar um pouco sobre a alma e os segredos dos bastidores do ofício do escritor, em seus dramas, dores e amores pela paixão da escrita.

@cinthia.lereplanejar 14/07/2020

Oportunidade para conhecer os escritores
Achei muito interessante pela naturalidade das entrevistas e ao mesmo tempo preocupada por minha lista de desejo de leituras aumentou kkkkk
As entrevistas mais incríveis foram com Maria Monteiro, Dulce Maria Cardoso, mia Couto e Valter Hugo Mae.
O livro preenche os espaços vazios, afasta a solidão.
E a habilidade maravilhosa de escrever os manuscritos, guardá-los e reescrevê-los? Coisa de Dulce Maria! Com certeza seus livros são impecáveis! Quero ler kkkk
Claro, que teve entrevistas que não gostei. Não curti ao afirmar copiar ideias de outros livros, achei tão plágio! Na minha humilde opinião, copia algo, tem que dá crédito dando referenfe a obra que pegou. Só acho.
No mais, adorei o livro!
Natália Carolina 14/07/2020minha estante
Mas nada se cria, tudo se transforma....

@cinthia.lereplanejar 14/07/2020minha estante
E pode usar como referência, indicando de onde tirou a ideia.

isa.dantas 01/06/2020

Não achei que fosse gostar tanto desse compilado de entrevistas. A verdade é que é delicioso ler cada uma delas.

Laura 18/05/2023

"Verdadeiramente, durante a vida vivemos várias vidas"
"Verdadeiramente, durante a vida vivemos várias vidas" Rosa Monteiro
Frase de umas das escritoras entrevistas, gostei das entrevistas, fiquei curiosa com alguns títulos (irão para minha lista de desejos) mas sinceramente, não é o tipo de leitura que gosto e o que me fez dar uma nota tão baixa foi a entrevista com a Tatiana Salem Levy, não conheço nenhuma obra dela e depois dessa entrevista faço questão de nunca ler nada dela, o posicionamento político dela é ridículo (ao meu ponto de vista) e acredito que se tornou totalmente desnecessário, só serviu apenas para estragar o livro todo.

Carol 14/10/2020

Impressões da Carol
Livro: Sobre a Ficção. Conversas com romancistas. {2020}
Autor: Ricardo Viel {Brasil, 1980-}
Editora: Companhia das Letras/TAG
166p.

Este foi o brinde de agosto da Tag Curadoria e, sejamos sinceros, livro é sempre um brinde melhor do que alguns dos penduricalhos que recebemos em pré-vendas, kits e por aí vai.? Fica a dica.

"Sobre a ficção" é um livro de entrevistas com dez romancistas, de línguas portuguesa e espanhola, falando sobre suas inspirações literárias, rotinas de escrita, criação de personagens e enredos, estilos e filosofias de vida, enfim, um livro sobre livros, interessantíssimo.

E o interesse reside tanto na curadoria como na condução das conversas por Ricardo Viel. São entrevistados: Rosa Monteiro, Javier Cercas, Dulce Maria Cardoso, Juan Gabriel Vásquez, Bernardo Carvalho, Valter Hugo Mãe, Mia Couto, Milton Hatoum, Tatiana Salem Levy e Djaimilia Pereira de Almeida.

Gosto muito de livros de entrevistas com escritores/escritoras porque nos permitem conhecer mais a persona por trás da obra (perdão, Barthes, pra mim, o autor continua vivinho da silva) e, geralmente, me apresentam autores que, ainda, não tive a oportunidade de ler, fazendo com que a lista de desejados só aumente. O que mais um leitor pode querer?

Trecho da entrevista com Javier Cercas, p. 31:

"E a literatura que você faz também é para quem não está contente com a realidade, que não está satisfeito com a vida?

Não sei, o que sei é que o escritor não está contente com a realidade, senão não escreve. A literatura é uma forma de corrigir a realidade, a literatura compensa algo, completa algum tipo de carência. Isso me parece evidente, embora ache que isso não acontece só ao escritor. Não há ninguém plenamente satisfeito e acho que lemos justamente para obter, com a literatura, coisas que não podemos conseguir fora dela. A literatura é, digamos assim, um intensificador de vida."

Nivia.Oliveira 22/04/2022

Gostei de saber por meio de grandes escritores que o processo de escrita não é aquele click mágico de inspiração e que não há uma receita de bolo. Para chegar ao fim de um grande livro, há vários percalços que só a paixão pela literatura nos faz persistir.
Adorei conhecer o processo construtivo de alguns dos meus escritores favoritos como o Mia Couto e o Milton Hatoum, assim como me aguçou o desejo de ler Rosa Monteiro, Valter Hugo Mãe e Djaimilia.
Senti falta da experiência deles quanto à venda dos livros, isto é, o caminho da editoração às livrarias, afinal escrever um livro que não é lido, não faz muito sentido. Mas acho que isso seria tema para um outro livro.

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br

Pati 16/10/2020

O amor pela palavra
Talvez seja em função da fase que estou vivendo, de completo apaixonamento pela escrita e, consequentemente, pela leitura. Eu sempre amei ler, mas atualmente isso tem se consubstanciado em um ritual imprescindível, que transcende o campo do lazer e da cultura. Hoje a possibilidade de ler tem sido meu canal principal de comunicação com o mundo e com a minha própria existência. Nesse sentido, ler essas entrevistas me encantou, me emocionou e me abriu os olhos para o gigantesco oceano de escritores incríveis espalhados por este maravilhoso planeta. Quero ter mil vidas pra ler todas essas indicações, escritos, teses, e também cada uma de suas inspirações e citações. Que o tempo não se acabe logo, antes de virarmos mais e mais páginas!

Leninha 28/10/2021

Tragam os autores do começo para ficarem até o final
Se mantivesse os primeiros autores entrevistados seria um 5 estrelas favoritado, apesar de fingirmos que todos somos interessantes isso não é verdade e o destaque do livro são esses primeiros convidados. Mesmo assim é quase mágico ler esses autores sonhadores falaram sobre suas profissões e paixões, recomendo bastante.... indicação de Manuella Carvalho. Manu, obrigada pelo fornecimento ???
Manu 28/10/2021minha estante
Uuuuuuu isso aí ?RECONHECIMENTO?

Tiago Eduardo 30/09/2020

Muito curioso e interassante saber sobre o processo e a forma de trabalho de cada escritor. Alem disso a entrevista traz aspectos pessoas e do cotidiano de cada autor.

1 | 2 | 3 | 4