Letras de Seda

Letras de Seda Ester Gonçalves Dias

Resenhas - Letras de Seda

Rapha 29/07/2023

Livro maravilhoso ????
A escrita da Ester é linda minha gente!

O livro é cativante do início ao fim, com leitura fluída e gostosa.

A Amora é uma personagem incrível! É aquele tipo de leitura que a gente quer ler a todo momento, mas também ler devagar para que o livro não acabe.

Virei fã de carteirinha dela ?

Melina.Eller 02/07/2023

Legalzinho
No começo até a página 200 tava legal depois começou a ficar bem chato.
A protagonista e bem rasa os problemas dela são tratados de uma forma estranha.
Enfim e isso

Michelly.Novaes 17/02/2023

Um dos melhores livro do ano! Comecei a leitura sem imaginar o quanto a história iria me prender. Meus Deus, e os personagens! Que personagens!!! Simplesmente apaixonada ?

Gabriela Medeiros 08/02/2023

Gostaria de ter tido um Letras de Seda na minhas estante quando eu era adolescente. Essa história é um refresco, leve e profunda ao mesmo tempo, nós faz refletir sobre várias coisas que atormentam nossa mente na adolescência e comecinho da vida adulta.

Os personagens são muito bem construídos, de tal forma que me conquistaram logo nas primeiras páginas. A narrativa é fluida e os capítulos não são grandes.

Me identifiquei muito com a Amora, me apaixonei pelo Guto, tive um Crush no Apolo e me encantei com a Lana.

É isso, leiam!

Paloma 11/01/2023

Apaixonante e delicado
A adolescência vem acompanhada com várias mudanças e em muitos momentos existe a dificuldade em lidar com coisas novas, daí o estereótipo de "rebelde/inconsequente" que não concordo e que, no caso desse livro, não ocorre. A Amora é uma jovem com questões familiares desfavoráveis e que, dentro de seu universo limitado (financeiramente e também por possuir pouco suporte) tenta se adequar à uma nova realidade e aos poucos conquistar sua independência. Toda essa situação gera conflitos internos que me trouxe muita reflexão à respeito de empatia, humildade e também sobre autoconhecimento.

Esse livro faz jus ao título quando trata de assuntos importantes de uma forma muito delicada e reconfortante. Eu amei e recomendo, inclusive se você assim como eu, perdeu o hábito da leitura nos últimos anos, a leveza desse livro me fez ter mais ânimo para voltar à esse universo!

Debora.Ciampi 06/09/2022

Um livro para se fazer pousada
A escrita da Ester é maravilhosa!
Ela faz reflexões um tanto poéticas que, ao invés de serem enfadonhas (como quase todas são para mim, que não curto tanto reflexões assim kk), são cativantes e quase sempre sagazes.
A construção de personagens ficou muito boa! A interação entre os personagens é sensacional, a profundidade que ela deu aos personagens é riquíssima e os diálogos ficaram incríveis!
A história se desenvolve com muita naturalidade e nos intriga.
A gente sente agonia com alguns rumos que o enredo toma (principalmente no começo!!!!), mas ficamos aliviados conforme as coisas vão se ajeitando.
Guto aparece e conquista nosso coração.
Também amei a experiência metalinguística de ler um livro com personagens que escrevem. Foi muito legal ver o processo de composição deles e como isso os uniu.
Esse é aquele tipo de livro em que fazemos pousada, que sentimos vontade de retornar de tempos em tempos.
É uma leitura leve, divertida, fluida, recomendada a todos que gostem de experiências que acalentam o coração.

Cams 03/09/2022

Se fosse possível avaliar com 100 estrelas ainda seria pouco
Quando perguntei minha amiga sobre um livro para ler e ela me falou dele, eu não botei muita fé pois estava de ressaca literária fazia 2 meses, nenhum livro me interessava, quando lia algo, era uma leitura arrastada.
Letras de seda está no meu top 3 de favoritos do ano!
Esse livro me tocou de uma forma impressionante, nunca tinha me sentido assim com algum livro.
Ver a história dos personagens e poder me ver neles foi o que fez essa leitura ser tão especial!

Waleska2 24/07/2022

Livro lindo
Esse livro é tão lindo, suave, tranquilo, emocionante e com muita reflexão, pelo menos pra mim mãe de uma menina da idade da Amora, quanta coisa despertou, gostei muito e recomendo a leitura.
Uma leitura tranquila pra adolescente.

Julia Barrow 17/07/2022

Real
Magnífico.
Esplêndido.
Inspirador.

Aos olhos de alguns, LDS pode ser somente um romance clichê com uma leitura fácil e fluída. E, de fato, ele é.
Mas além disso, esse livro é real. Acho que é a palavra que melhor o descreve. Os personagens poderiam ser meus melhores amigos, os conflitos da protagonista poderiam ser os mesmos de muitos jovens, os sonhos e anseios da Amora poderiam ser os meus.
É incrível a forma como a Ester consegue nos colocar dentro da história, nos fazer viver tudo aquilo como se fosse parte da gente.
Enfim, LDS é um livro que vou levar pra sempre comigo. Leiam! ?

tainara 09/07/2022

?? AMBIENTADO NO BRASIL
Letras de Seda é um romance que se passa aqui no nosso Brasilzão. A protagonista Amora é natural do Rio de Janeiro e se muda para morar em São Paulo com a tia.

????? DRAMA FAMILIAR BEM DESENVOLVIDO
Não é só de romance que se vive né? Letras de Seda explora bastante a temática familiar com separações, alcoolismo, abandono, traumas... Tudo tratado de uma forma muito sensível e delicada!

? ENSINO MÉDIO BRASILEIRO DE VERDADE
Eu adorei que aqui o verdadeiro ensino médio do Brasil é respeitado! Muitas cenas se passam no IFSP (instituto federal), e algumas cenas se passam dentro de sala. É realmente muito parecido, eu me senti voltando a minha época de ensino médio, com toda a loucura do terceirão, de formatura e vestibular.

?? ROMANCE DE ESQUENTAR O CORAÇÃO
Amora é gente como a gente. Se apaixona, quebra a cara, se ilude, erra. Mas o romance aqui é tratado de forma muito leve e verdadeira. É tão gostoso acompanhar esse desenvolvimento... É tão natural que quando você menos espera tá lá torcendo pelo casalzão.

? COADJUVANTES BEM DESENVOLVIDOS
Eu adorei a atenção que a autora deu para os personagens secundários na trama. Todos, absolutamente todos tem sua importância e tem personalidades bem desenvolvidas. Desde as crianças primas da protagonistas, até os amigos da escola e a família dela. São bem estruturados e tem um propósito dentro do enredo. Criei um carinho enorme por todos eles.

LuaTeresa 01/07/2022

É um livro profundo com personagens reais, aborda questões e problemas que são reais.
Me identifiquei com a personagem principal em alguns aspectos e outros gostaria que eu fosse como ela. Ela é bem humana. A autora faz com que a gente se identificasse com ela e também com os outros personagens.
Também tem o romance que deixa no final do livro com um quentinho no coração.
Parabéns pelo livro, autora!