Gefangene

Gefangene Koostella

Resenhas - Gefangene

Felipe HQs e Mais 02/12/2023

A prisão de cada um
Incluí 'Gefangene - Sem Saída', da editora Zarabatana, na minha lista de leituras de terror a julgar pela ilustração da capa, com seu singelo caixão com duas mãos (vivas) segurando hastes de ferro de uma prisão. A HQ assusta sim o leitor, mas por outros motivos.

Escrita e desenhada pelo brasileiro Koostella, erradicado na Alemanha há algum tempo, 'Gefangene' é um quadrinho mudo, com as cadeias como tema.

"Preso" em um país que não é o seu, tendo sempre que mostrar documentos e ter uma postura exemplar como um estrangeiro, Koostella retrata no gibi cotidianos de celas em que um humano (seja brasileiro, alemão ou que for) fica preso. A construção da HQ, com os clássicos 9 quadros iguais por página, dá ao leitor a sensação de ser ele a estar atrás das grades.

Situações trágicas, críticas, engraçadas, filosóficas e até algumas nonsense ilustram as páginas sem texto de 'Gefangene'. Koostella tem um traço que flerta entre o cômico e o crítico, numa mescla perfeita da proposta do gibi.

Terror? Não, não é um gibi total de terror. Mas pensar no universo que é uma prisão - física ou imposta por fronteiras - dá um certo medo. E por isso já valeu ler 'Gefangene'.

MiojoGeek 11/05/2017

Resenha Miojo
#gefangene sem saída de #koostella é uma série de 9 quadrinhos por página retratando de forma ácida, pesada e suja 31 histórias sobre reclusão. Achei muito interessante o autor traçar um paralelo de como ele se sente vivendo num país estrangeiro comparando (guardando as devidas proporções) a sua vida a de um preso. O autor mora a algum tempo na alemanha e apesar de estar legalmente no país, tem sempre de estar a prova de cidadão exemplar e acima da média comparado a qualquer outro cidadão. Seus diplomas da terra natal são apenas enfeites. Seus documentos nunca são suficientes. Não vota, não opina, apenas existe. A barreira inicial da linguagem fez com que ele escolhesse apenas a linguagem das figuras para sua obra. Sem nenhum texto o autor consegue nos fazer rir, pensar, ter nojo e querer se manter bem distante daqueles cubículos. Aqui foi lançado pela #zarabatanabooks e minha nota é 9/10.

site: https://www.instagram.com/p/BO2ZS_hApBQ/?taken-by=miojogeek