Prodígio

Prodígio Leonardo Vicente Di Sessa

Resenhas - Prodígio

Paulo 17/10/2022

Uma bela homenagem ao maior Parceiro-Mirim dos quadrinhos
O Batman é um personagem da ficção que se tornou um fenômeno cultural, seja nos quadrinhos, cinema, animações, games e tantos outros produtos o herói é conhecido mundialmente. O vigilante de Gotham é tão popular e famoso que hoje é o título que mais vende em sua casa editorial, e é um sucesso comercial tanto entre crianças e adultos. Observando esse cenário e a concepção que temos hoje do protagonista, é difícil imaginar que nem sempre ele foi assim, pois bem no começo de suas histórias, o Morcegão era soturno, usava armas de fogo e matava seus inimigos, imagem bem diferente do que conhecemos hoje. Com o intuito de deixar o personagem mais leve e acrescentar mais cores as suas histórias criaram um parceiro para ajuda-lo, assim surgiu o Robin. Segundo o livro, o que levou a concepção do Menino-Prodígio foi que um dos criadores do Batman se incomodava com a ideia de ele não ter ninguém com quem conversar durante suas tramas, o comparando a Sherlock Holmes ele precisa de um Watson, fora que isso também ajudaria os leitores a se identificar e criar uma ligação mais forte com o herói. Então, isso convergiu para a criação do maior parceiro-mirim dos quadrinhos (ou no original, Sidekick).

Criado em 1940, o sidekick completou 82 anos em 2022, e para celebra o octogésimo aniversario desse ícone da cultura pop a editora Skipt lançou um livro reportagem celebrando o evento. A obra é um trabalho jornalístico focado na evolução do personagem até os dias de hoje. Uma informação importante para ambientar o leitor nesse trabalho é que antes ele precisa entender que o Robin não é uma pessoa, mais uma identidade de super herói, com isso no decorrer dos anos várias pessoas usaram o seu manto ao lado Batman. O autor fala sobre cada uma dessas personalidades, entretanto se levarmos ao pé da letra, quem faz oitenta anos mesmo é o primeiro Robin, o Dick Grayson. Logo, é dado mais ênfase a ele, onde nos é presentando uma retrospectiva, explorado suas origens, principais histórias, reformulações e aparições em outros meios fora dos quadrinhos. O autor Leonardo Vicente organizou um material muito bem escrito e ricamente ilustrado. Tudo o que você precisa saber sobre o Robin está aqui, de forma simples e objetiva, como um grande fã do universo DC Comics que sou, foi um deleite ler esse livro, além de me divertir muito eu aprendi muitas coisas novas.

Os únicos pontos negativos que eu achei sobre essa obra foram:
1. A capa: eu sei que ela remete as origens do personagem, mas pra mim esteticamente ela é feia, na minha opinião os editores deveriam ter escolhido uma ilustração melhor que mostrasse de maneira mais explicita do que o livro se trata. Porque olhando por cima se não tivesse o subtítulo indicando o assunto, pra mim nem parece que ele fala sobre o Robin.
2. A edição: Prodígio, faz parte de uma serie, onde ele é o quarto volume de uma coleção. Os outros três títulos anteriores tem a qualidade do papel melhor e também tem o nome dos apoiadores que ajudaram a publicar o projeto no final do livro, esse exemplar não tem nenhum nem o outro.
3. Carrie Kelley: O autor omite e não escreve nada sobre essa Robin, eu sei que ela faz parte de um universo do Batman que não é canônico, mas acredito que pelo grau de importância que foi “O cavaleiro das Trevas” do Frank Miller e por esse livro se propor falar sobre os oitenta anos do personagem, na minha opinião era pra ter pelo menos uma menção sobre ela.

Em suma, apesar desses problemas que apontei o livro é muito bom, ao meu ver ele é uma ótima homenagem ao maior parceiro-mirim dos quadrinhos, além de nos apresenta informações muito interessantes sobre o personagem. Ele é um prato cheio para quem gosta de quadrinhos e é fã do Homem-Morcego, super recomendo.